Home / Notícias / Cidade / Prefeitura realiza limpeza do Rio Muriaé

Prefeitura realiza limpeza do Rio Muriaé

A Prefeitura está realizando, desde a última segunda-feira (2), a limpeza do Rio Muriaé. A intervenção tem o objetivo de preservar o rio, através de capina das margens, retirada de lixo e de plantas aquáticas, que estavam cobrindo todo o seu leito, prejudicando, assim, a oxigenação da água.

A ação, chamada de “força-tarefa”, pois acontece de forma conjunta entre vários setores da Administração e com apoio do Corpo de Bombeiros, começou pelo Dornelas e se estenderá aos bairros Santana, Barra, Centro (em trechos como Casa de Saúde e Avenida JK) e Porto. A previsão é de que o trabalho seja concluído até a primeira quinzena deste mês.

Nélio de Almeida reside em Muriaé há 60 anos, sendo 50 deles no bairro Dornelas. Ele conta que esta foi a primeira vez viu uma limpeza no rio como a que está sendo realizada atualmente. “Isso é algo que eu nunca tinha visto desde que me mudei para Muriaé. Toda a comunidade que mora próximo ao rio estava precisando de uma ação destas. O trabalho está ficando muito bom”, comenta.




“Precisamos contar com a ajuda de toda população para salvarmos o Rio Muriaé”, afirma prefeito

A força-tarefa começou a ser planejada após o resultado da análise de amostras de água coletadas do Rio Muriaé devido à identificação, no dia 31 de julho, de uma mancha escura no rio. O laudo não foi capaz de indicar a fonte que gerou a coloração escura. Nele, foi constatado alto índice de ferro dissolvido, proveniente da composição do solo, que, juntamente com a estiagem e o aumento da temperatura, podem ter provocado a proliferação de plantas aquáticas e um processo que causa mau cheiro, alteração na cor e odor na água.

O prefeito Grego, que acompanhou a ação na manhã desta quarta-feira (4), destaca que a Prefeitura está dando atenção especial para revitalizar o Rio Muriaé. “O que podemos fazer neste momento para limpar e recuperar este rio, que se encontra em situação lamentável, nós estamos fazendo. Não estamos medindo esforços para preservá-lo. Para isso, precisamos contar com a ajuda de toda a população, para, juntos, salvarmos o Rio Muriaé”, afirma.




Fonte: PMM




Confira também

Loja de Muriaé abre vagas de emprego para o Natal com possibilidade de efetivação

As festas de fim de ano estão chegando e neste período surgem oportunidades para quem …

Um comentário

  1. Gustavo Castro

    Não adianta nada mandar retirar essas plantas daí, pois no estado que está o rio (pouca água e uma concentração de esgoto) elas voltarão a se ploriferar rapidamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *