Home / Notícias / Cidade / Muriaé completa 158 anos de emancipação político-administrativa

Muriaé completa 158 anos de emancipação político-administrativa

Bandeira de Muriaé

Muriaé comemora nesta quinta-feira (16) 158 anos de emancipação político-administrativa. Confira a programação oficial.




História

Em 16 de maio de 1855, pela “Lei nº. 724”, com o nome de São Paulo do Muriahé o distrito foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de São João Batista do Presídio. A vila de São Paulo do Muriahé seria elevada à condição de cidade apenas em de 25 de novembro de 1865, pela “Lei nº. 1257”. A denominação Muriaé só viria com a “Lei nº. 843”, de 7 de setembro de 1923.

A cidade, que tem atualmente uma população de 102 074 habitantes (IBGE/2012), é uma das mais importantes da região da Zona da Mata mineira.




Origem do nome Muriaé

O nome da cidade é provavelmente de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o significado da palavra “Muriaé”, a maioria das hipóteses aponta para a relação com a existência de mosquitos. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos). A informação do Almanaque das Casas Americanas, de 1914, de que 15% das crianças nascidas no município no ano de 1876 morreram em razão da febre amarela – doença provocada pela picada de mosquitos – faz essas versões ganharem força.




Há ainda outras opções menos cotadas, segundo as quais o nome do rio e da cidade, com origem na palavra “Mboriahu”, significaria aflição e lamento.

Leia também:

Fonte: Wikipédia

Confira também

Temporal provoca alagamentos, mas Prefeitura de Muriaé afirma que não há risco de enchente

A respeito da forte chuva que começou a cair por volta de 20h desta sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *