Prefeitura conclui maior das quatro etapas do Complexo de Drenagem Pluvial

Guia Muriaé no WhatsApp

A maior das quatro frentes de trabalho que formam as obras do Complexo de Drenagem Pluvial de Muriaé foi concluída nesta semana. Na tarde de quarta-feira (25), foi realizado o asfaltamento da rua Teodorico Torres, a última que restava para ser pavimentada na região abrangida pelo córrego Santa Rita, encerrando assim as atividades no local.

As obras beneficiaram diretamente seis bairros: Centro, Hélio Araújo, São Gotardo, João XXIII, Safira e Augusto de Abreu, encerrando definitivamente o problema, até então recorrente, de alagamentos que aconteciam sempre que chuvas torrenciais eram registradas na cidade.

O trabalho começou a ser executado em julho de 2013 e, enquanto algumas das vias mais movimentadas da cidade – como a Avenida Constantino Pinto e as ruas Santa Rita e José de Abreu – permaneciam interditadas para a colocação das manilhas e aduelas, obstáculos naturais e questões burocráticas contribuíam para atrasar a entrega da obra.

O primeiro entrave surgiu quando os operários da Prefisan, empresa responsável pela obra, encontraram maciços de rochas no subsolo da rua Santa Rita. Diante da impossibilidade de se usar explosivos para dinamitá-las – algo que poderia comprometer seriamente a estrutura dos imóveis existentes no entorno – a solução encontrada foi a aplicação de argamassa expansiva para remoção gradual das pedras.

Logo em seguida, a necessidade de desapropriação de quatro casas situadas na rua José de Abreu também durou mais tempo que o esperado. A previsão era de que a negociação com os proprietários pudesse ser resolvida rapidamente, mas a questão acabou seguindo para a justiça e tramitando por mais de quatro meses. E já durante quase todo o primeiro semestre de 2015, as obras ficaram paralisadas em virtude de lentidão do Governo Federal para efetuar o pagamento das medições de cada etapa executada pela empresa Prefisan.

“Foram muitos percalços, mas nunca desistimos do objetivo de concluir a obra. Para isso, participamos de inúmeras reuniões com representantes do governo e da Caixa Econômica Federal, expondo a importância deste projeto para Muriaé”, destaca o prefeito Aloysio Aquino. “Felizmente, tudo deu certo. E as chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade nesta fase final dos trabalhos não geraram transtornos e nem alagamentos, comprovando a eficiência do serviço”, completa.

Andamento das obras em outros bairros – Além da região do córrego Santa Rita, o projeto do Complexo de Drenagem Pluvial de Muriaé inclui ainda atividades em outos três bairros da cidade.

No Primavera, as atividades também já estão concluídas. No local, o objetivo do serviço foi promover corretamente a captação da água proveniente das chuvas, evitando a ocorrência de erosões e deslizamentos de terra. Para isso, houve a criação de avenida sanitária com 2 mil metros de rede no perímetro do bairro, além da correção de duas voçorocas que há anos colocava em risco a segurança dos moradores.

O Dornelas deve ser o próximo bairro a ter suas obras também finalizadas. Neste momento, as obras acontecem na rua Viscente Cascelli, no trecho entre as ruas Nicola Cascelli, João Dornelas, Francisco Dornelas e Wilson Alvim do Amaral. A previsão é que as atividades estejam totalmente concluídas até meados de dezembro.

Já na Barra, as obras também seguem a todo vapor, com ações sendo executadas na rua Belisário e no entroncamento entre as ruas Pirapanema, Farmacêutico Álvaro de Castro e Francisco Carlos Machado – popularmente conhecida como prolongamento da Avenida JK. Em seguida, a equipe da Prefisan seguirá para a Avenida Monteiro de Castro – que ficará com trânsito em meia pista a partir de dezembro – e vias públicas do seu entorno, como as ruas Doutor Antônio Rogério de Castro, Rui Barbosa, Lincoln Marinho e Victor Hatadeu, entre outras. A expectativa é que todas as etapas sejam concluídas até o fim de janeiro de 2016.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo