Holandês benfeitor do Pró-Moradia visita escola em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Escola Municipal Ionyr Bastos Dias, localizada no bairro Padre Tiago e mantida pela Prefeitura de Muriaé, viveu uma manhã especial na última terça-feira (27). A instituição recebeu a visita do holandês Ton Kalkers, benfeitor das Obras Sociais Pró-Moradia, que há 26 anos levam moradias para centenas de famílias na comunidade.

Acompanhado do sobrinho Karel Kalkers e do intérprete Leonardo Schipper, ele conversou com as crianças e conheceu o projeto “Contando, Cantando e Encantando”, desenvolvido pelos estudantes sob a coordenação da professora Vanessa Vargas. Com visitas anuais ao Brasil para acompanhar o andamento das atividades do Pró-Moradia, Ton Kalkers se entusiasmou ao saber, desta vez, do resultado obtido pela iniciativa escolar.

Há duas semanas, o projeto ficou classificado entre os três melhores (do total de 21) que foram inscritos pelo município no Desafio Criativos da Escola 2018. A ação, promovida através do Instituto Votorantim e que conta com a parceria da Prefeitura de Muriaé, tem a proposta de incentivar a leitura, além de encorajar crianças e jovens a atuarem como agentes transformadores de suas próprias realidades.

“O nosso projeto foi um grande sucesso. Durante várias semanas, as crianças e a professora Vanessa visitaram as casas do bairro para mostrar o trabalho, contando histórias e apresentando tudo de forma musicada. Foi um trabalho muito bonito e que envolveu toda a nossa comunidade”, lembra a diretora da escola, Vanderleia Rodrigues.

Holandês ajuda Pró-Moradia há 19 anos

O holandês Ton Kalkers atua como benfeitor das Obras Sociais Pró-Moradia desde 1999. No entanto, sua relação de proximidade com o trabalho social iniciado pelo padre Tiago von Prins, de quem era amigo pessoal, teve início seis anos antes.

“O padre Tiago ainda estava começando o projeto quando, em uma conversa telefônica, perguntei a ele sobre como funcionava. Ele disse que não me contaria pelo telefone, sugerindo então que eu viesse ao Brasil para conhecer de perto, e foi o que fiz”, lembra. “Fiquei muito entusiasmado e, desde então, passei a visitar o Pró-Moradia todo ano”, completa.

Seis anos após a primeira visita, o holandês soube que as Obras Sociais passavam por dificuldades para seguir acontecendo, pois já não havia mais terrenos à disposição. Era a senha que faltava para que ele deixasse de ser apenas admirador do projeto, passando então a tornar-se benfeitor.

“O senhor Kalkers foi um dos grandes responsáveis pela continuidade do Pró-Moradia. Com a ajuda dele e da esposa, foi adquirida em 1999 a antiga Fazenda Vale Verde, cujo terreno até hoje é direcionado para a construção de novas casas”, explica o presidente do Pró-Moradia, Fernando Rodrigues. “Todo ano, ele vem ao Brasil para participar da cerimônia de entrega dos lares para as famílias e saber sobre a necessidade da doação de novos lotes para o projeto”, informa.

Hoje com 80 anos de idade, o próprio benfeitor pede que o engajamento pelas causas sociais continue acontecendo. “Fica o meu apelo para que as pessoas sempre olhem e se interessem em ajudar o próximo, principalmente as pessoas mais necessitadas. É assim que vamos conseguir diminuir a desigualdade em nosso mundo”, diz Kalkers.

Prefeitura também contribui para crescimento do Pró-Moradia

A Prefeitura de Muriaé também atua como parceira do Pró-Moradia. Através do trabalho da Administração, o bairro Padre Tiago (que recebeu este nome em 2010, após a unificação dos antigos Marambaia e Vale Verde, em homenagem a seu idealizador, que morreu no mesmo ano) recebe serviços como a instalação de redes sanitárias, além do calçamento e asfaltamento de ruas.

Recentemente, a comunidade foi beneficiada com a infraestrutura completa para a Rua Barônea Augusta, incluindo pavimentação, iluminação pública e redes de água e esgoto. O bairro também recebeu um novo reservatório de água, além de ações comunitárias e a Operação Cidade Limpa, que percorreu todas as ruas promovendo limpeza, recuperação e outras melhorias nas ruas.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo