Programa da Coleta Seletiva presente na 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece a extinção dos lixões até 2014. Muriaé está atendendo às exigências legais e até o final de 2013 o novo Aterro Sanitário entrará em operação. Uma das condicionantes do perfeito funcionamento do aterro sanitário é oferecer à população os serviços de coleta seletiva, pois quanto mais resíduos forem separados na cidade, menor o volume que chegará ao aterro sanitário, aumentando assim sua vida útil que está estimada em 20 anos.

A exigência é de que 100% do município ofereça serviços de coleta seletiva e em Muriaé 18 bairros já são atendidos, porém, algumas deficiências estão ocorrendo na logística e na prestação dos serviços. Assim um plano de ação de reforço da coleta seletiva foi elaborado pela equipe de gestão da Divisão de Limpeza Urbana do DEMSUR com o objetivo de promover as devidas correções para posteriormente continuar a implantação nos demais bairros.

Parcerias estão sendo feitas e cerca de 15.000 residências serão visitadas por voluntários que fazem parte dos PSF’s, grupo de escoteiros, Tiro de Guerra, equipe de epidemiologia, perfazendo um total de 200 pessoas. Nas visitas domiciliares serão entregues imãs de geladeira e panfletos com informações de como separar o lixo em seco e úmido. Esta forma de separação foi definida pela FEAM/FIP em 2008 quando iniciaram as implantações.
Outra parceria importante fechada foi junto aos catadores de materiais recicláveis, a ASCAMAREM que chega para reforçar o trabalho desafiador do manejo e destinação do resíduo sólido. A parceria segue também firmada com as Escolas Municipais e Estaduais presentes nos 18 bairros onde é realizada a coleta seletiva. Serão distribuídos containeres para separação do lixo seco do lixo úmido e banner informativo.

Além destes trabalhos será oferecido curso de capacitação aos envolvidos neste programa, para que todos tenham pleno conhecimento de como é feito o trabalho na cidade. Todas as despesas com o trabalho da coleta seletiva são custeadas pelo DEMSUR, porém todo o resíduo coletado é doado aos catadores de materiais recicláveis de Muriaé.

Estima-se que cada cidadão brasileiro gere 1,2 quilos de lixo por dia e considerando que a população de Muriaé é superior a 100.000 habitantes, calcula-se que cerca de 120.000 quilos de lixo são gerados POR DIA em Muriaé. Estima-se, também, que metade dessa quantidade é formada por restos de alimentos. Por isso se faz importante promover uma mobilização no município que objetive a conscientização e sensibilização da população com essa temática e esse plano de ação está sendo apresentado no Stand do Pavilhão Comercial do Parque de Exposições de Muriaé.

Por todo o parque de exposição foram espalhados latões de lixo nas cores verde (para o lixo seco) e marrom (para o lixo úmido) e todas as barracas foram visitadas pelo DEMSUR pedindo a colaboração na separação dos resíduos e no uso correto das lixeiras. E o trabalho já mostrou resultado. Hoje pela manhã os latões verdes amanheceram completamente cheios e todo o resíduo foi recolhido pelos catadores da ASMAM – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé com o auxílio do caminhão da Coleta Seletiva do DEMSUR. Os trabalhos nos bairros e nas escolas serão iniciados ao final do mês de setembro e a previsão de conclusão é para novembro/2013.

Mais uma parceria importante foi fechada junto aos catadores de materiais recicláveis, a ASCAMAREM que chega para reforçar o trabalho desafiador do manejo e destinação do resíduo sólido.

Segue abaixo relação dos 18 bairros do município de Muriaé onde a coleta seletiva é realizada:

As 2ª e 6ª – Colety, Pref. Hélio Araujo, Quinta das Flores, Primavera, São Gotardo, Alterosa, João XXIII, Porto, São Cristóvão, Santa Terezinha, Encoberta.

As 3ª e 5ª – Safira, Planalto, Cerâmica, Santo Antônio, Vale do Castelo, São Vicente de Paula.

Todos os dias – Parte comercial do bairro Centro e adjacências, a partir das 18 horas.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo