Prefeitura de Muriaé se organiza para construir novo Plano Diretor a partir de abril



Para assegurar um desenvolvimento ordenado e valorizar espaços urbanos, a Prefeitura de Muriaé realizou nesta segunda (26), no Teatro Zaccaria Marques, uma reunião para o início dos trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal. Os levantamentos para a realização de um diagnóstico atual da cidade começarão a ser feitos em abril e deverão contar com a participação ativa da população. A iniciativa garantirá que o município cresça de forma organizada e estruturada, melhorando a qualidade de vida dos muriaeenses. A expectativa é de que esteja concluído até novembro de 2018.

O Plano Diretor é um planejamento prévio realizado pelas prefeituras, com a colaboração dos vereadores, conselhos e secretarias municipais, onde estão explícitas as plataformas de trabalho e os anseios da população. Ele tem o objetivo de direcionar as ações da administração pública e da iniciativa privada, por um crescimento municipal ordenado. “O último Plano foi construído em 2006 e deveria ter sido aplicado nos últimos 10 anos, porém a cidade cresceu muito e o modelo existente está ultrapassado. Vamos construir um programa mais consistente em relação à realidade de Muriaé”, explicou o secretário de Obras Públicas e Urbanismo, Aderbal Fernandes, salientando que a mobilidade urbana será um dos assuntos a serem abordados.




O programa de Mobilidade Urbana envolve a melhoria da cidade para a locomoção e transporte das pessoas entre os variados bairros. Isto inclui a qualidade das calçadas, o planejamento de vias públicas, assim como o restabelecimento das ruas, a construção de rampas de acesso para cadeirantes, entre outros. Durante o desenvolvimento do Plano, também serão debatidos assuntos relacionados aos trechos para os quais a cidade deverá crescer, as áreas de expansão das zonas comerciais, as solicitações de serviços fundamentais relacionados à saúde, educação, social e cultura, assim como as principais obras de saneamento urbano que precisam ser realizadas.

“Vamos identificar os pontos a serem melhorados na nossa cidade, procurando sempre ouvir os muriaeenses”, afirma prefeito

A Prefeitura assinou um termo de cooperação junto à empresa Votorantim para que, por meio do trabalho técnico da Geo Brasilis, se construa o Plano Diretor. Inicialmente, será feito um diagnóstico da cidade e as equipes deverão se reunir com a população. “Começaremos a montar o planejamento urbano atualizado para ser aplicado nos próximos 10 anos na próxima semana. Vamos identificar os pontos a serem melhorados na nossa cidade, procurando sempre ouvir os muriaeenses”, declarou o prefeito Grego, lembrando que o Plano direcionará a forma de administrar a cidade e o modo correto de se ocupar o solo.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.