Consumo excessivo de azeite de oliva estimula o crescimento das células de gordura, diz estudo

Pesquisa mostra que gordura presente no azeite de oliva pode estimular produção de células de gordura no corpo

Guia Muriaé no WhatsApp

Um estudo recente publicado na revista científica Cell Reports revelou que o consumo excessivo de ácido oleico, gordura predominante no azeite de oliva, pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, altas concentrações de ácido oleico estimulam o crescimento de células precursoras de gordura, promovendo o acúmulo de tecido adiposo. Esse processo ocorre por meio da ativação da proteína AKT2 e da inibição da proteína LXR, que normalmente regula o crescimento dessas células.

PUBLICIDADE

“Quando você administra ácido oleico, inicialmente ele aumenta o número de ‘soldados das células de gordura’, o que amplia a capacidade de armazenar nutrientes. Com o tempo, isso pode resultar em obesidade”, explicou Michael Rudolph, professor de bioquímica e fisiologia e membro do Centro de Diabetes Harold Hamm da OU Health.

O estudo foi realizado com camundongos alimentados com diferentes tipos de gordura, como as encontradas em óleo de coco, óleo de amendoim, banha de porco e leite. O ácido oleico foi o único que provocou uma proliferação acentuada de células adiposas.

PUBLICIDADE

Apesar de o ácido oleico estar presente em alimentos considerados saudáveis, como o azeite, os pesquisadores alertam para o risco do consumo em excesso, principalmente em dietas com baixo equilíbrio nutricional, como as baseadas em fast food.

“A mensagem principal é moderação. Níveis equilibrados de ácido oleico são benéficos, mas quantidades elevadas e prolongadas podem ser prejudiciais, especialmente para quem tem risco de doenças cardíacas”, ressaltou Rudolph.

PUBLICIDADE

O estudo reforça a importância de uma alimentação diversificada e balanceada, com fontes variadas de gordura, para evitar efeitos adversos no metabolismo e na saúde cardiovascular.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/KLaZbX65tfkKHAGhUolho2
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo