Home / Notícias / Cidade / Muriaé receberá recursos para preservação de nascentes e córregos

Muriaé receberá recursos para preservação de nascentes e córregos

A Prefeitura de Muriaé, Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a ACAMAD, viabilizou junto à Agência de Bacia do Paraíba do Sul (AGEVAP), recursos no valor de 560 mil reais para contribuir com a preservação de nascentes e córregos. O prefeito Aloysio Aquino assinou, nesta quarta-feira (8), no Grande Hotel Muriaeh, o convênio para que o município passe a receber o Pagamento dos Serviços Ambientais (PSA) e desenvolva ações integradas junto aos produtores rurais, objetivando a revitalização das bacias hidrográficas.

Dentre 184 municípios que fazem parte do CEIVAP, sendo 87 deles em Minas Gerais, apenas três cidades mineiras foram contempladas com o PSA Hídrico: Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre e Rio Pomba. Representantes de ambas as cidades estiveram presentes na solenidade. Assim como Aloysio Aquino, o prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira e o secretário de Meio Ambiente de Rio Pomba, Antônio Barra, assinaram a adesão ao Programa.




A iniciativa foi viabilizada no município através da Lei 4.505/2013, assinada pelo Prefeito de Muriaé. O foco da atuação é a zona rural. Desta forma, o proprietário rural que mantiver cercadas as reservas de mata virgem, que proteger os recursos hídricos (nascentes e córregos) e que tomar outros tipos de providências no sentido de manutenção e recomposição do meio ambiente, passará a receber ações integradas e permanentes para a promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e também vice-presidente do Comitê de Bacias do Rio Pomba e Muriaé – COMPÉ, Juliana Guarino, serão trabalhados pontos estratégicos na região para que haja todo um processo de melhoria da qualidade da água: “Estarão inseridos no contexto propriedades que estejam às margens do Rio Preto e Glória”, disse ela, lembrando que a bacia hidrográfica não é um ponto separado, as águas chegam de vários locais e vão tomando os seus destinos, daí a importância da união entre as prefeituras para que se alcance um benefício concreto para todos os municípios.

Fonte: PMM




Confira também

Impermeabilização de sofá/estofado evita manchas e mantém a boa aparência; saiba onde fazer

A impermeabilização é a melhor opção para evitar manchas e manter a boa aparência de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *