Concurso vai premiar melhores redações de alunos da rede municipal de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o tema “Nossa Torcida é Pela Paz”, a segunda edição do Concurso de Redação de Muriaé foi lançada nessa sexta-feira (20), durante reunião de diretores escolares realizada no Teatro Zaccaria Marques. A competição, desenvolvida pela Prefeitura para estimular a leitura e a escrita entre os estudantes, será aberta a todos os alunos matriculados entre o quarto e o nono ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública municipal.

O concurso começa a valer já na próxima segunda-feira, quando se inicia o período de estudo do tema e produção dos textos nos três diferentes níveis – I para quarto e quinto ano; II para sexto e sétimo; e III para oitavo e nono, cada um com critérios específicos. “As redações serão feitas dentro das salas de aula até o dia 1 de junho, sempre com acompanhamento e orientação dos professores”, explica a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Vilma Gomes. “A partir daí, teremos a seleção das melhores produções de cada escola e a avaliação pela comissão julgadora. A divulgação do resultado final será em 21 de junho”, informa.

O julgamento das redações levará em conta critérios como adequação ao tema, compreensão da proposta, criatividade, coerência, coesão e domínio da norma culta. A premiação será de bicicletas, smartphones e tablets para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada nível, respectivamente.

Para prefeito, maior prêmio é preparar alunos para o futuro

Com as redações tendo papel cada vez mais importante em exames classificatórios, como o Enem e vestibulares, o concurso também tem a função de iniciar a preparação dos estudantes para tais provas. “A principal premiação que podemos oferecer é a boa formação dos alunos para o futuro. Estamos sempre buscando melhorar a qualidade do ensino nas nossas escolas, pois é assim que conseguiremos construir um novo caminho com mais oportunidades e qualidade de vida para todos”, destaca o prefeito Grego.

Desde 2017, a Prefeitura de Muriaé vem investindo no desenvolvimento da educação na rede pública municipal. Dentre as iniciativas já adotadas, além do Concurso de Redação, destacam-se também a parceria com o Sistema Etapa Público de Ensino (que fornece materiais de conteúdo interativo e dinâmico para mais de 2 mil crianças das escolas de Educação Infantil) e a aplicação da prova Inova Muriaé (que faz o diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos em cada sala de aula, possibilitando a adoção de estratégias específicas para cada caso).

Font: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo