Emater em Muriaé divulga calendário de eventos da agricultura familiar e empresarial para 2013

Guia Muriaé no WhatsApp

Emater MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater MG) divulgou a programação de eventos da agricultura familiar para este ano, os conhecidos dias de campo. Em 2013, a novidade está em palestras e eventos voltados também para a agricultura empresarial.

Os encontros, como em todos os demais anos, serão conduzidos pelo engenheiro agrônomo, Francisco Ofeni Silva, Chiquinho. Os trabalhos começam em março, no Dia Mundial da Árvore (22), quando acontecerá a 3ª edição do Encontro de Produtores de Leite de Bom Jesus da Cachoeira. O evento acontecerá no parque de exposições daquele distrito.

Até agosto, os produtores rurais poderão participar de cursos sobre gado de leite, do programa Minas Sem Fome, de horticultura, fruticultura e manejo integrado de sub-bacia hidrográfica. Haverá também a segunda edição do Torneio Leiteiro de Curral da Agricultura Familiar, que será realizado em 12 propriedades diferentes. “Nós aproveitamos esse trabalho para realizar palestras, levar informações e também para confraternizar com os produtores”, destacou Ofeni.

De acordo com o engenheiro agrônomo, outro projeto que está em pauta é a visita a Ribeirão Preto (SP), na Agrishow, considerada a maior feira do agronegócio da América Latina. “Será uma missão técnica, pois é importante o produtor ver as mudanças tecnológicas e os novos equipamentos de outros Estados”, destacou Chiquinho. Essa viagem contará com o apoio do Condesc.

Florestas plantadas também será tema de um dos encontros, a ser realizado na Fazenda Santa Helena. “Esse evento será mais a nível de médios e grandes produtores, que têm muita terra e tiram uma parte dela para fazer reflorestamento”, explicou Ofeni.

Outro destaque em 2013 será o dia de campo sobre a cultura da seringueira. “Esta é uma cultura nova, mas que está gerando muita renda aos produtores”, enfatizou Chiquinho. Ofeni explicou que a cultura da árvore tem a possibilidade grande de atender também o pequeno produtor.

O encerramento acontecerá no dia 16 de agosto, no Teatro Zaccaria Marques, quando haverá premiações e entregas de certificados. “Vamos reunir o máximo de pessoas para esse fechamento. O principal objetivo de todos os nossos trabalhos é trazer novas tecnologias, informações, melhorar a atividade do produtor e contribuir para melhorar a rentabilidade dele na propriedade”, finalizou Francisco Ofeni.

Programação:

III Encontro de Produtores de Leite de Bom Jesus da Cachoeira
Data: 22/03
Horário: 18h
Local: Parque de exposições do distrito

Curso de Gado de Leite
Data: 05/04
Horário: de 8h às 17h
Local: Fazenda da Gameleira

Curso de Horticultura
Data: 12/04
Horário: de 8h às 17h
Local: Escola Estadual Padre Maximino Benassati (Premem), no bairro São Francisco

Curso de Fruticultura
Data: 18/04
Horário: de 8h às 17h
Local: Sítio Liberdade, localizado no distrito de Bom Jesus da Cachoeira

Missão Técnica da Agricultura Familiar e Empresarial na Agrishow
Data: 29 e 30 de abril e 1º de maio
Local: Ribeirão Preto (SP)

Dia de Campo
Florestas Plantadas
Data: 17/06
Horário: 14h
Local: Fazenda Santa Helena

Manejo Integrado de Sub-Bacia Hidrográfica
Data: 5/06
Horário: de 13h às 17h
Local: Teatro Zaccaria Marques

Dia de Campo Cultura da Seringueira
Data: 14/06
Horário: 14h
Local: Sítio Buganvília – Gameleira

Torneio Leiteiro de Curral da Agricultura Familiar
Data: de 5 a 31 de julho
Horário: Ordenhas às 7h e 19h

Encerramento
Data: 16/08
Horário: 19h
Local: Teatro Zaccaria Marques

Fonte: Marcelo Lopes

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

  1. gostaria de saber sobre o curso de frutas cristalizada e doces porque pretendo faze-los para renda extra tenho uma residencia em belo vale MG GRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo