Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho

O prazo para o alistamento militar termina no dia 30 deste mês, alerta o Tiro de Guerra 04-016. Este ano, devem se alistar jovens do sexo masculino que completam 18 anos até 31 de dezembro de 2021.

O serviço militar é obrigatório e tem duração de aproximadamente um ano. Dos inscritos, cem adolescentes serão selecionados para formação como atiradores para o próximo ano no TG de Muriaé, Organização Militar que funciona na cidade em parceria com a Prefeitura.

O subtenente Josemar, chefe da Instrução do TG, salienta a importância de se alistar dentro do prazo. “Os jovens que se alistarem até 30 de junho participarão da seleção prevista já para o mês de agosto do corrente ano. Já os jovens que se alistarem após a referida data irão compor a seleção só no ano seguinte, atrasando, desta forma, sua prestação do serviço militar obrigatório”, informa.

Confira as formas de alistamento:

– Junta de Serviço Militar de Muriaé: atendimento presencial de segunda-feira a quinta-feira (manhã e tarde). Jovens devem levar documento com foto (identidade ou CNH) e comprovante de residência. A Junta está localizada no 4º andar da Câmara de Vereadores. O telefone de contato é o 3729-1221.

– Alistamento online: neste caso, o cadastro deverá ser feito pela internet no site do Exército (www.alistamento.eb.mil.br). O jovem deve ficar atento no preenchimento do cadastro online, pois todas os dados informados devem ter autenticidade. Para isso, o jovem deve estar com o número do CPF em mãos e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. É importante que ele imprima o Certificado de Alistamento Militar (CAM), documento que comprova a inscrição. Além disso, é necessário ter e-mail e número de celular.

Os cidadãos que são moradores da área rural de Muriaé também devem se alistar. Vale lembrar que o alistamento é obrigatório mesmo para as pessoas com deficiência física e mental. Para isso, devem apresentar parecer médico sobre a deficiência constando o CRM do médico. Sendo notoriamente incapazes, essas pessoas são isentas do Serviço Militar.

Quem não se alistar

Quem não se alistar dentro do prazo, além de estar sujeito à multa, vai estar em débito com o Serviço Militar. Nesse caso, fica impedido de obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público eletivo ou de nomeação, ser matriculado em universidade, obter carteira profissional, assinar contrato ou receber qualquer prêmio de governos federal, distrital, estaduais ou municipais, entre outros.

Fonte: TG


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo