Muriaé recebe, pela segunda vez, os cursos do Capacita Suas

Guia Muriaé no WhatsApp

Muriaé recebe pela segunda vez o curso de qualificação do Programa Capacita Suas, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A aula inaugural do curso será ministrada no dia 5 de dezembro, pela diretora regional da Sedese em Muriaé, Ana Maria dos Reis, no Salão Paroquial Matriz São Paulo, às 9 horas.

Foram formadas duas turmas de 41 alunos, do curso de “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”. O curso é presencial, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração, e é dedicado aos trabalhadores e gestores do Suas e conselheiros da assistência social.

Em dezembro, quinto e último mês de execução da primeira fase Capacita Suas, além do polo de Muriaé, estão sendo abertas novas turmas nos polos Governador Valadares, Timóteo e Uberaba, com um total de 350 vagas. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um.

Com a formação dessas últimas turmas, foram oferecidas, em 2016, 3.496 vagas, em 21 polos de capacitação. Somente nesta primeira fase do Capacita Suas, o investimento é de mais de R$ 4 milhões, entre recursos federal e estadual. “A nossa expectativa é melhorar a qualidade dos serviços de assistência social em Minas Gerais. Os trabalhadores são a principal tecnologia que o sistema utiliza. A nossa aposta é de que as tecnologias qualificadas, ou seja, os recursos humanos qualificados e bem informados vão gerar melhoria dos serviços, e teremos uma população mais bem protegida em Minas Gerais” informa a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque.

Capacita Suas

O Capacita Suas é um programa que funciona em todo o território brasileiro com conteúdos nacionais, e em Minas Gerais foi ajustado à realidade dos municípios e do estado. A questão da gestão financeira, por exemplo, é um conteúdo nacional adaptado às especificidades mineiras. Minas é um dos poucos estados que autorizam a utilização de recursos públicos, por parte da prefeitura, no custeio e investimento.

Já o tema da Proteção Social Básica se justifica pelo caráter preventivo. Os dois cursos configuram duas prioridades do governo estadual: melhorar a gestão financeira e ter ações que façam a prevenção na Assistência Social em Minas Gerais.

O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados em http://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.

Em Minas Gerais, o Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do sistema, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas da política pública e a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

Fonte: Sedese

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo