Roda de conversa inicia Semana de Luta Antimanicomial em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Semana de Luta Antimanicomial teve início em Muriaé nessa segunda-feira (14), com uma roda de conversa no Coreto da Praça João Pinheiro. Promovida pela Prefeitura Municipal, a iniciativa tem o objetivo de ressocializar os pacientes que fazem tratamento psiquiátrico na rede pública, apresentando a eles novas possibilidades de convívio social. A programação prossegue até a próxima sexta-feira (18).

Durante a roda de conversa, pacientes, alunos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário Unifaminas e enfermeiros da rede municipal de saúde discutiram sobre a temática e ações que são realizadas para a ressocialização das pessoas atendidas. As atividades ao longo da semana incluem ainda exposição de quadros dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas e CAPS II), panfletagem, ação conjunta de pacientes, familiares, funcionários de diversos setores da saúde e da assistência social, exposição de artesanato confeccionado pelos próprios integrantes, palestras e capacitação para os profissionais da rede socioassistencial e dos Núcleos de Apoio à Saúde Familiar (NASF).

A Semana será finalizada com desfiles exaltando o tema “Saúde mental no alvo da moda”, que acontecerá às 17h, no Complexo Cristo Redentor. As apresentações serão feitas pelos pacientes dos CAPS e acompanhadas pela banda Besouro Rosa da Esquina. As comemorações serão abertas ao público. “Estamos desenvolvendo diversas atividades para incentivar os pacientes a retornarem aos espaços sociais e restabelecerem o convívio diário com as demais pessoas. A nossa prioridade é melhorar a saúde dos muriaeenses nas mais diversas formas”, lembrou o prefeito Grego.

Confira a programação da Semana de Luta Antimanicomial de Muriaé:

Terça-feira – 15/05/2018

18h – Abertura da exposição de quadros dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS II na Biblioteca do Centro Universitário Unifaminas.

Quarta-feira – 16/05/2018

8h – Movimentação e panfletagem, além de uma ação conjunta de pacientes, familiares, funcionários de diversos setores da saúde e da assistência social; exposição de artesanatos confeccionados pelos próprios integrantes na Praça João Pinheiro, Centro.

13h – Capacitação para os profissionais de assistência social e dos Núcleos de Apoio à Saúde Familiar (NASF) no Grande Hotel Muriahe, Centro.

Quinta-feira – 17/05/2018

8h – Palestras com especialistas em Política e Gestão de Saúde da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS), abordando o assunto ‘Referência de Saúde Mental da GRS, no Teatro Zaccaria Marques (prédio da Fundarte).

Sexta-feira – 18/05/2018

17h – Festa de fechamento com desfiles que retratam o tema “Saúde mental no alvo da moda”. As apresentações serão feitas pelos pacientes dos CAPS e acompanhadas pela banda Besouro Rosa da Esquina, no Complexo Cristo Redentor.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo