Muriaé presente no XVI ForEA 2015

Guia Muriaé no WhatsApp

Aconteceu no município de Vieiras nos dias 2 e 3 de julho o XVI Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea) 2015. Implantado desde o ano de 2006, o ForEA se consolida com a proposta de apresentar e trabalhar os problemas ambientais dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Muriaé

e entorno do parque Estadual da Serra do Brigadeiro, buscando estimular as articulações entre os membros das comunidades, acreditando que é por meio destas que ocorrerão as ações, facilitando o processo participativo, fator relevante à evolução do processo de educação ambiental.

Neste ano, quatorze municípios mineiros participaram da discussão sobre as questões ambientais. Como atores sociais da educação ambiental, Gestores municipais da Zona da Mata, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Muriaé, autarquia DEMSUR, educadores, alunos, trabalhadores rurais, institutos, Polícia Militar do Meio Ambiente participaram de mesas redondas, oficinas construtivas e minicursos onde trataram assuntos relacionados às questões ambientais da região. Do encontro de gestores foi gerado um documento final com as propostas de ações a serem alavancadas pelos municípios, no âmbito das políticas públicas voltadas para as questões de saúde, educação e meio ambiente (de forma integrada).

Neste ano de 2015, os Eixos Temáticos locais: “Integração Social, Administrativa- Cultura Sustentável Norte da Vida, Água: O combustível da Vida e Resíduos Sólidos Responsabilidade Social”, buscou incentivar a implantação da política ambiental em todos os municípios participantes, de forma a restabelecer valores, propor mudanças de comportamento, para obter um modo de vida sustentável.

Para a coordenação do ForEA, não é possível prever o futuro, mas é possível planejá-lo com a mobilização de toda a sociedade em busca de uma visão do mundo que queremos.

O prêmio

Em novembro de 2014, o Fórum Regional de Educação Ambiental da Zona da Mata (ForEA) venceu o V Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor a Natureza na categoria “Melhor Exemplo em Educação Ambiental”, uma iniciativa do Grupo Ecológico, integrado pela Revista Ecológico, a mais respeitada publicação jornalística sobre sustentabilidade na grande mídia impressa e digital brasileira. O Prêmio é uma referência de Minas para o Brasil, como parte integrante do calendário político-empresarial e institucional do país, que tem como proposta mostrar e premiar os melhores exemplos de gestão, recuperação e preservação ambiental em todos os estados brasileiros.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo