Roda de conversa inicia Semana de Luta Antimanicomial em Muriaé



A Semana de Luta Antimanicomial teve início em Muriaé nessa segunda-feira (14), com uma roda de conversa no Coreto da Praça João Pinheiro. Promovida pela Prefeitura Municipal, a iniciativa tem o objetivo de ressocializar os pacientes que fazem tratamento psiquiátrico na rede pública, apresentando a eles novas possibilidades de convívio social. A programação prossegue até a próxima sexta-feira (18).

Durante a roda de conversa, pacientes, alunos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário Unifaminas e enfermeiros da rede municipal de saúde discutiram sobre a temática e ações que são realizadas para a ressocialização das pessoas atendidas. As atividades ao longo da semana incluem ainda exposição de quadros dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas e CAPS II), panfletagem, ação conjunta de pacientes, familiares, funcionários de diversos setores da saúde e da assistência social, exposição de artesanato confeccionado pelos próprios integrantes, palestras e capacitação para os profissionais da rede socioassistencial e dos Núcleos de Apoio à Saúde Familiar (NASF).




A Semana será finalizada com desfiles exaltando o tema “Saúde mental no alvo da moda”, que acontecerá às 17h, no Complexo Cristo Redentor. As apresentações serão feitas pelos pacientes dos CAPS e acompanhadas pela banda Besouro Rosa da Esquina. As comemorações serão abertas ao público. “Estamos desenvolvendo diversas atividades para incentivar os pacientes a retornarem aos espaços sociais e restabelecerem o convívio diário com as demais pessoas. A nossa prioridade é melhorar a saúde dos muriaeenses nas mais diversas formas”, lembrou o prefeito Grego.

Confira a programação da Semana de Luta Antimanicomial de Muriaé:

Terça-feira – 15/05/2018

18h – Abertura da exposição de quadros dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS II na Biblioteca do Centro Universitário Unifaminas.

Quarta-feira – 16/05/2018

8h – Movimentação e panfletagem, além de uma ação conjunta de pacientes, familiares, funcionários de diversos setores da saúde e da assistência social; exposição de artesanatos confeccionados pelos próprios integrantes na Praça João Pinheiro, Centro.

13h – Capacitação para os profissionais de assistência social e dos Núcleos de Apoio à Saúde Familiar (NASF) no Grande Hotel Muriahe, Centro.

Quinta-feira – 17/05/2018

8h – Palestras com especialistas em Política e Gestão de Saúde da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS), abordando o assunto ‘Referência de Saúde Mental da GRS, no Teatro Zaccaria Marques (prédio da Fundarte).

Sexta-feira – 18/05/2018

17h – Festa de fechamento com desfiles que retratam o tema “Saúde mental no alvo da moda”. As apresentações serão feitas pelos pacientes dos CAPS e acompanhadas pela banda Besouro Rosa da Esquina, no Complexo Cristo Redentor.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.