Muriaé 169 anos: Prefeitura celebra data com entrega da Medalha José Alencar para 30 homenageados

Guia Muriaé no WhatsApp

Para comemorar os 169 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Muriaé fará a entrega da Medalha José Alencar a 30 personalidades que se destacaram em prol do desenvolvimento e progresso do município nos últimos anos. A cerimônia acontecerá na próxima quinta-feira, 16 de maio, às 19h, no auditório da Faminas.

A honraria, oficialmente chamada “Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva” foi instituída em 2013, tendo como patrono um dos filhos mais ilustres da nossa terra. Nascido no distrito de Itamuri, José Alencar foi exemplo de homem dedicado ao trabalho e tornou-se um dos maiores empresários do país.

Também conquistou destaque na esfera política, primeiro como senador pelo estado de Minas Gerais e, posteriormente, como vice-presidente da República durante os dois primeiros mandatos do presidente Lula, entre 2003 e 2010. Nesse período, José Alencar foi figura decisiva para a chegada de recursos financeiros que possibilitaram a realização de várias importantes obras em Muriaé, contribuindo assim decisivamente para o desenvolvimento do município.

Mas talvez a maior notoriedade de José Alencar tenha sido alcançada por meio de sua brava batalha contra o câncer. Mesmo acometido pela doença, ele jamais deixou de trabalhar e de lutar. Nunca desanimou. Pelo contrário: a cada dificuldade, parecia retirar forças da própria dor para seguir caminhando e se dedicando em favor do Brasil, de Minas Gerais e de sua terra natal, Muriaé.

Data comemorativa – A cerimônia marca o aniversário de 169 anos da emancipação político-administrativa de Muriaé. Em 16 de maio de 1855, ainda com o nome de “São Paulo do Muriahé”, o então distrito de São João Batista do Presídio (atual Visconde do Rio Branco) foi elevado à categoria de vila, tornando-se cidade 10 anos mais tarde.

Homenageados de 2024:

Retificação da lista de homenageados de 2024:

Ana Paula Siqueira
Carlos Eduardo Pereira Orácio
Carlos Roberto Rodrigues – Bebeto
Cláudia Marinho Oliveira
Clodoaldo Heitor
Daniel Licy Gomes de Mello
Fernanda Cristina Abrão da Rocha
Francisco Paiva Resende
Gregório José Lourenço Simão
Haroldo do Espírito Santo
Hélio Constantino Bellini
Jair Sanches Abreu
João Paulo Dias da Fonsecas
Joel Meireles
José Alexandre do Nascimento Alves
José Geraldo de Souza
José Geraldo Roquinho
Káthya Francisco Braz
Leny Angélica de Oliveira do Nascimento
Lourdes Aparecida Machado
Luciane Aparecida Vieira Pereira Souza
Marco Antônio Cerqueira
Marco Aurélio Ridolphi
Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro
Nilton Leite de Almeida Filho
Reginaldo Carvalho Leite
Ricardo Resende Bersan
Silvio Márcio Bousada Salvato
Sebastião Moreira de Paiva
Wilson de Freitas Soares

Biografia dos homenageados

Ana Paula Siqueira é graduada em Serviço Social pela PUC-MG. É professora normalista pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e deputada estadual. É negra e faz parte da primeira legislatura da Assembleia de Minas Gerais a eleger mulheres negras. Natural de Belo Horizonte, do Alto Vera Cruz, região periférica da Capital. Mãe de três filhos, pautou em seu primeiro ano de legislatura a implantação da licença-maternidade na Assembleia, como fortalecimento do processo de inclusão das mulheres na política. Membro da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz. Foi secretária de Participação Popular da Prefeitura de Belo Horizonte, responsável pelo Orçamento Participativo. Foi coordenadora-geral da Associação Pré-UFMG, instituição responsável pela inserção de milhares de jovens de baixa renda em universidades públicas. Assumiu em 2023 seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Foi presidenta da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, além de integrante da Comissão de Combate e Prevenção ao Uso do Crack e Outras Drogas; Constituição e Justiça; do Trabalho, Previdência e Assistência Social e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É coordenadora das Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; em Defesa dos Povos Indígenas, Quilombolas e Demais Comunidades Tradicionais; em Defesa da Engenharia, da Infraestrutura, do Desenvolvimento e dos Profissionais do Setor; em Defesa do Meio Ambiente e em Defesa do Saneamento Básico e da Saúde Pública. Também integra as Frentes Parlamentares em Defesa da Agroecologia, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia, entre outras.

Deputado Federal BEBETO. Carlos Roberto Rodrigues é empresário em Sçao João do Meriti, estado do rio de Janeiro. Filho de Braz Ferreira Rodrigues e Maria Veggi Rodrigues tem apenas o Ensino Médio, mas um conhecimento vasto em diversas áreas e saberes. Integra mais de 15 comissões parlamentares no Congresso Nacional, relatou diversos projetos e propostas de emenda constitucional. Vereador em São João de Meriti, no Rio de Janeiro em 2000 foi reeleito mais cinco vezes até ser eleito deputado federal em 2022 para a 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados. Tomou posse em primeiro de fevereiro de 2023. Somente neste ano ocupou a tribuna e discursou por mais de 12 vezes, um feito surpreendente para deputado de primeiro mandato, onde muitas vezes são relegados para atuar em sessões vazias, o que não é o caso do deputado Bebeto. Preferiu usar um apartamento funcional do Congresso Nacional a receber auxílio-moradia. Deputado Bebeto é suplente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Manipulação de Resultado em Partidas de Futebol e foi titular da CPI das Pirâmides Financeiras.

Cláudia Marinho Pinto de Oliveira é natural de Ponte Nova, Minas Gerais. Nasceu em 14 de março de 1957. É casada com Francisco de Oliveira Souza Filho com quem teve seus três filhos: Carolina, Luísa e Bernardo e é avó de 4 netos Maria Luísa, Maria Antônia, João Lucas e Francisco. Foi bancária do extinto Bemge (Banco do estado de Minas Gerais) até o ano de 1989. De 1997 até o ano 2000 trabalhou na Secretaria de Saúde de Muriaé, atuando como coordenadora administrativa. Graduada em Serviço Social em janeiro de 2008 e pós-graduada em Gestão da Política de assistência (SUAS) esteve à frente da Casa da Criança desde 1989 até outubro de 2023. Atualmente está como vice-presidente da APAE em seu segundo mandato.

Clodoaldo Heitor nasceu em 27 de outubro de 1971, na comunidade da Vargem Alegre, zona rural de Espera Feliz em Minas Gerais. Filho de Francisco Heitor e Iris de Araujo, irmão de Everaldo Heitor e pai de Júlia e André Gava Heitor. Formou-se como Técnico em contabilidade em 1992, e graduou-se em Ciências Contábeis pela UNIG-RJ.Pós graduadpo em “Gestão de Negócios”, pela Fumec-BH, e em “Gestão de Cooperativas de Crédito” pela Uniredentor-RJ. Atualmente está concluído mais uma especialização em “Gestão de Cooperativas”, pela faculdade Unimed-BH. Aos 14 anos iniciou sua vida profissional como “Office Boy” numa Cooperativa de Cafeicultores, em Espera Feliz, onde fazia serviços de atendimento aos cooperados, serviços bancários e de correios, percorrendo as ruas daquela cidade em sua uma Monark Barra Circular 79. Em 1993, aos 22 anos, migrou do cooperativismo de Produção para o cooperativismo de crédito, iniciando os trabalhos na antiga CrediVAP, hoje Sicoob Credisudeste. Exerceu várias funções, iniciando como atendente, passando pelo caixa, chefia de seção, chefia de setor, supervisor, contador, gerência de agência, de negócios, de relacionamento e Organização do Quadro social. Atualmente integra o Conselho de Administração. Chegou a Muriaé em 2012 com a fusão da Credimur com a Credivap dando origem à Sicoob Credisudeste. Neste 2024 completa 39 anos atuando no cooperativismo. Clodoaldo acredita que o cooperativismo é mais que um modelo de negócio, pois quando se acredita e vivência seus valores e princípios, ele passa ser uma filosofia de vida.

Dr. Daniel Licy Gomes de Mello é filho de Gutenberg Machado e Maria Júlia. Nasceu em 26 de setembro de 1980 na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, estado do Rio de Janeiro. Casou-se em 2009 com Geane Mascarenhas com quem tem dois filhos: Benício Licy e Bernardo Licy. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 2006 e residência médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas-SP. Em 2011 pós-graduou-se em Terapia Intensiva Adulto pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein-SP, sendo especialista titulado Intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira desde 2016. Mudou-se para Muriaé em 2010, iniciando seu trabalho no Hospital de Câncer como Intensivista e no Hospital São Paulo como Infectologista. É coordenador médico do Serviço de Doentes Críticos e Urgência-Emergência e do Departamento de Clínica Médica do Hospital do Câncer de Muriaé. Também coordena o serviço de Infectologia e Controle de Infeções relacionadas à assistência em saúde do Hospital São Paulo e Hospital Prontocor. Atua, ainda, como médico infectologista e coordenador do serviço de epidemiologia e IST/AIDS/Hepatites do município de Muriaé.

Fernanda Cristina Abrão da Rocha é uma educadora com sólida trajetória de 24 anos no ensino superior, caracterizada por sua dedicação e experiência em diversas instituições renomadas, como Universidade Federal de Viçosa, UNIFAGOC e, há duas décadas, na Faminas. Graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Minas em 2012 e em Licenciatura em Letras pela Federal de Viçosa. Especializada em Estudos Literários pela Federal de Juiz de Fora e mestra em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e em Gestão e Implementação em EAD pela Federal Fluminense. Atuou por mais de 10 anos como presidente da Comissão Própria de Avaliação, órgão responsável pela avaliação dos processos internos da faculdade em busca de uma instituição que atenda índices de qualidade tanto internos como externos. Fernanda também coordenou por 8 anos o Núcleo EAD do Centro Universitário e da Faminas-BH. Atualmente, Fernanda desempenha o papel de Diretora dos Institutos do Centro Universitário Faminas, continuando a fomentar a colaboração entre instituições privadas, públicas e do terceiro setor para fortalecer atividades, eventos e programas de inclusão. e por sua participação ativa e liderança em diversos projetos de extensão. É presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, evidenciando seu compromisso com questões sociais relevantes e sua contribuição para uma sociedade mais inclusiva.

Francisco Paiva de Rezende é mais conhecido como Chicão da Emater onde trabalhou por longos anos. Filho de Maria José de Paiva Rezende e Mário Rezende da Silva. Tem 13 irmãos. Técnico Agrícola formado pelo Colégio Agrícola Drª Carolina da Mota e Silva – Espírito Santo do Pinhal – sp. Ciência e Matemática pela faculdade Santa Marcelina em Muriaé. Pós-graduação em negócio, gestão e empreendedorismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Como servidor da Emater possui longa história de envolvimento na conscientização da população rural para preservação do meio ambiente, promovendo a destinação correta de embalagens, o uso adequado de produtos agropecuários, a proteção de mananciais de água, matas e a não utilização do fogo como prática de limpeza das terras. Incentivou e ensinou o uso de ações de conservação do solo adequadas a fim de proporcionar equilíbrio entre o uso da terra e a manutenção das espécies. Como produtor rural, possui em suas terras mais de 4.5 hectares de mata nativa preservada, atuando ainda em recuperação de matas ciliares e na proteção de um bosque com mais de 70 árvores de Pau-Brasil. Ministrou dezenas de curso para famílias rurais na área de olericultura, fruticultura, milho, arroz, feijão, indústria rural, cafeicultura, bovinocultura, apicultura e lideranças rurais. Sempre fez parte da Equipe que organizava o Pavilhão Agrícola da Exposição de Muriaé. O seu trabalho sempre foi em 3 pilares respeito à família, meio ambiente promoção socioeconômica dos produtores e produtoras. Trabalhou com os prefeitos Paulo Fraga, João Braz, Amilton Marinho, Paulo Carvalho, Cristiano Canedo, Odilon Carvalho, Carlos Fernando, José Braz e Aloiso Aquino.

Gregório José é natural de Uberlândia, casado com a advogada e jornalista Luciana Archete. Pai do Reinner e da Nathália e avô da Samantha e da Laura. Filho do jornalista Agenor Simão e da radialista Aníria, seguiu a carreira dos pais, se tornando Radialista, Jornalista e Filósofo. Escritor tem dois livros publicados. Possui três pós-graduações e um MBA em Gestão Pública. Jornalista atuante desde 1980 trabalhou no Grupo Bandeirantes de Televisão, Rádios Jovem Pan de São Paulo, Diário do Grande ABC paulista e várias emissoras de rádio em Uberlândia. Foi apresentador dos programas televisivos Minas Acontece e Brasil Urgente pela Band Triângulo, Os Fatos na Fonte e Cidadania em Ação pela TV Cidadania de Uberlândia; Papo Aberto pela TV Colunas do Triângulo. Atualmente é comentarista político da Rede TV Mais de Araguari. Escreve artigos e opiniões para 27 jornais brasileiros em diversos Estados; para três jornais em Portugal e dois em Angola. Escreve para a revista Angela Piqui Magazine de Bruxelas, na Bélgica. Foi editor do Jornal O Triângulo; do jornal O Tempo Uberlândia, do Jornal Popular de Tupaciguara e da Gazeta de Uberlândia, este por mais de dez anos. Foi assessor de Imprensa da Prefeitura de Monte Carmelo de Minas e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É assessor de Imprensa na prefeitura de Muriaé desde 2022.

Haroldo do Espírito Santo nasceu em 17 de outubro de 1970. Filho de Iris do Espírito Santo e Luísa do Espírito Santo. Casado com Fabiane Vieira de Souza é pai de Paloma Souza do Espírito Santo. Empresário no ramo de reparação automotiva há 42 anos é ssócio da Mecânica Souza Dias. Foi presidente do Conselho Desenvolvimento Econômico de Muriaé Condesc. Diretor do conselho fiscal a 15 anos da CDL e Associação Comercial Empresarial de Muriaé. Presidente do Consep – Conselho de Segurança Pública de Muriaé, entidade que trabalha em parceria com Ministério Público e Tribunal de Justiça de Minas Gerais fazendo gestão de recursos financeiros para segurança pública de nossa cidade.

Hélio Constantino Bellini é um empresário que atua na cidade de Muriaé, no âmbito industrial. Diretor geral na empresa H2B Plásticos. Nascido em São Paulo no dia 17 de Setembro de 1976, filho de Hélio Antonio Bellini e Thereza Marci. É o caçula de três irmãos. Casado com Claivyane Lima Machado. Pai de Antonella e Pérola, ainda tem como enteados João Pedro, Mariana e Leonardo. Hélio tem um amplo conhecimento no segmento de embalagens, formado em Mecânica pelo Colégio Técnico da Unicamp em Campinas, Administração de Empresas na Faculdade de Administração em Brasília e MBA em Marketing e Gestão de Marketing na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Iniciou sua jornada profissional na Multinacional Sueca Tetra Pak em 1996 como Estagiário Técnico em Monte Mor (São Paulo), e foi crescendo profissionalmente na Empresa passando por Assistente Técnico em Belo Horizonte e Técnico Residente em Muriaé. Atuou ainda em Lagos, na Nigéria. Foi trainee em Monte Mor – SP, Ponta Grossa – PR e Lund – Suécia. Em 2010 foi promovido a Gerente de Vendas em Goiânia ficando até 2012. Naquele ano decidiu sair da Tetra Pak para realizar seu sonho de empreender, investindo em seu próprio negócio. Foi quando em 2014 surgiu a H2B Plásticos, uma empresa que atua no ramo de embalagens plásticas e conta com aproximadamente 90 Colaboradores diretos e esse ano completa 10 anos de vida. Helio busca crescer cada vez mais, e escolheu a nossa cidade, Muriaé, para fazer parte dos seus sonhos e conquistas.

Jair Sanches Abreu, é casado com Sônia Silva Abreu, e pai de 4 filhos, Karine, Maíra, Jaiane e Jair Filho e avô de 5 netos: Arthur, Lara, Gabriel, Luíza e Geovana. Natural de Muriaé e nasceu em 15 de julho de 1949. Cursou o ensino fundamental até a 4ª série nas Escolas Estaduais “Desembargador Canêdo” e Dr. Silveira Brum. Transferiu-se para o Seminário do Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora, onde estudou da 5ª à 8ª série. Retornou a Muriaé, ainda como seminarista, concluindo o 2º grau na Escola Estadual Professor “Orlando de Lima Faria”. Graduou-se em Educação Física pela UFMG. Foi professor nas escolas estaduais “Professor Orlando de Lima Faria”, “Engenheiro Orlando Flores”, “Sebastião Laviola” e “Dr. Olavo Tostes”. Foi recreacionista na Febem “Dom Delfim” por 10 anos. Cursou Pedagogia na Faculdade Santa Marcelina, habilitando-se em Administração Escolar. Especializou-se em Orientação Educacional, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, em Além Paraíba. Em Eugenópolis, na Escola “Américo Lopes”, iniciou sua jornada como Orientador Educacional. Em 1996, concluiu o Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, na cidade de Barra do Piraí-RJ. Foi diretor da Escola Estadual Doutor Olavo Tostes por 2 mandatos e dedica-se à Educação há mais de 40 anos. É do Conselho Fiscal do Sind–UTE, do qual é fundador. Participante da CEBS e do movimento Fé e Política, está sempre ao lado dos movimentos populares. Sua história vem sendo construída pelo trabalho incansável em favor de uma política honesta, voltada para os interesses reais da população. Por duas vezes foi eleito vereador mais votado de Muriaé (1988 e 1996), destacando-se como relator da Lei Orgânica Municipal. Foi, também, vice-prefeito no mandato de 2001 a 2004. Ocupa seu 5º mandato como vereador em Muriaé.

João Paulo Dias da Fonseca é natural do distrito de Pirapanema, nasceu em 02 de abril de 1983 em Muriaé. Filho de Adair Rodrigues da Fonseca e Dirce Maria Dias da Fonseca. Durante sua infância, viveu na comunidade dos Mendes. Cursou seu ensino fundamental na antiga Escola Família Agrícola, em Pirapanema. Entre os anos de 1998 e 2000 estudou em Rio Pomba, na Escola Agrotécnica Federal, onde se formou em técnico agrícola, quando então voltou para sua comunidade e trabalhou na lavoura junto com seu pai. Nesse período, começou a participar de movimentos da juventude e também do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé. No ano de 2003, foi convidado a integrar a direção do Sindicato, onde mais tarde, no ano de 2006, foi eleito Presidente, permanecendo no cargo até o ano de 2013. Nesse período, ganhou bastante visibilidade se tornando uma das grandes lideranças do meio rural de nossa cidade. No ano de 2010, mudou para o município de Rosário da Limeira onde casou-se com Eveline Ugatti Dias da Fonseca, fruto dessa união nasceu sua filha Maria Paula. No ano de 2012, se elegeu vice-prefeito dessa cidade, permanecendo no cargo até o ano de 2016. Nesse período, se dedicou aos estudos formou-se em Serviço Social, Administração e MBA em Gestão de Cooperativas. Quando ainda era presidente do Sindicato, juntamente a outras lideranças da região, debateram e criaram uma cooperativa de crédito que seria um instrumento importante para incluir os agricultores familiares no sistema financeiro, ao mesmo tempo que possibilitaria o acesso ao crédito a esse público. Tal projeto deu certo, cresceu, expandiu e atualmente João Paulo é Presidente do Conselho dessa instituição, conhecida como Cresol Minas Gerais.

Joel Meireles nasceu em Pirapanema em 27 de julho de 1956. No entanto, é pessoa conhecida e querida na comunidade de Boa Família há mais de cinco décadas. Filho de Geraldo José Pedro e Vicentina Maria de Jesus, foi criado em um ambiente que valorizava os laços familiares e os princípios fundamentais de solidariedade e serviço comunitário. Ao longo de sua vida tem sido uma figura central no desenvolvimento e fortalecimento da comunidade local. Sua dedicação incansável e compromisso com o bem-estar dos outros o levaram a desempenhar um papel vital em numerosas iniciativas e projetos que visam melhorar a qualidade de vida de todos os habitantes de Boa Família.
Além de seu trabalho comunitário, é um dedicado esposo de Aparecida Fátima e um pai amoroso para Joelma, Eliseu, Erika, Miriã e Raniely. É pastor auxiliar da Casa da Bênção de Boa Família e tem sido um guia espiritual e fonte de inspiração para muitos. Com 35 anos de dedicação ao ministério pastoral, Joel Meireles tem sido um farol de esperança e consolo para aqueles que enfrentam desafios e dificuldades em suas vidas.

José Alexandre do Nascimento Alves, nasceu em 13 de dezembro de 1973 em Taquaritinga-SP, cresceu na zona rural do Distrito de Agulha, município de Fernando Prestes/SP. É casado com Cristiane Montezano Neves Alves e pai de Pedro Henrique Neves Alves. Formado em Administração Hospitalar pelas Faculdades São Camilo (São Paulo/SP) e com pós-graduação em Gestão Empresarial e de Negócios pela Unitri (Uberlândia/MG), possui mais de 30 anos de experiência na gestão hospitalar, com ênfase no segmento filantrópico. Ao longo de sua carreira, José Alexandre passou por diversos hospitais em diferentes regiões do Brasil, destacando-se sua atuação no Hospital São Paulo de Muriaé, bem como em projetos de reformulação e planejamento em instituições como Vila São José Bento Cottolengo em Trindade, estado de Goiás, Hospital Santana Unimed em Ponta Grossa no Paraná, Hospital São Domingos em Uberaba, e Hospital São Vicente de Paulo em Campina Verde ambos em Minas Gerais. Desde 2009, é gerente administrativo do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, uma instituição referência em oncologia para mais de 200 municípios mineiros no atendimento pelo SUS. Além de sua dedicação à gestão hospitalar, José Alexandre também se envolve em trabalhos sociais pelo Rotary Club da Cidade de Campina Verde e desde 2014 em Muriaé é associado da Loja Maçônica Ad Gloriam Et Sapientiam, participando de ações sociais voluntárias na Cidade.

José Geraldo de Souza é mais conhecido como Fofão. Nascido em 06 de julho de 1954 em Muriaé, tem em sua trajetória de vida o trabalhar com afinco. Com muita dedicação a qualquer tarefa que fosse designada, fazia muitos amigos e tornava local sempre agradável. Seu primeiro emprego foi em 1974 em uma fazenda chamada Boa Vista. Dirigia uma camionete D10 levando frangos para a feira. Nesta fazenda conheceu a esposa Maria José, e juntos formaram uma família e tiveram 3 filhos. Anos depois começou a trabalhar como motorista de caminhão na empresa Brahma. Ali ficou por 14 anos e só saiu porque empresa mudou de cidade. Então foi contratado pela Schincariol e manteve-se empregado por mais de 12 anos. No final do ano de 2012 começou a trabalhar para a prefeitura de Muriaé, no Ginário do Rodrigão, onde se encontra até hoje. Apaixonado pelo que faz cuida e zela pelo seu local de trabalho. Quer encontrá-lo? Kkkk, é só ir lá no poliesportivo Rodrigão. Aalegria de Fofão é tão contagiante e notória que dá orgulho em vê-lo dirigindo, sorrindo e acenando para todos.

José Geraldo Roqui nasceu em 17 de fevereiro de 1962 em Muriaé. Filho de Antônio Roqui e de Etelvina Tomé Roqui é divorciado e pai do Bruno Gustavo de Freitas Roqui, falecido em 2020. Tem dois netos, Bernardo Freitas Silva de 8 anos e Zôe Freitas Silva, de 4 anos de idade. Começou a trabalhar na matriz São Paulo em 2004 como enfermeiro do padre Henrique Revers e, após o falecimento do paciente, foi designado para a função de Auxiliar de Farmácia, na conhecida farmacinha da Matriz São Paulo que já existia e onde se encontra trabalhando até os dias atuais.

Kathya Francisco Braz é filha de Pedro Braz das Carrocerias São Pedro e Elza Braz; mãe de Brena, Igor e Felipe e avós do João Pedro e do Gabriel. Dentista pela Universidade federal de Juiz de Fora, exerceu sua profissão por muitos anos na área social, atual em escolas, postos de saúde e também no setor privado. Esteve a frente da Casa da Criança com trabalho voluntário onde coordenou a unidade por 25 anos. Foi coordenadora dos dentistas na Prefeitura de Muriaé e atuou como perita do Ipsemg. Kátia Braz foi Secretária Municipal de Saúde no governo do Dr. Carlos Fernando. Nesta época começaram a ser implantados o Programa Saúde da Família, PSF, que hoje é uma realidade no Brasil.

Leny Angélica de Oliveira Nascimento nasceu em 10 de fevereiro de 1962. Filha de Manoel Francisco de Oliveira e Maria Magalhães, mora no bairro Santa Terezinha, comunidade em que nasceu e cresceu. Estudou na escola Maria Augusta Silva Araújo e pedagogia no Colégio Santa Marcelina. Especializada em Administração escolar, Sociologia, História da Educação e em Inspeção Escolar e Inclusiva. Casado com José Carlos Batista é mãe do Arthur Luiz. Líder comunitária participou ativamente do Movimento Negro de Muriaé contra o racismo. Foi coordenadora do Núcleo Infantil do Centro Social Urbano pela Secretaria estadual de Trabalho e Ação Social, sendo nomeada em 4 concursos públicos, 3 como professora e uma vez como Analista Educacional para atuar na Superintendência Regional de Ensino. Atualmente é vice-diretora da Escola Maria Augusta Silva Araújo, onde foi diretora por 22 anos. Foi eleita pela comunidade por sete vezes. Reconhecida como educadora e competência profissional recebeu o troféu “Mulher” e Honra ao Mérito conferidos pela Câmara Municipal de Muriaé.

Lourdes Aparecida Machado é psicóloga, natural de Oliveira, Minas Gerais e reside em Congonhas. Especializada em Saúde Mental, Direito Sanitário, psicologia clínica e Gestão da Clínica e Políticas de Saúde Pública. Foi secretaria de Saúde de Congonhas, assessora técnica da Coordenação Estadual de Saúde Mental e referência técnica em Saúde Mental, Rede de Atenção à Criança e Adolescente na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. Foi supervisora clínica nos municípios de Itaobim; Governador Valadares; São Sebastião do Paraíso e Santa Rita do Sapucaí. Tem diversos trabalhos e artigos científicos publicados. É Referência Técnica em Saúde Mental em BH e Caeté. Foi Presidente do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de Minas; conselheira de Saúde de Belo Horizonte; conselheira estadual de Saúde; membro da Comissão estadual da Reforma Psiquiátrica; da Frente Mineira de Defesa da Saúde e do Núcleo BH e Região Metropolitana e presidiu o Conselho Regional de Psicologia. Atualmente é conselheira no Conselho Regional de Psicologia de Minas; presidente do Conselho Estadual de Saúde e coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica.

Luciane Aparecida Vieira Pereira Souza nasceu no ano de 1971, na Fazenda Rochedo, pertencente a Muriaé. Filha de Élson e Dirce. Casada há 33 anos com Jorge Luiz e mãe de Ana Carolina e Elson Neto. Formada em Contabilidade, trabalha há 25 anos na empresa Mecânica Vasmá, uma empresa familiar fundada há 25 anos, que emprega hoje mais de 25 funcionários. Sempre esteve presente em trabalhos voluntários e sociais. É voluntária associada do Lions Clube Muriaé Centro há mais de 15 anos, na qual já foi tesoureira e presidente. Também sempre teve muito presente no meio rural, porque entende que sem o produtor rural os seres humanos não são nada. Luciane é associada ao Sindicato Rural de Muriaé e presidente o Clube do Cavalo, aonde se entrega totalmente pelo bem dos filiados e lá direta e indiretamente emprega mais de 15 pessoas.

Marco Antônio Cerqueira tem 52 anos nascido no distrito de Vermelho onde reside. Casado com Sara Cantoni, tem 4 filhos: Limmyker, Matheus, Jhennyfer e Naomi. Convertido ao evangelho em agosto de 1990 na mesma igreja a qual é pastor. Faz 17 anos de ministério ininterruptos nessa igreja onde tenho trabalha com afinco para o crescimento do reino de Deus. Apaixonado pelo evangelho tem muitas ações em prol dos irmãos e da comunidade onde reside. Leva a palavra do Senhor onde passa e trabalha em conjunto com os membros de sua igreja pela filantropia e ajuda ao próximo. Trabalha com muita satisfação e amor ao próximo.

Marco Aurélio Ridolphi é filho de Geraldo de Magela Ridolphi e Maria das Graças Ridolphi; pai de Túlio Octávio Ridolphi, Tarso Octávio Ridolphi e Tális Octávio Ridolphi, casado com Lauriani Octávia Teixeira Ridolphi é empresário do setor varejista de Tecidos e artigos para casa. Proprietário da empresa Manfrata Tecidos

Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro é filha de Aloysio Figueira de Aquino e Maria Helena Navarro de Aquino, irmã de Aloysio e Marcio. Casada com Ricardo José da Silva Ribeiro, mãe de Danielle, que é casada com Gustavo e Thaysa, casada com André. Cristina é avó da pequena Helena. Cristina Aquino, como é conhecida na cidade de Muriaé, fez magistério e Ciências Biológicas na Faculdade Santa Marcelina e Pós-Graduação em Gestão Escolar na Universidade Federal de Viçosa. Iniciou sua carreira profissional como bancária no Banco Credireal, trabalhando por 15 anos. Logo após, passou no concurso público da Prefeitura de Muriaé, na área da Educação. Ao longo desses 30 anos na Educação, Cristina Aquino atuou como professora, vice-diretora, diretora, chegando à função de secretária municipal de Educação em 2013. Em 2015, se aposentou no cargo de professora, permanecendo como secretária de Educação até o final de 2016. Em 2022, no mandato do prefeito Marcos Guarino retornou como secretária municipal de Educação, onde permanece até os dias atuais.

Nilton Leite de Almeida Filho é conhecido como Niltão. Natural de Muriaé, nasceu em 09 de setembro de 1956, filho de Nilton Leite de Almeida e Helena Coelho de Almeida. Casado com Zita Maria Dias Vasconcelos de Almeida, é pai de quatro filhos: Sabrina, Maurício, Vitor e Danilo. Viveu a infância e adolescência em sua cidade natal, e foi aluno das escolas Silveira Brum, Escola São Paulo e Centro Educacional de Muriaé. Graduou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior. Sua vida profissional é marcada pela dedicação ao serviço público. Em 1975, foi servir à Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro-RJ, onde permaneceu por 18 anos. Posteriormente, em 1993, retornou a Muriaé, para posse como Técnico do Tesouro Nacional, passando a integrar o quadro de servidores da Receita Federal do Brasil. Em 1994, foi aprovado simultaneamente nos concursos para os cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal e Auditor-Fiscal do Trabalho, tendo optado por esse último, onde se encontra na ativa até os dias atuais. Nilton é conhecido por grande parte dos empregados e empregadores, exercendo um papel fundamental na fiscalização e proteção aos direitos dos trabalhadores muriaeenses e toda região.

Reginaldo Carvalho Leite, casado com Ruth, pai do Bruno, Fernanda, Thamires e da Tharcia. Avô do Lucas, Arthur, Pedro, e João Gabriel. Formado em teologia pelo Seminário Nazareno de Campinas, estado de São Paulo. É pastor da Igreja Casa da Bênção de Deus, em Muriaé, no bairro São Francisco. Faz parta da liderança do Conselho de Pastores da cidade de Muriaé e é servidor público municipal. Funcionário exemplar atua há cerca de 17 anos na Secretaria Municipal de Saúde.

Ricardo Resende Bersan é natural de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, possui 46 anos e reside em Muriaé desde 2012. Cidadão Muriaeense, Ricardo é casado com Flávia Campos Levate e pai da Beatriz e do José. Com formação em Ciências Militares, Direito e licenciatura em Sociologia, possui Doutorado em Educação e Mestrado em Direito. É Procurador Jurídico do município de Muriaé desde 2012, lotado na Procuradoria-Geral com atuação nos Departamentos Tributário e de Processos Administrativos. Além de sua atuação no esfera jurídica, Bersan compartilha seu conhecimento e paixão pelo ensino da Sociologia como professor na Escola Estadual Orlando de Lima Faria, buscando inspirar seus alunos com sua dedicação ao aprendizado e à compreensão dos fenômenos sociais.

Sebastião Moreira de Paiva nasceu em 1952 na cidade de Miradouro, filho de Maria de Lourdes e José Martins. Desde cedo demonstrou um espírito empreendedor e determinado. Após concluir sua formação em Ciências Contábeis, ingressou no mundo do comércio, inicialmente como gerente em uma concessionária de automóveis. Mais tarde se tornou proprietário da loja Brasil Tintas, consolidando sua experiência no setor. O ano de 1994 marcou um momento significativo em sua trajetória, inaugurou o Hotel Premium Plaza, o primeiro empreendimento do Grupo. Com visão de negócios e foco em oferecer serviços de qualidade, expandiu sua presença no setor hoteleiro. Em 2008 inaugurou o Hotel Cllin Plaza, direcionado ao atendimento de viajantes de negócios na região. Em 2011, inaugurou o Hotel Arrastão Plaza, projetado para proporcionar lazer e entretenimento aos hóspedes. Sebastião Paiva continuou a crescer e se destacar no ramo, e agora em 2024, seu quarto empreendimento, o Gran Premium Plaza, foi inaugurado. Além de seu sucesso profissional, Sebastião é um homem de família dedicado. Casado há 46 anos com Maria Heloísa, é pai da Flávia, Renata e Beatriz, avô de seis netos. Conhecido como Tãozinho, sempre valorizou sua fé católica e devoção a Santa Rita de Cássia. A vida de Sebastião Moreira de Paiva é uma história de perseverança, trabalho árduo e visão empreendedora.

Silvio Márcio Bousada Salvato é secretário municipal de Planejamento e Controle de Muriaé. Filho de Geraldo Salvato e maria das Dores Bousada Salvato é casado com a professora Nilza Helena Fátima e tem três filhos: a nutricionista Laís Souza; a médica Sílvia Souza e o jornalista Henrique Souza Salvato. Tem uma neta, Clara Salvato Gomes. Formado em Administração pela Universidade Castelo Branco e pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Iniciou as atividades profissionais na extinta Minas Caixa onde trabalhou até 1991. foi “emprestado” para a prefeitura de Muriaé e trabalhou com o saudoso r. Paulo Carvalho. Ficou na administração de Dr. Carlos Fernando, Odilon Carvalho e do Iones Konstantinnos Gramatikopoulos. Em julho de 2022 foi convidado pelo dr. Marcos Guarino a retornar à prefeitura. Trabalhou ainda na secretaria de planejamento do Estado de Minas Gerais; prefeitura de São Sebastião da Vargem Alegre e Miradouro. Sócio da CFS Assessoria e Consultoria Contábil fundada em 2001.

Wilson de Freitas Soares nasceu em 8 de julho de 1959 em Muriaé, filho de Antônio Luiz Soares e Edith Neres de Freitas Soares. Especializou-se em Técnico de Segurança do Trabalho tendo cursos de Brigadista, Socorrista e assistente de Perícia Técnica Judicial. É o idealizador da Semana Municipal de Prevenção de Acidente do Trabalho, comemorada sempre dentro do projeto “Abril Verde”. Foi engraxate, balconista, trabalhou na Farmácia da Prefeitura e foi agente sanitário. Também trabalhou como propagandista da indústria farmacêutica. Foi conselheiro tutelar do município e Comissário Voluntário da Infância e Juventude de 1990 a 2010. Trabalhou na ONG Pemse; foi chefe de segurança do trabalho no Demsur; assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas e, atualmente é assessor de Planejamento de Segurança do Trabalho do Demsur. Atualmente é diretor da Liga Esportiva de Minas Gerais. Auditor da Junta de Justiça Desportiva; diretor da Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Casado com Elma Aparecida e pai de Thaís e Thalita, tem uma neta, Luna. Botafoguense é presidente da torcida organizada Estrela Furacão Fogo Muriaé.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo