Prefeitura realiza abordagem social com pessoas em situação de rua no coreto
Equipes da Prefeitura de Muriaé realizaram, na manhã da quarta-feira (26), uma abordagem educativa com as pessoas em situação de rua que ocupavam o coreto, localizado na Praça João Pinheiro, Centro. O objetivo da ação foi encaminhá-las aos serviços ofertados pela Administração, oferecendo a elas condições dignas de sobrevivência.
A abordagem foi pacífica e as pessoas foram encaminhadas para unidades do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), Casa Acolhedora e Centro POP – instituições que são especializadas em oferecer o atendimento correto a este público. Algumas, porém, foram levadas primeiramente para atendimento médico no Hospital São Paulo.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar. Segundo o comandante da 76ª Companhia, capitão Sandro, havia muitas reclamações sobre brigas, depredações e vandalismo, que seriam provocados por estas pessoas.
Prefeitura dispõe de serviços públicos para pessoas em situação de rua
O prefeito Grego conversou pessoalmente com as pessoas que ocupavam o local e acompanhou toda a ação, juntamente com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga. Grego frisou que a Prefeitura oferece espaços adequados para o acolhimento deste público. “A ação teve o objetivo de oferecer condições adequadas para atendimento às pessoas em situação rua, com humanismo e respeito, além de retomar um patrimônio público municipal e restabelecer a ordem no local”, comentou, solicitando que os muriaeenses não ofereçam esmolas e refeições a esta população, o que, segundo ele, estimula a permanência deles nesta situação.
Ao final da ação, servidores do Demsur fizeram a limpeza do local. A partir de agora, o coreto terá uma vigilância permanente, evitando que seja ocupação por pessoas em situação de rua.
Fonte: PMM