Muriaé mantém comércio inalterado até segunda, com abertura ampliada para o Dia dos Pais

Guia Muriaé no WhatsApp

Em live transmitida na noite desta quinta-feira (6), o prefeito de Muriaé, Grego, anunciou que o funcionamento do comércio na cidade vai permanecer inalterado pelo menos nos próximos dias.

A transmissão contou com a participação do promotor de Justiça da Comarca de Muriaé, Fábio Laureano, procurador geral do município, de Luciano Bandeira de Melo, e do médico infectologista, Daniel Licy.

A principal pauta foi o programa “Minas Consciente”, coordenado pelo Governo de Minas e que prevê a retomada segura e responsável da economia. O programa foi reformulado e a cidade de Muriaé passou a ser classificada na chamada onda “Amarela”.

Luciano Bandeira de Melo explicou que todos os municípios mineiros foram obrigados pela Justiça a seguir as orientações do Governo de Minas, que já estava sendo feita pelo Minas Consciente.

– Tivemos uma grata surpresa de sermos adicionados na onda “Amarela”, que é uma onda intermediária que possibilita maior flexibilização do funcionamento do comércio. Vamos realizar estudos nos próximos dias e na próxima segunda-feira (10) que vem vamos anunciar oficialmente as atividades que poderão funcionar na cidade – afirmou.

O promotor Fábio Laureano ressaltou que o Poder Público não deixou de prestar assistência médica à população.

– Nossos hospitais não deixaram de prestar a devida assistência durante esse período da pandemia. O fato de Muriaé já entrar no Minas Consciente na fase intermediária, mesmo com todas as dificuldades que tivemos, é motivo de orgulho – disse.

O médico Daniel Licy citou a redução no número de casos do coronavírus, mas lembrando que o risco da doença continua o mesmo.

– Tivemos reduções novos casos, casos ativos, positividade dos exames realizados, pacientes em ventilação mecânica e de pacientes em leitos hospitalares. As medidas para controle da epidemia continuam valendo, precisamos ter os mesmos cuidados de saúde, pois o grupo de risco continua tendo o mesmo risco de falecer com Covid-19. Não afrouxem nos cuidados pessoais, principalmente aqueles do grupo de risco – alertou.

O prefeito Grego reforçou a fala do médico infectologista, dando parabéns a população para seguir as orientações das autoridades municipais.

– O Estado vai revisar as regras do Minas Consciente semanalmente. Devemos continuar com todos os cuidados, incluindo máscaras, lavagem de mãos, uso de alcool em gel e distanciamento social. Essas ações contribuíram para Muriaé, ao contrário de praticamente metade da população de Minas que ainda permanece na onda “Vermelha”, chegasse a onda “Amarela”. Vamos verificar o protocolo e na segunda-feira vamos anunciar uma possível flexibilização do comércio – afirmou.

A grande novidade da live ficou por conta do funcionamento do comércio em função do Dia dos Pais. O comércio ficará autorizado a funcionar no sábado (8), véspera do feriado, no horário de 8h às 18h.

Minas Consciente

Com a atual classificação do “Minas Consciente”, os seguintes comércios poderiam começar a funcionar no município a partir de sábado (8), conforme orientação do Governo de MG:

– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência

– Bares (consumo no local)

– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros

– Serviços de ambulantes de alimentação

– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop

– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito

– Vigilância e segurança privada

– Serviços de reparo e manutenção

– Lojas de informática e aparelhos de comunicação

– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões

– Construção civil e obras de infraestrutura

– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores

– Autoescola e cursos de pilotagem

– Salão de beleza e atividades de estética

– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo

– Papelaria, lojas de livros, discos e revistas,

– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem

– Comércio de itens de cama, mesa e banho

– Lojas de móveis e lustres

– Imobiliárias

– Lojas de departamento e duty free

– Lojas de brinquedos

Proibição

Seguiriam proibidos os comércios abaixo, que integram a onda “Verde”, a qual Muriaé poderá avançar em breve:

– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo

– Academias e demais atividades de condicionamento físico

– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos

– Parques, zoológicos e jardins

– Clubes

– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê

– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca

– Bares com entretenimento (shows e espetáculos)

– Serviços de colocação de piercings e tatuagens

Últimos números do Covid-19 em Muriaé

Os últimos números do coronavírus, divulgados na tarde de hoje, mostram que Muriaé chegou a 2.126 casos confirmados da doença, que já fez 79 vítimas fatais. Não foram registradas novas mortes nas últimas 24 horas.

Pacientes que ainda estão em tratamento da covid atualmente são 162 (ou 8,31% do total). Até o momento, os óbitos somam 56, representando 2,87% do histórico de moradores de Muriaé que foram infectados pelo novo coronavírus.

Dos 1.950 casos de covid-19 confirmados apenas entre moradores de Muriaé desde o início da pandemia, 1.732 pessoas já estão curadas. O número equivale a 88,82% dos muriaeenses que foram infectados pelo novo coronavírus.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo