Etapa em Bom Jardim reabre edição 2019 do Torneio Curraleiro de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Agora é para valer. Após primeira etapa em data isolada, ocorrida ainda em abril, a edição 2019 do Torneio Curraleiro de Muriaé recomeçou na última quinta-feira (30), na propriedade do produtor José Cunha, em Bom Jardim. Em noite de clima ameno, o sítio localizado nas proximidades do Pontão da Água Limpa recebeu representantes da Prefeitura, de empresas que apoiam o evento e até de visitantes do município de Durandé.

Concorrendo com a vaca Pintura, Cunha conquistou o resultado de 19,93kg de produção – 10,195kg na primeira pesagem e 9,735kg na segunda. Já o índice da terceira pesagem, de 10,725kg, não entrou no somatório, conforme explica o veterinário da Prefeitura de Muriaé, Marco Polo Furlani.

“Os participantes submetem as produções de suas vacas a três pesagens em um intervalo de 24 horas. As ordenhas são feitas pontualmente às 19h, às 7h do dia seguinte e, por fim, novamente às 19h. No cálculo do resultado final de cada produtor, são registrados apenas os dois índices menores. Ou seja, a maior pesagem é sempre descartada”, informa.

Com a produção da vaca Pintura, José Cunha ocupa a segunda colocação do Torneio Curraleiro 2019 até o momento. A liderança é de Gilson Alves, da Pedra Alta, com 33,045kg produzidos pela vaca Madoninha. Ao todo, serão 16 etapas – a próxima está marcada para 6 de junho, na propriedade de Felipe Calá, em Retiro Campo Formoso.

Apesar de todas as quintas-feiras já estarem reservadas até o final de agosto, o torneio ainda pode receber novos participantes. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, pelo telefone (32) 3696-3368 para manifestar interesse e fazer o agendamento. O resultado final será anunciado em evento de encerramento, ainda sem data definida.

Promovido pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Agricultura, o Torneio Curraleiro conta com o apoio de empresas da cidade e tem o objetivo de levar desenvolvimento para a zona rural. “A competição vai muito além do incentivo ao aumento de produção. Nosso objetivo é buscar a melhoria da qualidade do leite, possibilitar o fechamento de parcerias entre os produtores e gerar renda para o homem do campo”, ressalta o secretário de Agricultura, Manoel Carvalho.

Visitantes

A etapa do Torneio Curraleiro no sítio do produtor José Cunha teve a presença de representantes da Prefeitura de Durandé – dentre eles, o prefeito José Elias e o secretário Lauro Simão. Os visitantes vieram a Muriaé para conhecer de perto o funcionamento do evento, o qual também pretendem desenvolver por lá.

“Foi uma viagem muito proveitosa. Nós esperávamos nos deparar com fazendas de grande porte e nos surpreendemos com um cenário bem diferente, de apoio total aos pequenos produtores. A Prefeitura de Muriaé está de parabéns por este trabalho de atenção com a zona rural do município”, afirmou Elias.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo