Vereadores aprovam projetos e debatem situação de perigo no Nova Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Na terça-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Muriaé aprovou o projeto da vereadora Míriam Facchini (PSDB) que institui o Título Mérito Mulher Muriaeense.

Na mesma noite, foram aprovados os projetos do Executivo municipal que previa o remanejamento de dotações orçamentárias a fim de se adaptar ao novo modelo organizacional da Prefeitura Municipal, a correção na delimitação de perímetro urbano no distrito de Itamuri, efetuada pela vereadora Helena Carvalho (PMDB), a denominação de logradouros no bairro Gaspar, de autoria do vereador Ivanir do Gaspar (PR), e no bairro José Cirilo, autoria do vereador David Lacerda (DEM).

Além disso, foram realizados importantes debates e a Tribuna teve a participação de três representantes da comunidade.

Projetos aprovados

O projeto de Lei nº 5386/2017, de autoria de Miriam Facchini (PSDB), que institui o Título Mérito Mulher Muriaeense objetiva premiar as mulheres que se destacam no município, valorizando-as em todos os segmentos da sociedade por suas contribuições no desenvolvimento e na inclusão social. Anualmente, vereadores e o prefeito escolheram uma mulher cada um para receber a honraria em evento solene a ser realizado na última semana de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para 2017, o evento já está agendado para o dia 28.

O projeto do Executivo Municipal nº 5384/2017 autorizou o remanejamento de dotações da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude para a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer; da Secretaria Municipal de Turismo para a Fundação Municipal de Cultura e Artes de Muriaé – Fundarte; da Secretaria Municipal de Relações Institucionais para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais; e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Com isso, o Executivo adequa suas dotações ao novo modelo de gestão implantado no início deste ano.

A vereadora Helena Carvalho, por meio do projeto nº 5385/2017, alterou a Lei Municipal que delimitava o perímetro urbano de Itamuri ampliando a área deste distrito. Já os vereadores David Lacerda e Ivanir do Gaspar denominaram respectivamente ruas nos bairros José Cirilo e Gaspar. O José Cirilo ganhou a rua Cornélio Henriques de Almeida, localizada no loteamente Dominguinhos Amaral. Já o Gaspar passou a ter as ruas Wilson Martins Viana, Wiles Julião de Assis, Anna Josepha Corrêa, Aldina Marques Zem, Maria Claudina de Barros Ferreira, São Judas Tadeu e Maria Xavier de Santana no lugar das ruas “C”, “B”, “Projetada”, “F2”, “E3”, “D3” e “Sem Saída”.

Debates e participação popular

A primeira reunião de março contou com amplo debate entre os vereadores que trataram de diversas questões, em especial, do Dia Internacional da Mulher e a situação das mulheres na sociedade brasileira, suas conquistas e necessidades.

Também foram abordados a criação de uma comissão de Direitos Humanos, a reforma da previdência, a necessidade de melhorias em diversas ruas, principalmente dos bairros Santo Antônio e São Francisco, a situação de perigo nas imediações da Escola Municipal Gilberto Tanus Braz e no residencial Nova Muriaé, além as necessidades dos deficientes físicos de Muriaé.

Fizeram uso da palavra os vereadores Míriam Facchini (PSDB), Helena Carvalho (PMDB), Reginaldo Roriz (PSD), Jair Abreu (PT), Evandro Cheiroso (PR), David Lacerda (DEM), Professor Júlio Simbra (DEM)e Dr. José Carlos (PSB), além do presidente Carlos Delfim (PSDB), que destacou mais uma vez a importância da participação da população nas sessões legislativas de Muriaé, dando a palavra a três representantes da comunidade.

Volney Rosa da Silva, membro do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP) e voluntário da Escola Municipal Gilberto Braz, Daniel Marcos de Paula Oliveira, secretário da Associação de Moradores do Bairro Nova Muriaé, e Maicon Bruno de Oliveira, presidente do Centro de Integração e Assistência Social dos Deficientes de Muriaé (CIASDEM), fizeram o uso da Tribuna.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo