Fundarte participa da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

O Setor de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura e Artes da Prefeitura de Muriaé participa, mais uma vez, da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, hoje em sua 8ª Edição e que acontece de 17 de agosto a 17 de setembro de 2021.

A ação proposta para este ano será o cadastro do Patrimônio Imaterial de nossa cidade que consiste na realização de um levantamento dos grupos coletivos de culturas populares e detentores de bens culturais do município.

O cadastro será feito através de entrevistas com os responsáveis de cada bem imaterial. As entrevistas serão gravadas em áudio e vídeo e registros fotográficos alimentarão uma página específica no site da Fundarte. O material resultante também será usado para confecção de futuros inventários, ações de salvaguardas, difusão e promoção do conhecimento do patrimônio imaterial de Muriaé.

Essa ação tem como objetivo o fortalecimento dos bens culturais imateriais locais e o cadastro será divulgado virtualmente no site da Fundarte (www.fundartemuriae.com.br) por meio de uma publicação digital elaborada pela equipe do setor de Departamento de Memória e Patrimônio Cultural e uma produção audiovisual a ser realizada em parceria com o Setor de Juventude e a Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla da Fundarte.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.

Em Minas Gerais, nas últimas edições realizadas, mais de 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 600 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.

Todas as informações sobre como participar da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais estão disponíveis no site do Iepha-MG. O Iepha-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Contato

Grupos e Coletivos de Cultura Popular que queiram se cadastrar entrar em contato com o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Fundarte pelo telefone: 3696-3412 ou pessoalmente na sede da Fundarte, Av. Constantino Pinto, 400, no horário de 8 da manhã às 11 horas e de 14 às 16 horas ou pelo email: [email protected]

Fonte: Fundarte

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo