Estação de Tratamento de Esgoto Principal recebe equipamentos para que possa operar
A Prefeitura de Muriaé vem trabalhando para que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) principal comece, enfim, a operar. No momento, está sendo realizada a instalação de máquinas de bombeamento nas elevatórias, equipamentos necessários para direcionar até a unidade todo o material sanitário coletado em grande parte da cidade. A medida pretende ampliar o percentual de esgoto tratado na cidade, contribuindo assim para reduzir a poluição dos rios que banham a cidade e melhorar a qualidade de vida dos muriaeenses.
Ao todo, serão instaladas 24 bombas, sendo duas por elevatória – em cada unidade, um dos equipamentos será colocado em atividade, enquanto o outro ficará de reserva, para ser acionado caso o primeiro necessite de manutenção, evitando a interrupção do serviço. Além disso, também estão sendo montados 12 novos painéis de controle para as estações elevatórias, a fim de facilitar o monitoramento e garantir o correto funcionamento dos aparelhos.
Construída com a finalidade de duplicar o volume de tratamento de esgoto realizado na cidade, fazendo este número chegar a 85% de toda a rede, a ETE principal foi inaugurada a toque de caixa em junho de 2016, mas jamais entrou em funcionamento. “Recebemos a obra com várias irregularidades no que diz respeito à sua infraestrutura e, passo a passo, estamos trabalhando para solucionar todas as questões pendentes para que a unidade possa finalmente ter condições de operar, beneficiando a cidade e a qualidade de vida dos muriaeenses”, afirma o prefeito Grego.
Fonte: PMM