Museu de Muriaé recebe exposição de bonecas do Sesc

Guia Muriaé no WhatsApp

A transformação e a história de vida de dezenas de mulheres, contadas por meio de bonecas de pano carregadas de um enorme significado. Está aberta à visitação, até o dia 12 de dezembro, a Exposição de Bonecas Sesc Costurando Vidas, no museu Paço Municipal de Muriaé (Praça Coronel Pacheco de Medeiros, s/n, Centro). As 40 peças expostas fazem parte do acervo do Sesc e foram confeccionadas durante a realização da atividade, nos anos de 2014 e 2015. A mostra está aberta à visitação, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

O Sesc Costurando Vidas é um curso de formação humana e fortalecimento de gênero, exclusivo para mulheres. A atividade busca desenvolver o protagonismo, o empoderamento e a autonomia para futuras referências comunitárias, por meio da confecção de bonecas de pano tradicionais, em meio a dinâmicas de grupo, rodas de conversas e debates sobre temas que cercam o cotidiano femininos. A programação contempla módulos, como autovalorização, raça e gênero, violência doméstica e relações interpessoais e comunitárias.

A proposta de se costurar as bonecas é fazer um paralelo com a vida, em que se exercita um costurar constante, um ir e vir, assim como um ponto de costura, mostrando que é preciso resolver alguns assuntos para então finalizá-los, alinhavar ideias, cortar algumas situações e medir proporções. Assim são os encontros do Sesc Costurando Vidas, momentos em que as mulheres transferem para as linhas, agulhas, lãs e tecidos, seus sonhos, dificuldades, angústias, conflitos, sofrimentos, alegrias e experiências, representando nas bonecas cada história de vida.

Maria Madalena Ventura é participante do curso realizado pelo Sesc Muriaé, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade, e visitou a exposição. “Fiquei na curiosidade de ver todas as bonecas prontas. É muito bom para termos ideia de como fazer, nos inspirarmos”, disse. Em relação ao Sesc Costurando Vidas, opinou: “Está ótimo. É maravilhoso o tempo que passamos lá. Com certeza estou adorando confeccionar as bonecas. Damos um tempo para os problemas e são só coisas boas”.

A assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Muriaé Luciana Maria Pedrosa Lopes, também esteve na mostra e avaliou a participação das mães dos assistidos pela entidade no Costurando Vidas. “Hoje elas são mais próximas, passaram a sorrir muito mais lá dentro da instituição, criaram vínculos também com os profissionais que estavam ali próximos a elas, como os professores. Os temas trabalhados foram muito pertinentes ao dia-a-dia de cada uma. Tinham coisas que aconteciam com elas que não falavam com ninguém, pois achavam que deveriam ficar guardando aquele ressentimento. Lá elas puderam falar sobre, discutir sobre. Foi muito bom”.

Mais informações: (32) 3511-7116.

Fonte: Sesc MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo