Documentário de muriaeenses é exibido no Canal Futura

Guia Muriaé no WhatsApp

O documentário “Estradas Gerais”, realizados pelos muriaeenses Matheus Peçanha e Ronan Rangel será exibido nesta terça-feira (8), às 14h30, dentro da programação do Sala de Notícias do Canal Futura.

“Estradas Gerais” aborda a vida de diversos caminhoneiros nas estradas de Minas, por meio de uma abordagem pessoal e instimista. Durante dias os dois jovens viajaram pelo estado de carona, entrando em contato com a vida cotidiana destes trabalhadores e coletando histórias e amizades.

“Foi uma experiência de contato único. Existem histórias maravilhosas na vida comum de qualquer pessoa. Os caminhoneiros são a história viva de nossa cidade e de nosso estado, e merecem um olhar atento aos seus desafios cotidianos” diz Matheus Peçanha, diretor do projeto.

O trabalho nasceu como um desdobramento do trabalho de conclusão do curso em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, cursado por Matheus. O projeto foi então selecionado pelo Edital Curtas Universitários do Canal Futura, da rede Globo, que garantiu sua estreia na TV.

“É uma experiência distinta do curta-metragem, pois o filme já nasceu sendo exibido de forma ampla e acessível”, explica Matheus, que em 2012 dirigiu junto de Paulo Vinícius Luciano o curta-metragem “Do Lado de Fora”, exibido em mais de 30 festivais de cinema, e em países como Cuba, Portugal, Paquistão e Bolívia.

“Há muitos elementos maravilhosos na experiência de se filmar na estrada. Não há nada pré-definido, apenas o acaso que se transforma em elemento criativo” explica Ronan Rangel, produtor e roteirista do programa. “Como viajamos de carona, havia sempre uma pré-disposição grande dos amigos que paravam na estrada e nos levavam. Aos poucos contávamos do projeto, e desta experiência surgiam inúmeras histórias”, reforça Ronan.

Segundo os realizadores, a ideia agora é transformar o projeto em um telefilme. Além disso, ainda este ano Matheus Peçanah filma um novo curta-metragem em Muriaé, durante o segundo semestre.

Estradas Gerais

Minas Gerais é o estado brasileiro que possui a maior malha rodoviária do país. Todos os dias, milhares de pessoas cruzam suas estradas, levando de um lugar a outro, mercadorias, encomendas, histórias de vida e sonhos. Dentre estas pessoas estão caminhoneiros – trabalhadores que passam grande parte de suas vidas dirigindo, deixando em casa suas famílias e amigos, criando vínculos em cada lugar que passam. Em Estradas Gerais acompanhamos na boleia do caminhão as histórias de alguns destes personagens, cruzando rodovias, cidades e memórias.

Fonte: Matheus Peçanha

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Um Comentário

  1. Eu sou suspeita de fazer este comentário, porque o Matheus é meu filho, mas o que mais me deixa feliz é pelo seu entusiasmo, competência, luta, corre atraz, ele é muito concentrado no que faz, gosta de tudo muito perfeito, por isto que tudo o que ele se propõe a fazer dá certo o resultado é positivo. Feliz daquele que se propor a trabalhar com ele.
    Eliane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo