Exposição apresenta pinturas sobre raça e etnia em Muriaé



Está em cartaz na Galeria da Fundarte a mostra dos trabalhos em pintura realizados pelas crianças, adolescentes e idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Casa Lar e Centro de Convivência para Idosos (CCI), serviços oferecidos pela Prefeitura. O objetivo é, por meio da arte, conscientizar sobre o tema “Raça e Etnia” e dar visibilidade aos usuários da política da assistência social que possuem habilidades para as artes plásticas.

A abertura da 1ª Vernissage do SCFV aconteceu na noite de quarta-feira (11), no Teatro Zaccaria Marques. A programação incluiu, além da exposição das telas, apresentações culturais e de dança. Lara Rodrigues, de 16 anos, do CRAS São Joaquim, conta que as telas frisam a importância do respeito às diferenças. “Quando pintei meu quadro, pensei sobre o respeito que as pessoas devem ter em relação às diferenças. É isso o que buscamos levar para nossas pinturas. Ficamos muito felizes com o resultado, em ver os quadros exibidos ao público”, conta.




As 70 telas expostas foram produzidas durante as oficinas oferecidas nos grupos do SCFV, Casa Lar e CCI. Segundo o facilitador de oficina de Artes e Artesanato do Serviço, José Lucas Serafim, durante o trabalho foi possível apresentar aos usuários definições sobre raça e etnia. “Com isso, conseguimos descobrir vários talentos e ainda repassar o significado de raça, além de despertar a criatividade”, conta. A mostra ficará em exposição por 15 dias.

Com entrada gratuita, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. “Convidamos todos para conhecer essa exposição e o trabalho realizado em nossos dispositivos que beneficiam centenas de muriaeenses”, afirma a assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.

A Galeria da Fundarte fica na Avenida Constantino Pinto, 400, Centro.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.