Fórum em Belisário debaterá recursos hídricos da região

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o objetivo de discutir o tema “Belisário é Patrimônio Hídrico”, será realizado o 1º Fórum das Águas. O evento reunirá ambientalistas, “plantadores de água”, proprietários de terras e estudiosos para estudarem as propostas a serem aplicadas na conservação das matas e nascentes. O encontro, que tem o incentivo da Prefeitura, será realizado no próximo dia 23 (sábado), entre 8h e 16h, na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, localizada no distrito.

O primeiro assunto a ser tratado, por volta das 9h da manhã, será “Mineração causa colapso na qualidade de vida – Preservação das águas, uma necessidade”, que será apresentado pelo frei Gilvander Moreira, das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Haverá uma mesa de debates em um segundo momento.

A segunda palestra será sobre “A bauxita e os recursos hídricos na Serra do Brigadeiro”. O tema será desenvolvido por Lucas Magno, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), campus Muriaé. Dando continuidade aos assuntos referentes à conservação da região, será abordado o tópico “O plantio de água é a gestão dos recursos hídricos em propriedades rurais”. A orientação será coordenada pelo “plantador de águas” Newton Campos, que exaltará o fluxo de água das nascentes e o valor das mesmas para a região.

O ciclo de palestras será finalizado com o tema “Mobilização popular e proteção das águas”. O assunto será ponderado pela convidada Beatriz Cerqueira, professora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

Na parte da tarde, pós-almoço de confraternização, inicíam as oficinas. Estas rodas de estudo serão formadas por mini-grupos que deverão elaborar as propostas que possam contribuir com a conservação das matas e nascentes de uma região tombada como patrimônio ambiental.

Às 15h, será o encontro dos participantes – momento intitulado de plenário de oficinas. Deste encontro deverão sair os tópicos que serão encaminhados para as instituições que representam a preservação ambiental, visando buscar proteção e fomento para os recursos hídricos da região.

Para os interessados em participar, basta preencher a ficha de inscrição que virá acoplada ao panfleto de divulgação e pagar a taxa de adesão no valor de R$10,00 no ato do cadastramento. Os formulários deverão ser entregues até o dia 22 de março (sexta-feira) na instituição de ensino onde acontecerá o evento.

Programação

09h00 – Palestra de abertura: “Mineração causa colapso na qualidade de vida -Preservação das águas, uma necessidade” – Palestrante: frei Gilvander Luiz Moreira – CEB´s

09h30 – Palestra: “A bauxita e os recursos hídricos na Serra do Brigadeiro – Palestrante: Lucas Magno – representante do IF Sudeste Muriaé

10h00 – Palestra: “O plantio de água é a gestão dos recursos hídricos em propriedades rurais”. Palestrante: Newton Campos – representante dos “plantadores de água”

10h30 – Palestra: “Mobilização popular e proteção das águas”. Palestrante: Beatriz B. Cerqueira – Professora Sind-UTE/MG

12h00 – Almoço e feirinha de produtos locais

13h30 – Oficinas

15h00 – Plenário das oficinas

15h45 – Encaminhamentos e encerramento do Fórum

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo