Estudante brasileiro de 25 anos morre lutando na guerra entre Ucrânia e Rússia

Jovem já havia se engajado em trabalhos sociais na África

Guia Muriaé no WhatsApp

O brasileiro Antônio Hashitani, de 25 anos, morreu combatendo como voluntário na guerra da Ucrânia. A informação foi confirmada pelo Itamaraty na última segunda-feira (7).

Hashitani era estudante de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e se voluntariou para lutar ao lado das tropas ucranianas contra a Rússia pelo grupo paramilitar Legião Internacional, criado pela Ucrânia para angariar voluntários estrangeiros a lutar pelo país.

Anteriormente, ele havia viajado para a África para atuar em projetos humanitários no Malauí e na Tanzânia. Familiares contam que ele sonhava em construir uma escola em comunidade na região.

O jovem brasileiro morreu enquanto combatia na cidade ucraniana de Bakhmut, um dos epicentros do conflito. Estimativas dão conta de que 30 a 40 brasileiros se alistaram para lutar na guerra ao lado da Ucrânia.

No total, o número de mortes entre brasileiros voluntários na guerra chega a quatro. Além de Antônio Hashitani, Thalita do Valle, Douglas Búrigo e André Hack foram os brasileiros que faleceram em combate.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que está em contato com os familiares de Antônio Hashitani para prestar assistência. O translado do corpo e o atestado de óbito será providenciado pela embaixada brasileira em Kiev.

Thalita atuava como atiradora de elite e anteriormente compunha as fileiras de forças curdas que lutaram contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria. Ela morreu na Ucrânia no mesmo batalhão de Douglas Búrigo, durante bombardeio com mísseis na cidade de Kharkiv em julho de 2022. Já André Hack, de 44 anos, também participava da Legião Internacional de voluntários estrangeiros e foi morto em junho de 2022.

Fonte: Brasil de Fato

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo