Reprovação em autoescolas de Muriaé ultrapassa os 70%

Guia Muriaé no WhatsApp

Autoescolas de Muriaé

Conforme mostrado em matéria publicada em abril, a taxa de reprovação em autoescolas de Muriaé é bastante alta.

O desempenho dos candidatos a condutores, em Muriaé, tem sido baixíssimo. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Minas Gerais, a taxa de aprovação na cidade, principalmente na categoria B, não tem conseguido sequer chegar aos 30%.

Durante todo o ano de 2012, foram realizados na cidade 2.999 exames teóricos de prática veicular. Destes, foram 1.983 aprovações, que representaram 66,12%. O problema aparece na hora dos exames práticos.

Para a categoria A (motocicleta), 1.541 exames foram aplicados e apenas 675 obtiveram êxito. Isso representa um sucesso de apenas 43,80% dos candidatos. Em quatro dos 12 meses, a aprovação foi menor que 40%.

Nas provas para a CNH da categoria B, a situação é trágica: em 2012, a taxa de aprovação na cidade foi de apenas 28,38%. Foram 2.474 exames realizados e 702 aprovações. Em meses como junho e novembro, os números chegaram próximos dos 20%.

Em 2013, panorama praticamente não muda

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram poucas as mudanças quanto aos números dos Centros de Formação de Condutores na cidade. Entre janeiro e abril, foram aplicados 1.040 exames teóricos de prática veicular, com 699 aprovações, correspondente a 67,21%.

Já nos exames práticos, o desempenho continua medíocre: para a categoria A, 438 aplicados com 201 aprovações (45,89%). E na categoria B, números ainda piores que em 2012: 892 testes, 253 aprovações e média de 28,36%.

Delegado de trânsito fala em despreparo dos candidatos

Os números altos da reprovação de candidatos na cidade pode evidenciar uma situação preocupante, que se reflete em motoristas e pilotos que podem causar riscos, pela falta de experiência, nas ruas e rodovias da cidade.

De acordo com Alessandro Amaro da Matta, delegado substituto da Delegacia de Trânsito da 4ª DRPC, os baixos índices de aprovação nos exames não são exclusividade de Muriaé. “Isso tem acontecido aqui e em toda a região”, diz Alessandro. “Muitas vezes, o candidato não possui uma preparação adequada, até mesmo tomando por base a vida escolar. As pessoas mais velhas apresentam ainda mais dificuldades. Estes pontos, conjugados a um descontrole emocional, acabam por afetar o lado psicológico do candidato. Em caso de uma reprovação, para os exames futuros a pressão se torna ainda maior e isso acaba atrapalhando”, avaliou o delegado.

Consulte

Consulte a classificação teórico-técnico e exames práticos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em relação aos candidatos na primeira habilitação por prática veicular:

https://www.detran.mg.gov.br/parceiros-credenciados/centros-de-formacao-de-condutores/classificacao-e-produtividade-dos-cfcs-por-pratica-veicular

Na consulta é o informado o aproveitamento, entre candidatos aprovados e reprovados, de cada auto escola.

Fonte: Jornal de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

  1. Discordo totalmente do que o delegado de trânsito disse.
    Primeiramente queria abordar aqui o que pude perceber na hora do exame aqui em Muriaé.
    1 – Atraso dos examinadores de até 1 hora depois da hora marcada
    2 – Falta de Organização no local da prova.
    3 – Demora em começar o exame.
    4 – Pessoas de mais olhando atrapalhando a concentração dos candidatos
    5 – Demora em começar o exame do percurso.
    6 – A falta de paciência dos examinadores com seus candidatos.
    Quanto ao despreparo descordo um pouco, as vezes o candidato fica tão nervoso, com isso que citei, que acaba fazendo as ações que aprendeu.
    Exemplo do dia 22/05/2013
    Exame marcado para as 13:30
    Examinadores chegando 14:20
    Começando a examinar as 15:00
    Começando o percurso as 17:00
    E quando saí tinha gente fazendo prova ainda as 19:00 hrs da noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo