Centro Cultural Grande Hotel celebra 10 anos de atividades em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Música, teatro, dança, fotografia, pintura. Para celebrar o aniversário do Centro Cultural Grande Hotel Muriahe, as variadas formas de arte se fizeram presentes e levaram centenas de pessoas para a Praça João Pinheiro na noite de quarta-feira (29). O evento marcou uma década de funcionamento da instituição que se tornou o principal símbolo do patrimônio cultural da cidade.

A abertura foi com a banda Sociedade Musical União dos Artistas animando o público para o que ainda estava por vir. Sob a batuta do maestro Gildson Cerqueira e com versões instrumentais de clássicos da música popular, o grupo recebeu aplausos de todos os presentes. Uma apresentação que conferiu tons de charme e elegância ao evento, anunciando a todos que a noite seria de gala.

A história de recuperação do Grande Hotel Muriahe foi lembrada nos pronunciamentos feitos pela diretora da Fundarte e pelo prefeito. “O prédio poderia ser facilmente apelidado de Fênix: precisou se deixar queimar para renascer das cinzas”, disse Flávia Neves. “Há 21 anos, a edificação foi destruída pelo fogo. Mas aquela mesma chama também ardeu no coração dos muriaeenses e fez nascer um espaço que veio para deixar de ser apenas uma obra arquitetônica, mas para se tornar o maior centro de referência em cultura e arte da nossa cidade”, afirmou Grego.

Na sequência, as apresentações continuaram, desta vez, com alunos e professores das escolas municipais de Teatro e Dança representando os primórdios do Grande Hotel – época em que o imponente prédio, então conhecido como Palacete Ventura, foi construído na Praça João Pinheiro para receber comerciantes de café que frequentavam a cidade no início do século passado. Ao mesmo tempo, cada movimento era registrado em fotos e vídeos feitos pelos participantes da Escola de Audiovisual da Fundarte.

Ainda havia lugar para mais atrações. Em uma apresentação surpreendente, o Coral Cantare de Muriaé se concentrou nas sacadas para encantar o público com a música “Fascinação”, imortalizada na voz de Elis Regina. “Foi emocionante. Não consegui segurar as lágrimas”, disse a aposentada Maria de Fátima Souza.

E não parou ali. Enquanto ainda ovacionava os integrantes do coral com aplausos e assovios, o público foi convidado para subir ao segundo andar do Centro Cultural, onde duas exposições entravam em cartaz: “Quatro Patas”, de Miguel Contijo e Juçara Costa, e “Mostra Grande Hotel Muriahe”, com pinturas e registros feitos por alunos das escolas de Audiovisual e Artes Visuais, as duas unidades que funcionam no local.

Informações turísticas

A diretora da Fundarte, Flávia Neves, anunciou que, já a partir de quinta-feira (30), a recepção do Grande Hotel funcionará como ponto de informações para visitantes. No local, serão distribuídos panfletos, folders e guias sobre atrativos turísticos da cidade, além de orientações sobre locais para hospedagem e alimentação.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo