Divulgada lista de homenageados no Dia do Muriaeense 2019

Guia Muriaé no WhatsApp

O evento solene, que abre as comemorações do Dia do Muriaeense, acontece no noite do dia 05 de setembro, a partir das 19h, no anfiteatro da UNIFAMINAS.

Serão 36 agraciados ao todo, 16 que receberão título de Honra ao Mérito (pela excelência de serviços ou ações prestadas aos município), 18 receberão título de Cidadania Honorária (por não ser muriaeense de nascimento, mas por se destacar no município contribuindo para seu desenvolvimento, tornando integrante destacável desta comunidade), um receberá o Mérito Legislativo (ex-vereador que tenha contribuído de forma significativa para com a cidade) e, também, um receberá a Comenda Martins da Costa (título mais importante a ser concedido, que possui o nome do juiz que muito lutou para que Muriaé se tornasse cidade, outorgado a uma pessoa que possui grandioso destaque no município, contribuindo significativamente em prol da comunidade).

Confira a relação dos homenageados, incluindo a biografia de cada um:

Indicado à Comenda Martins da Costa (pela presidência da Câmara)

Lauro Cordeiro Barbosa

Filho de José Cordeiro Barbosa e Izair Barros Barbosa, nasceu em 14 de março de 1954 em Mirai. Casado com Gertrudes Henrique Corrêa Barbosa é formado como Técnico de Contabilidade pela Escola São Paulo, em Administração Burocrática e Técnica de Secretariado pela igreja do Evangelho Quadrangular de Belo Horizonte e Teologia pela Igreja do Evangelho Quadrangular de São Paulo. Cursa Licenciamento em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Funcionário Municipal desde 1979, está lotado no Tiro de Guerra, como Assistente Administrativo desde 1980. Membro da Igreja do Evangelho Quadrangular desde 1968, ano de sua fundação em Muriaé, hoje é pastor e pela eficiência com que desempenha suas atividades profissionais e a grandiosidade de seu trabalho religioso já recebeu diversas condecorações como Título de Cidadania Muriaeense, Medalha José Alencar, Diploma Amigo da 4ª Região Militar, Medalha Sangue de Heróis, Medalha Marechal Zenóbio da Costa, Medalha do Pacificador, Diploma de Colaborador Emérito do Exército, Diploma de Autoridade Eclesiástico e o Certificado de Ordenação de Ministro da Igreja do Evangelho Quadrangular de Belo Horizonte. Um exemplo de doação a causa pública e religiosa em Muriaé.

Indicado ao Título de Mérito Legislativo (pela presidência da Câmara)

Reinaldo Dornelas

Filho de João Miguel Dornelas e Maria Andrade Dornelas, nasceu em 05 de maio de 1944, em Muriaé. Trabalhou desde cedo na olaria da família e em várias casas comerciais. Formou-se em Técnico em Contabilidade na Escola São Paulo e foi funcionário do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais. Casou em 1969 com Márcia Olivier Ferreira Dornelas, a Lolô, com quem teve seus quatro filhos (Denise, Bettysa, Cristiane e Moisés) e cinco netos (João Antônio, Alice, Bernardo, Gabriel e Luiza). Foi comerciante e um dos proprietários responsáveis pela implantação da infraestrutura de loteamentos que correspondem a grande parte do Dornelas. Atuou também no ramo do entretenimento, tendo sido proprietário do Castelinho Danceteria, empresário e um dos criadores da Bandahia, um dos fundadores e coordenadores da Banda Marcial Dornelas e um dos fundadores e coordenadores de várias Escolas de Samba, como a “Unidos dos Dornelas”, “Unidos da Vila”, bem como de diversos Blocos Carnavalescos. Além disso, promove desde a década de 1980 festivais da Música Estudantil. Iniciou na Administração Municipal em 1974, como Chefe da Divisão de Serviços Urbanos, tendo, acompanhado a implantação da Infraestrutura do Planalto, do Parque Marliere (Hoje Horto Florestal e Parque de Exposições), além de grande parte do calçamento dos bairros Santa Terezinha, Aeroporto e Dornelas. Elegeu-se vereador em 1976, exercendo desde então, cinco mandatos e três suplências, tendo presidido a Câmara por dois anos. Junto a outros quatro proprietários da região, construiu com recursos próprios a ponte de acesso ao Napoleão. Atuante, próximo ao povo, Reinaldo é grande merecedor do título Mérito Legislativo.

Indicados do vereador Ademar Camerino

Dalva Maria de Figueiredo Carmo (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em Santo Antônio do Glória, distrito de Vieiras, em 16 de abril de 1957. Filha de Afonso Belinato Figueiredo e de Orita Pereira de Figueiredo, é casada com Niécio Antônio Carvalho do Carmo e tem dois filhos: Vítor e Vitória. Vive em Muriaé desde 1972, quando veio estudar como interna no Colégio Santa Marcelina. Depois, estudou no Colégio São Paulo e no Centro Cenecista Educacional de Muriaé, onde concluiu o ensino médio. Chegou a cursar Filosofia na Faculdade Santa Marcelina, porém, não concluiu. Começou a trabalhar aos 23 anos, na Cooperativa dos Produtores de Leite de Muriaé (Cooproleite), tendo permanecido por 16 anos como escriturária até seu o fechamento. Trabalhou como Supervisora de Vendas do Consórcio Nacional Líder, entre 2000 e 2006 e, em fevereiro de 2006, foi convidada pelo então candidato a Deputado Estadual, Bráulio Braz, para trabalhar em sua campanha. Após eleito, continuou junto ao parlamentar, exercendo a função de assessora, na qual permanece até a atualidade. É filiada ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e possui uma história de vida direcionada ao apego ao trabalho e dedicação a suas funções. Focada na excelência e nos resultados, desempenha um papel de destaque no atendimento ao público de toda Minas Gerais.

Maicon Bruno de Oliveira (Título de Honra ao Mérito)

Conhecido como Maicon da Cadeira, nasceu em 31 de dezembro de 1986 no Planalto, mas passou boa parte de sua vida no José Cirilo. Assim como seu irmão, Carlos Augusto, nasceu com Distrofia Muscular Progressiva. O que não tinha se revelado em seu nascimento é que junto com essa doença, tinha nascido também os genes da coragem, resiliência e determinação. E é justamente por meio desses genes que fez com que a cadeira de rodas se tornasse tão somente aquilo que é: um meio de locomoção. Inconformado com as questões mais plurais da sociedade, em especial, os problemas que afligem a pessoa com deficiência, iniciou a sua luta bem cedo em prol da coletividade. Por meio de seus posicionamentos, do exercício da sua liderança, ministrando aulas artísticas de pintura, tornou-se um exemplo de superação. Formou na Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores, onde foi co-fundador e líder do Grêmio Estudantil. Após reconhecer que sua vida seria um sacerdócio ao serviço da sociedade, aceitou o desafio de candidatar-se à vereador. Na primeira eleição, teve significativa votação, mas não se elegeu e, na segunda, dobrou seus votos, tornando-se primeiro suplente. Fundador da Associação dos Surdos de Muriaé, dedica-se a luta por acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência.

Indicados do vereador Carlos Delfim

José Rodolfo Moraes Carneiro (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em 22 de abril de 1985, em Leopoldina, mas foi criado em Laranjal. Filho de José Joaquim Carneiro e Juraci Moraes Carneiro, é pai de Ana Clara e Davi. Tem formação em Direito, pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, com MBA em Liderança e Coaching em Gestão de Pessoas. Atua como professor Universitário e Oficial Tabelião do Registro Civil e Notas de Bom Jesus da Cachoeira. Membro da Associação e Editora Católica Javé Rafá, redige uma coluna para o periódico Jornal Evangelize. Sempre atuante, foi um dos fundadores do Movimento Católico Geração Inflamável e aos 18 anos assumiu como 1º Presidente do Conselho Tutelar de Laranjal, onde também atuou na secretária Estadual de Educação. Em 2008, mudou – se para Bom Jesus, onde já fez parte do Conselho Comunitário do distrito. Após 2008, prestou serviços como Escrivão Ad Hoc para a Delegacia de Polícia Civil da Regional de Muriaé e trabalhou como Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Muriaé. Envolvido com atividades sociais dentro da Igreja Católica é pregador da palavra de Deus. Palestrante motivacional e educacional, atua em diversas áreas contribuindo para a formação humana, educacional e profissional em Muriaé.

Leonardo Morreale Diniz Portela – Leo Portela (Título de Cidadania Honorária)

Deputado Estadual, reeleito na Assembleia Legislativa de Minas foi, nesta 18ª Legislatura, vice-líder do Bloco Minas Melhor e integrou a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas. No primeiro mandato, foi eleito com mais de 54 mil votos, sendo o mais votado do PR em 2014. Advogado, mestre em Direito, é professor de Direito Constitucional na Faculdade Batista de Minas Gerais. Autor do projeto de lei Escola sem Partido em Minas, defende bandeiras como a segurança pública, as famílias e os valores cristãos. Na vida pública, ocupou vários cargos no Governo de Minas, começando como vice-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) e, posteriormente, foi subsecretário de Estado da Casa Civil. No governo federal, foi membro da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e do Grupo de Trabalho do Fundo de Amparo ao Trabalhador, ambos no Ministério do Trabalho e Emprego, por indicação da Confederação Nacional do Transporte, onde foi assessor governamental. Filho do deputado federal Lincoln Portela e da vereadora de BH Marilda Portela, é casado, pai de um filho e pastor auxiliar do pastor, Jorge Linhares, presidente do Conselho de Pastores de Minas Gerais e da Igreja Batista Getsêmani.

Indicados do vereador Celsinho

Ganecy Barbosa de Oliveira (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em Muriaé, em 31 de dezembro de 1966. Filho de Terezinha Maria Barbosa e Joaquim Barbosa de Oliveira, possui curso técnico em contabilidade pela Escola São Paulo e bacharelado em Ciências Contábeis pela FACHA, de Itaperuna. Foi funcionário do Banco do Brasil de 1982 a 1995, tendo se afastado pelo plano de demissão voluntária do governo de Fernando Henrique Cardoso. Mudou para a zona rural de Rosário da Limeira, onde hoje ainda reside. Em 2004, foi pioneiro na criação de gado melore em Rosário da Limeira, investindo atualmente na criação de melhore registrado. Casado com Ione dos Reis Leal Barbosa, é pai de David e Debora. Seus filhos, que muito o orgulham, já estão profissionalmente encaminhados, sendo que Davi é zootecnista da Frical Alimentos, em Caratinga; e Débora é engenheira civil atuando atualmente na Prefeitura de Rosário da Limeira. Membro da Igreja Metodista do Brasil desde 1978, atualmente frequente com toda sua família a Igreja Metodista do distrito de Vermelho, onde se mostra participativo e envolvido às ações sociais desenvolvidas por esta congregação.

Jailton Jose Godinho Batista (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em 13 de novembro de 1964 em Cataguases. Filho de Manoelino Batista e Maria Aparecida Godinho Batista, é casado com Ana Maria, pai de Abraão e Suelen e avô de Lucas. Ainda pequeno, foi com a família pra São Paulo, onde estudou e começou a trabalhar aos 7 anos, tendo seu primeiro registro em carteira aos 13 anos. Em 1978, voltou à Cataguases para cursar Ajustagem Mecânica no Senai. Em 1981, em São Paulo, trabalhou como ajustador mecânico na Brobras – Ferramentas Pneumáticas, mas em 1984 sofreu um assalto que quase lhe tirara a vida e retornou ao interior em busca de segurança. Morou em Cataguases e Ubá, trabalhando como ajustador mecânico, vendedor, gerente de vendas de varejo, entre outras. Batizou na Assembleia de Deus Ministério de Madureira, tornando-se em 2003 pastor pela CONAMAB. Em 2004, mudou para Muriaé e fundou a Assembleia de Deus Ministério União Pentecostal. Nela, criou grupo de Jovens, adolescentes, crianças, mulheres, Escola e Banda de Música “União Pentecostal”, assistência social e o programa de rádio “Conquistando vidas para Cristo”. Bacharelou em teologia e, em parceria, com o CETADEB, implantou o Núcleo Formação Teológica Básico e Médio em Ciências Teológicas. Hoje é o pastor presidente da congregação que criou.

Indicados do presidente da Câmara vereador David Lacerda

Eduardo Goulart Gomes (Título de Honra ao Mérito)

Muriaeense, pai de Enzo, é casado com Luciana Furtado Goulart Gomes. Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/Minas, possui pós-graduação com MBA em Administração Acadêmica & Universitária pelas Faculdades Integradas Pedro Leopoldo e em Auditoria e Contabilidade Gerencial e Financeira pela Faminas. Atuando desde a concepção e fundação até os dias atuais como Pró-reitor de Administração do Centro Universitário Unifaminas, também é procurador, gerente administrativo e financeiro da mantenedora Lael Varella Educação e Cultura e gerente Administrativo e Financeiro da Faminas Belo Horizonte. Atua ainda como presidente da Comissão do Prouni e foi presidente do Conselho da Fundação Cristiano Varella de 2015 a 2018. Além disso, congrega as seguintes atividades: gestão administrativa e financeira, recursos humanos, projetos sociais, atividades de extensão de cultura, esporte e lazer em Muriaé e Belo Horizonte. Um grande exemplo de gerenciamento de sucesso na educação de nível superior em nossa região.

Joel da Silva Cathoud (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em 18 de dezembro de 1965, em Cataguases, sendo filho de Irani Silva Cathoud e Joel Neto Cathoud. Em sua cidade natal, no ano de 1984, começou a trabalhar como Bancário no Banco do Bradesco e no ano seguinte deu início ao 2º Grau na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto. Dois anos depois deixou seu cargo no Banco e mudou-se para Muriaé, para dar início à Premoldados União Ltda., juntamente com seu sogro Walter Fonseca de Almeida, transferindo-se para a Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria, onde, no ano de 1988, concluiu o 2º Grau e formou-se como Técnico em Contabilidade. No dia 5 de Novembro de 1988, casou-se com Helen Carvalho Almeida. Com mais de 30 anos de união, são pais de Gabriel, 27 anos, Raquel, 23 anos e Renata, 18 anos. Em 1993 a Premoldados União Ltda passou a se chamar Premoldados Muriaé Ltda. Uma das maiores gratificações de todos esses anos atuando como Empresário é de poder gerar empregos, ajudando os colaboradores e familiares em suas necessidades. No ano de 1994, Joel foi ordenado Pastor pela Igreja Cristã Maranata, onde participa da realização de trabalhos sociais e atividades relacionadas à comunidade. Como Pastor, seu principal objetivo é anunciar o Evangelho, tendo como foco a volta do Senhor Jesus!

Indicados do vereador Devail

Caio Augusto Carvalho (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em 07 de dezembro de 1979 em Guarulhos, São Paulo. Filho de Sérgio Carvalho e Marlene Aparecida Carvalho, é casado com Thais Flores Carvalho e pai de Pedro, Gabriel e Maria Luiza. Médico, formado na Universidade Gama Filho, especializado em Cardiologia e Hemodinâmica pela Beneficência Portuguesa, em São Paulo, veio para Muriaé em 2010. Trabalha no Prontocor, no atendimento de urgência e emergência, possuindo participação fundamental na implementação de novas tecnologias e procedimentos inovadores. Realizou a primeira cirurgia de implante de válvulas no coração da região, de forma minimamente invasiva, sem a necessidade de corte, oferecendo menos riscos e recuperação mais rápida aos enfermos. Ganhou projeção pela dedicação a seus pacientes, ofertando não só seus serviços altamente atualizados, mas um envolvimento maior e mais interativo durante o tratamento. Este ano, inaugurou a Prevent Cor; uma clínica com equipamentos de última geração, que possui como diferencial um novo conceito de atendimento ambulatorial mais individualizado, com um acompanhamento mais humano aos pacientes. Um atendimento a exemplo do que é praticado por este profissional, que enxerga em cada paciente um ser humano carente, não só de cuidados médicos, mas, principalmente de atenção e respeito.

Valdete da Rocha Secco (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em Muriaé, em 21 de outubro de 1971. Filha de Joaquina Rocha Secco (Mineira) e Manoel Secco Filho (Português), viveu toda sua vida no Sítio Boa Esperança – Estrada de Vermelho, onde aprendeu a conquistar o que quisesse com o esforço e honestidade. Começou a trabalhar aos sete anos em várias atividades no campo e sua mãe foi sua incentivadora na conquista de seus sonhos, através dos estudos. Formou em Contabilidade, Magistério, Educação Física e pós-graduou em Treinamento Desportivo. Hoje, cursa Design Gráfico. Apaixonada por esportes, em 1992 começou a treinar capoeira no grupo Capoeira D’Tomé e, em 2018, teve sua Formação em Mestra de Capoeira. Foi voluntária dos jogos Pan Americanos, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, do Rio. Também fez curso teórico e prático de arbitragem pela Federação Mineira de Futebol e atuou em campeonatos em Muriaé e região. Em 2018, começou a praticar Tiro Desportivo. Trabalha na Câmara de Muriaé desde 2002, quando foi aprovada em concurso público. No dia 21 de junho deste ano, depois de lutarem juntos por 10 meses contra o câncer, perdeu seu esposo, companheiro de todos os momentos – Mestre Tiriba – com quem viveu por 27 anos. Forte e determinada, leva em frente o legado da Capoeira que os dois conquistaram juntos em Muriaé e região.

Indicados do vereador Evandro Cheroso

Diego Scalla Gonçalves Dutra (Título de Honra ao Mérito)

Natural de Muriaé, nasceu em 05 de abril de 1977. Filho de Joaquim Carlos Dutra e de Maria da Glória Lazzaroni Gonçalves Dutra, casou-se com Lorena Francine Pereira Dutra e tem duas lindas filhas Laura e Helena. Estudou nas Escolas Municipal Dr. Antônio Canêdo, Estadual Silveira Brum e São Paulo. Na Universidade Federal de Juiz de Fora, formou-se em Fisioterapia, pós-graduando-se em Traumatologia e Ortopedia. Trabalhou na Fundação Cristiano Varella, Prefeitura Municipal de Vieiras, coordenou o setor de fisioterapia do Nacional Atlético Clube e trabalha, desde 2005, como professor universitário na Unifaminas. É proprietário da Clínica Corpus Fisio e Pilates e perito Judicial na 1ª e 3ª Vara civil. Um profissional de saúde a serviço do bom atendimento e do ensino de sua profissão.

Sidnei Valadares (Título de Cidadania Honorária)

Natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, nasceu em 09 de Dezembro de 1966. Filho de Erondina Valadares, é casado há 32 anos com Maria Lídia de Oliveira Valadares. É pai de um casal de filhos, sendo eles; Jônatas de 26 anos, formado em arquitetura e Taís, de 22 anos, acadêmica de Biomedicina. Mudou-se para Muriaé há mais de 26 anos, sendo 25 deles dedicados a servir a população como funcionário do DEMSUR exercendo a nobre função de Gari. Com seu oficio, formou uma família estruturada, encaminhando seus filhos ao ensino superior e contribuindo através de seu carisma e do eficiente trabalho cotidiano para benefício de nossa cidade, fazendo jus ao reconhecimento de Cidadão Honorário Muriaeense.

Indicados da vereadora Helena Carvalho

Guilherme Flores Carvalho (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em Muriaé no ano de 1983. Filho do cardiologista e ex-prefeito de Muriaé Odilon Paiva Carvalho e da professora e advogada Genilda Flores Carvalho, é casado com a médica Beatriz Paiva Carvalho e pai de três filhos. Formado em medicina, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, em 2006, especializou-se em cardiologia, arritmia e marca-passo no período de 2006 a 2011 na Beneficência Portuguesa e Instituto do Coração, em São Paulo. Possui ainda especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e em estimulação cardíaca eletrônica implantável pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Membro do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, DECA, trabalho hoje no Prontocor e no Hospital São Paulo. Um jovem profissional que vem honrando e construindo junto com a família uma tradição de excelência no atendimento médico cardiológico em Muriaé e região.

Sonia Maria Vieira Martins (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em 28 de agosto de 1964 no distrito de Penha Longa, em Chiador. Filha de Joaquim Vieira Martins e Maria Madalena Viera Martins, veio morar em Muriaé na década de 1980. Antes de vir para o município, trabalhava como monitora do antigo Mobral em sua cidade natal. Possui curso normal de ensino médio pela Escola Estadual Olavo Tostas e pedagogia pela Faculdade Santa Marcelina. Possui também formação em Supervisão Escolar e pós-graduação em psicopedagogia. Começou a trabalhar como professora de educação infantil na rede municipal em 1992, tendo sido diretora, dentre 1992 a 1996, da Escola Municipal Coraçãozinho de Criança na Barra. Após deixar a direção, voltou para sala de aula em escola municipal do bairro São Pedro. Na rede municipal também trabalhou como supervisora escolar na Escola Municipal Esmeralda Vianna, no Inconfidência, e na Gente Miúda. De grande atuação política, principalmente no bairro onde mora, o São Pedro, já foi candidata a vereadora e tem como principal bandeira a defesa da educação de qualidade na rede pública municipal. Aposentada, possui três filhos e quatro netos.

Indicados do vereador Ivanir do Gaspar

Marco Antônio da Silva (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em 13 de junho de 1973 na cidade de Muriaé. Filho de Sebastião José da Silva e Maria das Graças Moreira Silva, é casado com Renata Duarte de Souza e Silva, com quem tem duas filhas: Rebeca e Raquel. Estudou até o 6º ano do ensino fundamental. Iniciou a vida profissional aos 13 treze anos de idade na oficina Mecânica do Gláucio Penna no bairro João XXIII, onde trabalhou por quinze anos, até poder montar sua própria Oficina Mecânica, que já tem 13 anos e que todos conhecem. Ela é chamada carinhosamente de Mecânica do Marquinho. Uma pessoa conhecida por todos por sua honestidade, dedicação, parceria, companheirismo e muita atenção para com todos clientes e amigos. Professa Fé Cristã Protestante, sendo membro, Diácono e Líder dos Jovens na Igreja Batista Memorial, em Muriaé. Uma pessoas que merece todo nosso respeito e essa significativa honraria.

Maria José Secco Belote (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em 21 de julho de 1952, no Distrito de Vermelho. Filha de Lianiro Secco e Isaura do Carmo Secco, casou-se aos 22 anos com Jorge Belote, passando a residir no Bairro Gaspar desde de 1975. Mãe de Jorge Luiz e Simone Cristina, é avó de Davi. Trabalhou no Grupo Botelho por 18 anos como auxiliar de serviços gerais e três anos no Horti Barra. Junto de Monsenhor Muniz, Pároco da Igreja Católica, dona Aparecida e parceiros fundaram a Associação dos Trabalhadores e Coletadores de Materiais Recicláveis de Muriaé, a ASCAMAREM. Desde então, há 9 anos está ativamente a frente das atividades na associação. No início, trabalhava como funcionária e há 4 anos está como voluntária. Passa seus dias recebendo material, prensando e pesando. Honesta, dedicada, amorosa, conhecida como mãe dos catadores, zela pela saúde e cuidado para com todos. Contribui com a missão de ajudar a salvar o nosso planeta por meio da reciclagem. Uma pessoa que merece todo nosso reconhecimento e merece receber com louvor esta honraria.

Indicados do vereador Jair Abreu

Amir de Lacerda (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em Caratinga, no dia 10 de fevereiro de 1946. Filho de Olavo Antônio de Lacerda e Alice Benvinda de Lacerda, possui três irmãs: Maria de Lourdes, Terezinha e Luzia Áurea. Aos cinco anos de idade, mudou-se para Muriaé juntamente com seus familiares, onde em 1963 formou-se em Técnico em Contabilidade na Escola São Paulo. Casado com Maria Ângela Passon Lacerda, é pai de três filhos: Luiz Cláudio (médico), Carlos Henrique (contador) e Flávio Augusto (advogado). Cursou ainda as faculdades de Ciências Contábeis, em Caratinga, no ano de 1978, e Direito, no Instituto Vianna Júnior, em Juiz de Fora, no ano de 1984. Amir também atuou como professor em contabilidade na E. E. Prof. Orlando de Lima Faria, em Muriaé, entre os anos de 1984 e 1999. Com a sua simplicidade, conquistou um espaço nos corações dos muriaeenses, fazendo jus ao título de cidadania honorária que lhe é concedido neste ano de 2019.

Maria da Penha Roriz (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em São Francisco do Glória, no dia 13 de novembro de 1927. Filha de João Roriz e Francisca Costa Roriz, casou-se com Nascimento Ferreira Sobrinho, com quem teve sete filhos: Maria José, Maria Luiza, Maria Aparecida, Márcia, João, Jaqueline e Mariângela; dos quais vieram ainda sete netos. Começou sua vida profissional como professora municipal na cidade de Carangola, sendo que mais tarde, mediante concurso público, ingressou na Coletoria Estadual de São Francisco do Glória, órgão subordinado à Secretaria de Estado de Fazenda, onde atuou por mais doze anos. Em 1967, mudou-se com sua família para Muriaé, buscando melhores condições e oportunidades para seus filhos, sendo transferida para a Coletoria desta cidade. Em 1974, em virtude de decreto governamental que extinguiu todas as Coletorias, passou a fazer parte dos quadros da Administração Fazendária de Muriaé, onde trabalhou dedicadamente até sua aposentadoria, fazendo jus ao título de cidadã honorária muriaeense que lhe é concedido nesse ano de 2019.

Indicados do vereador Sargento Joel

Robério de Oliveira Torres (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em 22 de agosto de 1962, em Muriaé. Filho de Agripino Torres e Bárbara de Oliveira Torres, possui outros 11 irmãos. Formou-se em julho de 1986 como Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trabalhou na Fundação Rural Mineira (Ruralminas) e posteriormente na EMATER/Minas Gerais, onde atua até hoje, como extensionista agropecuário atendendo os agricultores familiares e suas organizações. No campo religioso auxilia as atividades do Grupo da Fraternidade Espirita Kaja Krisna, onde, como médium, já psicografou e lançou oito livros. É suplente de coordenação da OSCAL (Organização Social Cristã Espirita André Luiz), instituição de abrangência nacional que organiza os Grupos de Fraternidade Espirita. Com grande atuação no campo agropecuário e religioso, tornou-se uma referência em Muriaé que merece esta honrosa homenagem do Município em comemoração ao Dia do Muriaeense.

Ronaldo Pereira de Moraes (Título de Honra ao Mérito)

Muriaeense, de 46 anos, 2º Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, é filho de Sylvio de Moraes e Juracy Vilela de Moraes, e pai de dois filhos; Lucas e Júlia. Após trabalhar por cerca de 15 anos no setor de vidraçaria/serralheria, ingressou na PMMG no ano de 2002 no Curso Técnico em Segurança Pública, no 2º BPM em Juiz de Fora, onde serviu até o ano de 2004. Neste ano, foi movimentado para a cidade de São João Nepomuceno. Em 2005, ingressou no Curso de Formação de Sargentos na Academia de Polícia Militar em Belo Horizonte, passando a servir na cidade de Nova Lima até o ano de 2007, quando foi transferido para Muriaé, exercendo na época suas atividades na sede da SEPTUAGÉSIMA SEXTA Companhia. Atualmente, encontra-se lotado na Seção Administrativa do QUADRAGÉSIMO SÉTIMO BPM, atuando como auxiliar de Ensino e Treinamento. Graduando no curso Tecnólogo em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense, possui ainda os cursos técnico em Contabilidade; atualização em Segurança Pública e Professor Multiplicador de Direitos Humanos. Um servidor da segurança pública de nosso Estado sempre empenhado em aprender e se desenvolver cada dia mais em seu ofício.

Indicados do vereador Dr. José Carlos

Franciane Silva Duarte Venancio (Título de Cidadania Honorária)

Casada há quinze anos com o agente sócio educativo e Técnico em Eletrônica Alex Martins Venancio, aos 38 anos é mãe do Nicolas, e da Lorena, Adotou Muriaé como cidade do coração, desde que escolheu a cidade para trabalhar. Natural de Juiz de Fora, formou-se em História pelo CES-JF e cursou pós graduação em História da África para as relações étnico raciais, na UFJF. Funcionária pública, atua, hoje em dia, como policial civil do estado de Minas Gerais e professora regente de aulas de História do estado do Rio de Janeiro (lotada da Escola Estadual Nicolao Bastos Filho). Como escrivã de Polícia Civil desde 2012, lotada na Delegacia Especializada de atendimento à Mulher de Muriaé, no bairro Safira, atua em defesa da mulher vítima de violência doméstica. Palestrante da temática, é árdua defensora da instalação da Casa da Mulher em Muriaé, local de acolhimento da mulher vítima de violência.

Natalia Santos Magalhães (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em 21 de dezembro de 1979. Formou-se em 2003 pela Faculdade de Direito de Campos e em 2007 foi aprovada no concurso para Delegada de Polícia Civil de Minas Gerais. Especializada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damasio de Jesus, possui cursa de atualização em direito ambiental pela Rede Senasp e curso de Operações e Manutenção da paz e policiamento internacional pela Rede Senasp. Designada para a Regional de Caratinga onde titularizou a Delegacia de Defraudações por 1 ano, em abril de 2009 foi transferida para a Regional de Muriaé e desde então está a frente da Delegacia de Mulheres, onde vem realizando um trabalho destacável no combate a violência contra mulher na região, atuando na defesa da cidadania, dignidade e proteção à mulher muriaeense.

Indicados do vereador Prof. Júlio Simbra

Jorge Luiz Braga da Costa (Título de Honra ao Mérito)

Conhecido por todos como “Maizena”, nasceu em Muriaé aos 23de abril de 1971. Naquele ano, sua família morava na zona rural de Miradouro e aos 4 anos de idade mudou-se para Muriaé. Anos depois seu pai Manoel Costa estabeleceu uma barbearia, e ali Jorge Luiz trabalhava engraxando sapatos. Aos 11 anos aprendeu a profissão de barbeiro com seu pai e aos domingos o acompanhava na plantação de arroz em sítios de amigos. Era sagrado, antes “de clarear”, sua mãe Deolinda já com o almoço pronto na cesta, Jorge Luiz, seu pai, sua irmã Cecília e seu primo Jorge “Varrido” já estavam na “lida”. Num desses domingos, voltando a pé para casa, um carro desgovernado passa entre as três crianças e atropela seu pai, tristemente tirando-lhe a vida na hora! Aos 14 anos, Jorge Luiz fechou a barbearia e iniciou como auxiliar de mecânica na Oficina de seu primo “Zé Pedro”. Anos depois, casou-se com Cristina e mais tarde associou-se ao seu primo Jorge “Varrido” e abriram a Oficina Mecânica ‘VASMÁ”, hoje com 19 anos de existência. Curiosamente, “VASMÁ” é a união das sílabas iniciais dos apelidos dos sócios. Jorge Luiz é católico e membro do Lions Clube por 10 anos, do qual foi presidente por 2 anos, sempre envolvido nos projetos e ações sociais desta Organização Internacional. Deus presenteou a sua família com a filha Vitória e, hoje, já é vovô do Manoel, todos sempre gratos a Deus por tantas bençãos nestes 48 anos de vida!

Marcos Cartney Nunes Silveira (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em Juiz de fora em 03 de março de 1982. Casou-se com Danielle formando uma linda família com os filhos: Nicollas, Cristopher e Luana. Em fevereiro de 2009 ingressou na Polícia Militar/MG, mudando-se para Muriaé em outubro do mesmo ano. Marcos Cartney é faixa marrom de Karatê com vários títulos municipais e estaduais, tendo obtido destaque nacional como vice-campeão brasileiro em 2005. Em setembro de 2018, iniciou o Projeto de Ação Social “Shotokan Karatê-Dô de Muriaé” com o objetivo de ensinar a arte marcial, mas também para desenvolver valores e princípios que formarão o caráter dos jovens atletas, com foco social e sem fins lucrativos. Com o apoio de karatecas como o Professor Julio Simbra, Tiago Reis, Wanderson Dilly, Adrian, Sr. Maranhão, Flávio e Anderson Oliveira, a nova busca é pelo bem-estar dos jovens e suas famílias, substituindo os “vícios das ruas” pela “virtude da arte marcial”. Com o auxílio da Prefeitura Municipal de Muriaé, da Câmara Municipal e parcerias com comerciantes locais, os alunos do projeto têm obtido destaque em torneios fora de nossa cidade, além da promoção do 1º Campeonato sediado em Muriaé, em junho deste ano. Hoje, as aulas acontecem na E.E. Dr. Olavo Tostes, com o apoio de sua Diretoria. Marcos Cartney contribui para a sociedade Muriaeense utilizando seu esporte preferido como ferramenta de ascensão social, usando seus princípios para ensinar aos karatecas, mas também para formar cidadãos de respeito e cientes de que a violência nunca é a saída.

Indicados da vereadora Miriam Facchini

Zelitéia Lúcia Montezano Pacheco de Oliveira (Título de Cidadania Honorária)

Filha de Francisco Pacheco de Oliveira Júnior e Maria Rosa Montesano de Oliveira, nasceu em Miradouro, em 04 de agosto de 1956. Mudou com sua família para Muriaé em 1972, tendo trabalhado na loteria esportiva, Mercado Pioneiro e Telemig. Estudou na Escola Desembargador Alberto Luz e Escola Estadual Padre Alfredo Cobal, em Miradouro. Em Muriaé, estudou na Escola Estadual Orlando de Lima Farias, Colégio São Paulo e, em 1978, formou no Colégio Santa Marcelina, no magistério, começando a lecionar na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, em Belisário. Cursou Pedagogia e Supervisão Escolar na Faculdade Santa Marcelina e, até se aposentar passou por várias escolas em Muriaé e região, como a Escola Conego Américo Duarte, em Rosário da Limeira, Escola Estadual do Divisório, onde foi diretora, Escola Municipal Gilberto Tânus Braz e a Escola Estadual Desembargador Canedo, onde foi professora e diretora. Também atuou como a primeira mulher Comissária Voluntária de Menores da Comarca de Muriaé. Fez parte do Corpo de Jurados e trabalhou como presidente de mesa nas eleições. Casou e teve três filhos (Walter Francisco, Talita e Alessandro) e quatro netos. Hoje, aposentada, faz trabalhos sociais voluntários em bairros carentes da cidade.

Zilma Helena da Silva Bittencourt (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em 31 de agosto de 1958 em Muriaé. Filha de Nelsinha e Hélio Miranda, possui Bacharelada em Executiva na Faculdade Estácio de Sá. Em 1983, casou-se com João Bittencourt e teve três filhos, João Júnior, Gabriel e Sara, que são casados respectivamente, com Larissa, Flávia e Humberto. É avó de Helena, Antonela e Stella. A sua participação junto à sociedade muriaeense começou quando João experimentou a decisão por Cristo, o batismo na Casa de Oração. Sempre motivado a aprender mais da palavra de Deus, frequentava assiduamente as reuniões da igreja, onde lhe foi apresentado os compromissos que devemos ter para com Deus, a família e a sociedade. Com diversos tipos de causa à sua frente, querendo se sentir produtivo e útil, além de ser uma oportunidade de aperfeiçoar habilidades e ajudar os outros, optaram pelos Gideões que tem por objetivo principal a divulgação de evangelho de Cristo. Já conseguiram levar a mudança e qualidade de vida a muitas famílias, não tendo como especificar em números quantas ajudas para a realização de cirurgias, exames, distribuição de medicamentos, roupas, alimentos e distribuição de novos testamentos. É um trabalho contagiante, feito com coração cheio de compaixão, amor e compromisso.

Indicados do vereador Reginaldo Roriz

Diones Henrique de Castro (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu aos 4 de junho de 1983 e ainda criança veio para Muriaé, passando a morar no Aeroporto. Começou a trabalhar aos 12, vendendo picolé para ajudar nas despesas de casa. Quando completou 15 anos iniciou o trabalho de ajudante de açougueiro. Apesar do dia a dia agitado, uma paixão crescia junto com o adolescente: a dança. Ainda criança, participou de encenações em missas e, aos 17 anos, foi ajudado pelo Professor Christiano Nery que encantou-se com seu talento e conseguiu uma bolsa e um emprego pra ele na Academia Valéria Bruno. Revezava-se entre faxinas e aulas de dança. Aos 23 anos, fez um teste para o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e conseguiu uma bolsa de estudos integral! Formado, retornou a Muriaé e passou a trabalhar na Escola Municipal de Dança Jorge Barroca. Cursou Educação Física na UNIFAMINAS, especializou em Dança e Consciência Corporal, pela Estácio de Sá, no Rio, e em Ballet Clássico, método Vaganova, pela Escola de Dança Bolshoi Brasil, em Joinville. Trabalha no SESC/Muriaé, faz parte da Companhia de Dança Valéria Bruno, dá aulas no AABB Comunidade, possui uma academia de dança própria (Duo Studio de Dança) e ainda dedica seu tempo, voluntariamente, a transformar vidas por meio de aulas gratuitas para pessoas de todas as idades.

Paulo Emílio Dias (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu em 03 de outubro de 1948, em São Francisco do Glória. É o segundo filho do casal Liberty e Ana Maria. Mudou-se em definitivo para Muriaé em 1964, onde finalizou seus estudos. No ano de 1967 conseguiu um emprego na renomada malharia Galante, onde trabalhou por 16 anos. Casou-se em 1977 com Maria Aparecida e ao lado de sua esposa, com coragem e empreendedorismo fundou a Foquinha Boutique Infantil, em 1981, no recém-inaugurado Ed. Alice Goulart. Empresa pioneira no ramo, a Foquinha segue até hoje no mesmo endereço e expandiu para mais duas lojas, que fazem parte da infância de gerações em Muriaé e região. Teve três filhos: Paulinho (in memoriam), Lorena e Henrique, que lhes deram quatro netos: Paulo Henrique, Luna, Marcelinho e Bia. Aos 70 anos, segue diariamente à frente da empresa que criou fazendo parte da história dessa cidade como um exemplo de trabalho, empreendedorismo e amor pela vida.

Indicados do vereador Lelei

Lucas Monteiro de Oliveira (Título de Cidadania Honorária)

Nasceu no dia 1º de setembro de 1986, na Fazenda Lambari, no município de Miradouro. Filho de Wilson José de Oliveira e Nilda Gonçalves Oliveira, estudou o ensino médio na Escola Padre Alfredo Kobal também em Miradouro. Casou-se com Simone Cristina de Aredes Gomes e, desde então, escolheram o distrito de Belisário para viver. Religioso, atuante na Igreja Católica e no comércio, logo se destacou como um grande colaborador no distrito, onde participa há vários anos na organização da Cavalgada do Agricultor e de festividades da igreja. Neste ano, completou mais um ciclo da sua vida com a chegada da pequena Antonella. Lucas é muito querido e respeitado em Belisário e grande merecedor desta honraria outorgada pelos poderes legislativo e executivo de Muriaé.

Maria do Carmo Souza (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu no dia 11 de agosto de 1959 na região conhecida como Fazenda Babilônia no distrito de Belisário. Filha de Francisco Jesuíno de Souza e Ana Rosa de Jesus, residiu também na Fazenda Bom Sucesso. Casou-se com Joaquim Geraldo Filho com quem teve seus três filhos e hoje desfruta também da companhia dos netos. Conhecida como Carmem, entrou pro serviço público há alguns anos. Sempre muito dedicada e querida por todos, encerra em 2019, com nuito orgulho, sua carreira de auxiliar de limpeza de ruas, pelo Demsur, no distrito de Belisário, deixando um legado de dedicação, comprometimento e competência no cuidado e zelo para com sua cidade. Por isso, grande merecedora desta homenagem.

Indicados do vereador Ciso

Antônio José de Fretas (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em 16 de setembro de 1966 no bairro São Cristóvão. Filho adotivo de Onofre Valentim de Freitas e Maria da Glória Souza Freitas é casado com Vera Lúcia de Oliveira Vieira Freitas e pai de Matias, Jéssica e Andreza. Técnico em contabilidade, teve durante 11 anos uma tradicional barbearia no bairro São Cristóvão. Tornou-se evangélico e com muita dedicação e estudos alcançou o posto do pastor da Igreja Metodista Wesleana de seu bairro, atuando de forma incisiva não só na evangelização, mas no trabalho de assistência social aos menos favorecidos de sua comunidade. Sua Igreja congrega hoje 160 membros, mas os cultos dominicais chegam a reunir mais de 350 pessoas por finais de semana. Realiza também um grande trabalho em prol da recuperação de dependentes químicos, promovendo, por meio de células de trabalho, o acompanhamento e o abandono do vício daqueles que se encontram em situação de grande vulnerabilidade. Por isso, um nome a ser lembrado e condecorado nesta noite de homenagens.

Edson Vando Batista da Silva (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em 23 de janeiro de 1982, em Muriaé. Filho de Matuzalém Adão Batista e Joana D’arc da Silva Batista, é casado com Erenice José Pereira Silva e pai de Isaac. Servidor público do Demsur há mais de 20 anos, coordena hoje o serviço de Limpeza Urbana no município de Muriaé. Trabalhador dedicado, que realiza uma trajetória brilhante de eficiência e dedicação na área pública, o que vem lhe proporcionando posições de destaque no órgão responsável pelo saneamento urbano de nosso município. Mas seu destaque maior se encontra na área esportiva. Edson Silva, como é conhecido internacionalmente, é atleta da Capoeira e do Muaythai, e representando Muriaé em diversas competições, vem conquistando vários títulos, inclusive, já vem alcançando postos mais altos, tendo representando o Brasil numa grande competição de lutas realizada na Tailândia. Sempre envolvido em projetos sociais, atua também como treinador preparando novos atletas muriaeenses para competir representando o município em várias cidades como aconteceu recentemente em Leopoldina, onde três jovens treinados por Edson sagraram-se vencedores. Um nome de projeção que merece destaque nesta noite de homenagens.

Indicados do prefeito Grego

Bernadete Tostes Dourado Teixeira (Título de Honra ao Mérito)

Nasceu em 05 de novembro de 1949, em Muriaé. É filha do ilustre advogado Hélio Abelardo de Barros Tostes e de Laura Silva Tostes. Cresceu na cidade de Muriaé, onde estudou no Colégio Santa Marcelina, com formação em “Normal Magistério” no Colégio Sacre Coeur de Marie, na cidade de Ubá. Graduou-se em “Filosofia” no ano de 1971, na Faculdade Santa Marcelina. Em 1972, casou-se com o médico Fernando Franklin Dourado Teixeira, com quem teve dois filhos; Ricardo e Gustavo, hoje, também, médicos. É avó de sete netos que dão grande alegria a sua vida. Trabalha na Clínica Radiológica Santa Lúcia, desde sua fundação, onde exerce a função de administradora, com zelo e presteza. Um nome de destaque em Muriaé, grande merecedora desta honraria.

Cleber Roberval Salvador Oliveira (Título de Cidadania Honorária)

Natural de Caldas, Sul de Minas, é formado em turismo, pela PUC-Minas com mestrado em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida pela UNIFAE, de São Paulo. Desde 2008, atua na Caixa e a partir de 2010 na área de Governo, como Coordenador da Gerência Executiva e Negocial de Governo, em Juiz de Fora. É responsável diretamente pelos contratos oriundos do Orçamento Geral da União, do PAC e demais programas de saneamento e infraestrutura do Governo Federal e da própria CAIXA, assegurando que os recursos financeiros possam gerar melhoria nas condições de vida da população. Em Muriaé, pode-se citar como exemplo os contratos da ETE, Complexo Santa Rita, ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, obras de pavimentação, infraestrutura esportiva e reforma de praças, dentre outras. Por isso, um nome que merece o reconhecimento do povo muriaeense nesta noite de condecoração e homenagens.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo