Prova de legislação para tirar habilitação passa a ser eletrônica em Muriaé



A partir desta segunda-feira (26), os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a fazer a prova de legislação em terminais eletrônicos em Muriaé.

As provas agora passam a ser realizadas em cabines na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Muriaé. No local, será disponibilizada a prova com a plataforma via internet, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

As provas poderão ser realizadas em dias e horários previamente agendados pelos candidatos, dentro do horário de expediente da UAI Muriaé, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar a prova de legislação, o candidato pode acessar o site detran.mg.gov.br ou pode fazer a marcação por meio do Centro de Formação de Condutores (CFC).




O resultado do teste sai na hora e será lançado automaticamente no sistema. Além de Muriaé, candidatos das cidades de Carangola, Divino, Eugenópolis, Miradouro, Palma e Rosário da Limeira fazem partes da área de abrangência da Comissão Examinadora de Muriaé, ou seja, fazem a prova em Muriaé.

Até então, o teste era aplicado em papel, sendo que nos últimos dois anos as provas vinham sendo aplicadas nas dependências do Colina Country Club, sempre nas noites de segunda-feira. O clube vinha cedendo gratuitamente o espaço a Comissão Examinadora de Muriaé. Em ofício, a Polícia Civil, através do delegado regional da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, José Roberto Machado Demétrio, agradeceu o apoio do presidente do Colina, Antônio Gomes de Souza.

Desde o ano de 2016 o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) vem implementado a novidade com o objetivo de substituir as provas escritas para candidatos à CNH.

Agendando a prova

Para realizar o agendamento é necessário informar os dados do candidato e gerar a DAE no valor atual de R$ 65,03. Essa é a única taxa que o candidato precisa pagar.

Após o pagamento da DAE e a confirmação do agendamento eletrônico, o candidato receberá um comprovante contendo dia, horário e local em que o exame será realizado. Ele poderá escolher dia, local e turno de realização da prova, mas não o horário.

Para ser aprovado no exame, a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos. Este resultado é fornecido em poucos minutos após a realização da prova eletrônica na própria unidade onde foi realizado o exame, mas também é possível consultar o resultado no site do Detran/MG.

Candidato reprovado: neste caso um novo exame poderá ser realizado após 15 dias. A remarcação poderá ser feita a partir de dois dias úteis da reprovação, mediante o pagamento de novo Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Candidato ausente: O candidato que não comparecer à Prova de Legislação pode marcar um novo exame após o pagamento de nova DAE.

Fonte: Guia Muriaé

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.