Prefeitura de Muriaé avalia serviços de telecomunicações

Guia Muriaé no WhatsApp

Um importante trabalho de avaliação dos serviços de telecomunicações está sendo executado em Muriaé pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Um convênio firmado entre a secretaria e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá verificar se a radiação eletromagnética emitida pelas antenas de telefonia celular, estão dentro das normas de segurança do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais.

Os professores de Engenharia elétrica-telecomunicações, Daniel Discini e Alexandre Bessa, do Departamento de circuitos elétricos da UFJF, já começaram o trabalho de campo para verificar as ações necessárias e desvendar os impactos ambientais desta atividade no município de Muriaé, além de propor medidas preventivas em relação ao meio ambiente.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Juliana Guarino, o principal objetivo da ação é cuidar da população. Segundo ela, o laudo técnico, que será apresentado nas próximas semanas, irá mostrar o resultado das avaliações quantitativas dos campos eletromagnéticos no município e ainda, se o limite de radiação está sendo respeitado em Muriaé, pelos serviços de telecomunicações.

As estações radiobase de telefonia celular, são regulamentadas pela Lei Municipal 2.871, de 2003, cabendo a fiscalização à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com essa lei, as antenas deverão estar, no mínimo, a 34 (trinta e quatro) metros de distância da divisa do imóvel onde estiver instalada e respeitar a distância de 50 (cinqüenta) metros, nas proximidades de hospitais, creches, estabelecimentos de ensino e asilos.

Riscos à saúde

O sistema de telefonia celular é responsável pela emissão de ondas eletromagnéticas de 9 MHz a 300 GHz. Alguns pesquisadores estabelecem uma correlação entre a exposição a esse tipo de radiação e o surgimento de alguns tipos de doenças. Outros, no entanto, acreditam que não há evidências de que a exposição a campos eletromagnéticos de baixo nível tenha conseqüências sobre a saúde, mas continuam a realizar pesquisas para aprofundar os conhecimentos sobre os efeitos biológicos das radiações.

Paralelamente, alguns municípios brasileiros já estão adotando medidas próprias para reduzir os possíveis efeitos desse tipo de poluição ambiental. Em Muriaé, o trabalho tem caráter preventivo, a medida visa a precaução contra possíveis e eventuais impactos negativos gerados pela radiação, não ionizante, ao ambiente e à saúde humana.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo