Concurso vai premiar melhores redações de alunos da rede municipal de Muriaé



Com o tema “Nossa Torcida é Pela Paz”, a segunda edição do Concurso de Redação de Muriaé foi lançada nessa sexta-feira (20), durante reunião de diretores escolares realizada no Teatro Zaccaria Marques. A competição, desenvolvida pela Prefeitura para estimular a leitura e a escrita entre os estudantes, será aberta a todos os alunos matriculados entre o quarto e o nono ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública municipal.

O concurso começa a valer já na próxima segunda-feira, quando se inicia o período de estudo do tema e produção dos textos nos três diferentes níveis – I para quarto e quinto ano; II para sexto e sétimo; e III para oitavo e nono, cada um com critérios específicos. “As redações serão feitas dentro das salas de aula até o dia 1 de junho, sempre com acompanhamento e orientação dos professores”, explica a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Vilma Gomes. “A partir daí, teremos a seleção das melhores produções de cada escola e a avaliação pela comissão julgadora. A divulgação do resultado final será em 21 de junho”, informa.




O julgamento das redações levará em conta critérios como adequação ao tema, compreensão da proposta, criatividade, coerência, coesão e domínio da norma culta. A premiação será de bicicletas, smartphones e tablets para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada nível, respectivamente.

Para prefeito, maior prêmio é preparar alunos para o futuro

Com as redações tendo papel cada vez mais importante em exames classificatórios, como o Enem e vestibulares, o concurso também tem a função de iniciar a preparação dos estudantes para tais provas. “A principal premiação que podemos oferecer é a boa formação dos alunos para o futuro. Estamos sempre buscando melhorar a qualidade do ensino nas nossas escolas, pois é assim que conseguiremos construir um novo caminho com mais oportunidades e qualidade de vida para todos”, destaca o prefeito Grego.

Desde 2017, a Prefeitura de Muriaé vem investindo no desenvolvimento da educação na rede pública municipal. Dentre as iniciativas já adotadas, além do Concurso de Redação, destacam-se também a parceria com o Sistema Etapa Público de Ensino (que fornece materiais de conteúdo interativo e dinâmico para mais de 2 mil crianças das escolas de Educação Infantil) e a aplicação da prova Inova Muriaé (que faz o diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos em cada sala de aula, possibilitando a adoção de estratégias específicas para cada caso).

Font: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.