Produção de uvas cresce em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Os representantes da Fundarte, Wania Muahad e Fernando Paixão, seguiram nessa quinta-feira, 14/01, com o Sr. Amaury Guarçoni de Almeida para reunião sobre o cultivo de uvas da USSVA – Uvas da Serra de São Sebastião da Vargem Alegre e região, da qual ele é Conselheiro.


O encontro aconteceu na Pousada Paraíso em Pirapanema, onde estavam presentes, além do Sr. Amaury, o proprietário Sr. Ladir e os associados Sr. Saulo e Sr. Luiz Carlos Pinheiro.

A Uvas da Serra é uma associação formada por 23 associados, sendo 8 de Muriaé, 9 de São Sebastião, 5 de Miraí e 1 de Guiricema. A produção vem conquistando o mercado regional pelo sabor e qualidade das uvas produzidas. O objetivo dos associados é trabalhar para melhorar a qualidade da mão de obra do jovem produtor rural e melhorar a renda dos agricultores.

Apesar de ser tipicamente familiar e assentada em pequenas propriedades, se engana quem pensa que o negócio é pequeno: a previsão de colheita para 2021 é de 20 toneladas de uva e já existe uma expectativa de se colher 35 toneladas em 2022.

A Fundarte conheceu o espaço de plantio, observando que ali, além das vinhas, também são cultivados milho e feijão. Outro fato interessante é que no início dos caminhos de plantio é sempre plantada uma roseira, que, segundo a Associação, é um termômetro para o cultivo. Se a rosa estiver bonita, as vinhas estão saudáveis.

Os tipos de uva que estão sendo cultivadas são: Carmen, Isabel, Niágara Rosada e Niágara Branca.

O presidente da USSVA ressaltou a necessidade de parcerias com as prefeituras das cidades envolvidas, a empresa Socioambiental Consulting responsável pela parte técnica e com o SEBRAE. “Hoje, todos os produtores são apoiados pelo Instituto Votorantim e CBA para a assistência técnica, rural e especializada em viticultura e enologia”, explicou Amaury Guarçoni.

A Associação enviou para o prefeito de Muriaé uma caixa de uvas recém-colhidas e sucos naturais. José Braz recebeu com gratidão a lembrança e já solicitou agenda para conhecer todo o processo de produção e seus associados, a fim de parcerias.

Fonte: FUNDARTE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo