Polícia Civil realiza ações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher em Muriaé e região

Guia Muriaé no WhatsApp

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta terça-feira (8/3), ações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, na Zona da Mata mineira, no âmbito do 4º Departamento, unidade que compreende as Delegacias Regionais em Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa.

Homenagem em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, no segundo andar do Shopping Santa Cruz, a Polícia Civil, em parceria com o shopping, participou de encontro para falar sobre a importância da instituição na defesa dos direitos humanos, sobretudo da mulher vítima de violência doméstica, mas também sobre a atuação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O encontro contou com a presença de convidados, entre eles, representantes de outros órgãos de segurança pública e da Polícia Militar, que também esteve presente com a participação da banda da PMMG. Além disso, em meio a homenagens, a Polícia Civil distribuiu folhetos com informações relacionadas ao acolhimento à mulher na PCMG.

A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Alessandra Aparecida Azalin, também cantou em homenagem às mulheres. Em seu discurso, ela também informou que cartazes serão fixados no interior do shopping, nesta terça-feira. “Aproveitamos para fazer o lançamento de uma campanha que já é realizada em todo país, que é a Campanha Sinal Vermelho. Mas nós temos uma lei municipal em vigor, desde o final do ano passado, e o Shopping Santa Cruz abraçou essa causa”, destacou. A lei municipal 14.315 funciona como mais um mecanismo de combate à violência contra a mulher. Essa lei, de 21 de dezembro de 2021, determina a bares, restaurantes e casas noturnas a fixarem cartazes com os seguintes dizeres: “A violência física e psicológica contra a mulher é crime: Denuncie! Disque 180 ou faça um sinal de “X” na palma da mão e mostre-o a um de nossos funcionários”.

Durante a celebração, a delegada da Deam, Daniele Alves Ribeiro, também reforçou a importância das denúncias. “Vocês, mulheres, precisam denunciar. Temos alguns canais para fazer essa denúncia. Vocês podem denunciar qualquer violência – seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial – junto a qualquer delegacia de Polícia. Também podem fazer a denúncia junto às Delegacias de Mulheres. Existe também a Delegacia Virtual”, enfatizou, reforçando outros canais, entre eles, o aplicativo MG Mulher, os telefones 180 e 190, da Polícia Militar. “Não se calem, denunciem”, ressaltou.

Além disso, o delegado regional em Juiz de Fora, Armando Avólio Neto, aproveitou a oportunidade para parabenizar todas as mulheres. “Inclusive, é momento para manifestar que tenho muito orgulho de todas as servidoras da Polícia Civil”, enfatizou.

Na ação comemorativa, a chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, delegada-geral Flávia Mara Camargo Murta, falou sobre a carreira e destacou que a mulher pode exercer a profissão que quiser. “Nós somos livres para escolhermos a profissão que quisermos. Assim como somos livres para escolhermos os nossos relacionamentos. E é por isso que eu digo a vocês: sejam empoderadas!”, disse, destacando que ser empoderada é saber fazer as suas próprias escolhas. “É lutar por essas escolhas e exigir o respeito por essas escolhas”, finalizou, desejando um feliz Dia Internacional das Mulheres.

Ações comemorativas em Muriaé e Viçosa

Além dessas ações, a Polícia Civil, em parceria com a Prefeitura de Muriaé, esteve presente em evento realizado pela Casa da Mulher, na Praça João Pinheiro, onde policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher permaneceram em um estande com o intuito de difundir informações e orientações, inclusive com a entrega de folhetos.

Já em Viçosa, a titular da Deam, Clarisse Machado, também foi convidada pela prefeitura para participar de uma tarde de visibilidade às mulheres da cidade. Ainda na cidade de Viçosa, na parte da manhã, no evento “Dia Internacional da Mulher: Visibilidade e Mudança de Conceito!”, a Polícia Civil fez uma homenagem às mulheres com a entrega de rosas no centro do município, ao som da Banda Lira Santa Rita.

Palestras em Ubá e Leopoldina

No município de Ubá, o delegado regional Diêgo Candian Alves vai proferir palestra sobre a Lei Maria da Penha e suas implicações penais e sociais, às 20h30, no Rotary Club Ubá Ary Barroso. Outra palestra será ministrada pela titular da Deam em Leopoldina, delegada Gisela Borges Matos, às 20h, durante participação em evento promovido pela Câmara Municipal de Leopoldina, por meio da Escola do Legislativo e da Procuradoria Especial da Mulher. Na ocasião, no Plenário Antônio Sérgio Lima Freire, a delegada vai falar sobre o tema “Violência Doméstica: uma visão prática do enfrentamento em nosso município e no Brasil”. A transmissão ao vivo dessa palestra também pode ser acompanhada pelo Facebook da Câmara.

Fonte: PCMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo