Home / Notícias / Entretenimento e cultura / Muriaé celebra “Bloom’s Day” nesta segunda-feira (16)

Muriaé celebra “Bloom’s Day” nesta segunda-feira (16)

O “Bloom’s Day”, um dos eventos culturais mais tradicionais do planeta, será celebrado em Muriaé pela primeira vez. Idealizada e organizada pelo professor Adellunar Marge, o evento será realizado nesta segunda-feira (16), às 19h30, no Grande Hotel.

O evento é uma homenagem ao livro “Ulisses”, do escritor irlandês James Joyce, e seu personagem principal, Leopold Bloom. As atividades consistem na leitura do monólogo final da obra em vários idiomas diferentes – no caso do evento de Muriaé, serão apresentadas versões em português, espanhol, inglês e italiano. “No fim, todas as narrações se misturam, oferecendo diferentes percepções para os espectadores”, destaca Adellunar.




Considerado um dos marcos da literatura ocidental contemporânea, o livro “Ulisses” narra os acontecimentos vividos por Bloom durante o dia 16 de junho de 1904. “A data tornou-se feriado nacional na Irlanda e é comemorada em diversos países do mundo. No Brasil, as grandes universidades também costumam marcá-la com atividades culturais”, explica.

Há controvérsias sobre o ano em que o Bloom’s Day começou a ser comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro; outros afirmam que foi nos anos 1940, logo após a morte de James Joyce. A hipótese mais aceita, no entanto, aponta que o início do evento foi em 1954, ocasião do 50º aniversário do dia retratado na obra.

Fonte: Prefeitura de Muriaé




Confira também

Filme “Velozes & Furiosos – Hobbs & Shaw” estreia nesta quinta no Cine Veredas

Entra em cartaz nesta quinta-feira (22), no Cine Veredas em Muriaé, o filme “Velozes & …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *