Tiro de Guerra de Muriaé completa 71 anos

Guia Muriaé no WhatsApp

O Tiro de Guerra 04-016, um dos mais antigos do Estado de Minas Gerais em atividade ininterrupta, comemorou seus 71 anos de criação com entrega de homenagens a personalidades e instituições militares e civis de Muriaé, que, de alguma forma, contribuíram ou contribuem com o Exército, através do TG.


A solenidade, que aconteceu no último sábado (19), no Centro de Formação e Ascensão Social (Cefas), sede provisória do Tiro de Guerra, também comemorou o Dia do Soldado (celebrado no dia 25 de agosto). Durante o evento, foram entregues, ainda, a boina verde-oliva aos atiradores matriculados em 2017 e o braçal de monitor aos alunos que concluíram o Curso de Formação de Cabos. Outro destaque da cerimônia militar foi a homenagem concedida a pessoas e instituições da cidade mineira que são parcerias do TG. Ao todo, 45 pessoas e organizações foram agraciadas com o diploma de “Colaborador Emérito do Exército Brasileiro” e com o diploma de “Amigo do Tiro de Guerra”.

Organização militar de formação do Exército Brasileiro, o TG tem como missão formar atiradores para a reserva não remunerada da Força Armada e, principalmente, transmitir aos jovens matriculados valores militares, como fé na missão, civismo, patriotismo, além de virtudes como lealdade, camaradagem, disciplina, coragem, dedicação e autoconfiança.

Nessas mais de sete décadas de presença em Muriaé, o Tiro de Guerra tem se destacado no município pelos serviços prestados, tornando-se fundamental no processo de formação e integração dos jovens atiradores. Devido ao trabalho padronizado com o mérito máximo exigido pelo Exército Brasileiro junto à 4ª Região Militar, à seriedade na instrução realizada com os atiradores e atuação junto à sociedade, possui, nos diversos segmentos da cidade, ex-atiradores alcançando sucesso nas carreiras militares e civis, além do respeito dos muriaeenses.

Histórico TG 04-016

O TG de Muriaé foi criado em 26 de junho de 1946, pelo decreto nº 9.500. A sua composição iniciou-se a partir do dia 20 de fevereiro de 1947, mesmo ano em que aconteceu a formação da primeira turma de atiradores.

Até 1971, tinha a denominação de TG 099. A partir de 1972, recebeu os números “04” na frente do “099”, nos quais informavam que o TG pertencia à 4ª Região Militar (04-099); e em 1979, passou a ser o Tiro de Guerra 04-016.

Atualmente, tem como diretor o prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos, o Grego; como chefe de instrução o subtenente de Cavalaria, Ednei de Araújo Valle; e como instrutor o 1º sargento de Infantaria, Marco Antônio da Cunha. Conta também com o apoio do servidor civil da Prefeitura de Muriaé: Lauro Cordeiro Barbosa (assistente de administração e secretário).

Fonte: Gabriela Marquito / TG 04-016

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

  1. Eu servi nesse TG em 1972. Se pudesse, gostaria de participar de uma instrução de sala para relembrar os grandes momentos que tive nessa corporação. Sinto muitas saudades e, posso dizer, que me foi muito útil para minha vida secular e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo