Muriaeenses no Futebol: Uma História de Conquistas e Legados

Guia Muriaé no WhatsApp
Foto: Guia Muriaé
A cidade de Muriaé, embora modesta em tamanho, carrega consigo uma rica tradição no futebol, representada por uma série de talentosos atletas que, ao longo dos anos, deixaram sua marca no cenário esportivo nacional e internacional. Esses muriaeenses, cujas carreiras se entrelaçam com clubes renomados e grandes conquistas, contribuíram não apenas para o desenvolvimento do esporte, mas também para o orgulho de sua comunidade.

Dominguinhos – Domingos Wilson Abdala do Amaral (1938 – 2014)

Nascido em Palma e radicado em Muriaé a partir de 1950, Dominguinhos é uma figura lendária no futebol. Iniciando sua jornada aos 15 anos no Nacional de Muriaé

, participou da conquista do título em 1958. Sua trajetória inclui passagens por clubes notáveis como Vasco da Gama, Atlético Mineiro, Tupi de Juiz de Fora, Paulistano e Porto. Como ponta esquerda, jogou ao lado de renomados companheiros, deixando uma marca indelével.

Marco Aurélio – Marquinhos (1952)

Campeão Carioca pelo Fluminense em 1973, Marco Aurélio é uma figura icônica do futebol muriaeense. Sua carreira como jogador e treinador abrange diversos clubes, desde Coritiba e Ponte Preta até equipes internacionais como o Kashiwa Reysol do Japão. Seu legado não se limita às quatro linhas, estendendo-se a clubes brasileiros e estrangeiros, nos quais deixou sua marca como estrategista e líder.

Paulo Goulart (1955 -2023)

Iniciando sua jornada no Nacional aos 15 anos, Paulo Goulart tornou-se uma lenda no Fluminense, onde permaneceu por 16 anos. Sua carreira repleta de títulos inclui o Campeonato Carioca em 1980, sendo reconhecido como o maior “pegador” de pênaltis na história do clube. Além de suas proezas no Brasil, Paulo Goulart também defendeu clubes nacionais e internacionais, deixando uma marca indelével em cada defesa.

Sebastião Lazaroni (1950)

Sebastião Lazaroni, renomado treinador brasileiro, teve papel fundamental na conquista da Copa América em 1989 e na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Sua carreira como treinador percorreu diversos clubes brasileiros e internacionais, destacando-se no comando de times em países como Arábia Saudita, China, Itália, Japão, México e Portugal.

Jairo de Assis Almeida (1904 – 1987)

Nascido em Muriaé, Jairo de Assis Almeida tornou-se uma lenda do Atlético Mineiro, formando o famoso “Trio Maldito” que levou o clube a conquistar o campeonato mineiro em 1926, 1927, 1931 e 1932. Além de sua contribuição ao futebol, Jairo jogou pelo Olimpic de Barbacena, consolidando seu legado como um dos maiores jogadores da história do Atlético.

Patrick Fabionn Lopes (1980 – 2016)

Lateral esquerdo, Patrick Fabionn Lopes iniciou sua carreira no Mirassol, destacando-se posteriormente em clubes brasileiros e portugueses. Capitão do time União de Leiria, em Portugal, sua trajetória foi marcada por liderança e habilidade em campo.

Ronaldão (1971)

Ronaldo Felipe de Azevedo, conhecido como Ronaldão, teve sua origem no Nacional de Muriaé e posteriormente se destacou em clubes brasileiros como Flamengo, São Paulo e São Caetano. Sua conquista da Copa Mercosul em 1999 e o bicampeonato carioca com o Flamengo solidificaram sua posição como um defensor de sucesso em uma época aonde ainda não existiam as apostas esportivas. Se existissem, com certeza haveria uma febre de pessoas procurando alguma plataforma de 10 reais para apostar em poucos gols nas partidas de Ronaldão, pois o zagueiro não deixava passar nada.

Igor José Marigo de Castro (1981)

Iniciando sua carreira no Nacional de Muriaé, Igor Castro expandiu seu alcance internacional, jogando em clubes como Flamengo, Avaí e no Japão pelo Yokohama. Atuando como atacante, Igor contribuiu para diferentes equipes, consolidando sua presença no cenário esportivo.

Paulo Vitor (1990)

Nascido em Muriaé, Paulo Vitor Freitas Souza, goleiro, trilhou seu caminho desde as categorias de base até clubes brasileiros e internacionais. Seu gol marcante, chutando de sua própria área para o gol adversário, em 2017, evidencia não apenas sua habilidade como goleiro, mas também seu espírito arrojado.

Sebastião Malaquias – Biluca (1961 – 2014)

Jogador de lateral-direito, Biluca começou no Nacional de Muriaé e percorreu clubes brasileiros, incluindo Atlético Mineiro, Vitória e Leônico, contribuindo com sua habilidade defensiva ao longo de sua carreira.

Carlos Alberto Amaro – Carlinhos Italiano (1959)

Volante com início no Nacional de Muriaé, Carlinhos Italiano conquistou títulos pelo Atlético Mineiro e teve passagens por clubes italianos como Moa Suzzara e Savona. Além de sua notável carreira como jogador, Carlinhos é um empresário bem-sucedido em Muriaé.

Ivson de Freitas (1929 – 2006)

Nascido em Patrocínio do Muriaé, Ivson de Freitas é lembrado por sua artilharia no Náutico, sendo o quinto maior artilheiro da história do clube. Sua trajetória também incluiu passagens por clubes como Vasco, Bangu e times de Portugal, deixando um legado duradouro no futebol.

A rica história de muriaeenses no futebol não apenas enaltece a cidade de Muriaé, mas também destaca a importância local na construção da cultura esportiva brasileira. Esses atletas não apenas jogaram, treinaram e representaram clubes renomados, mas também deixaram um impacto duradouro no cenário esportivo nacional e internacional. O futebol é mais do que um jogo para Muriaé; é uma tradição viva, alimentada pelas histórias épicas e conquistas desses notáveis atletas.

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo