Instagram lança medidas para proteger menores de chantagem com fotos

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta quinta-feira (11), a Meta, empresa controladora da rede social Instagram, revelou uma série de medidas voltadas para proteger os jovens contra chantagens envolvendo fotos íntimas, um problema cada vez mais preocupante na Europa e nos Estados Unidos.

Uma das principais mudanças anunciadas é a criação de um “controlador de nudez” por padrão para contas de menores. Esse recurso desfocará automaticamente imagens de natureza sexual enviadas por mensagens no Instagram, além de limitar as interações entre usuários jovens e contas identificadas como potenciais chantagistas.

Segundo Capucine Tuffier, responsável pela proteção infantil da Meta France, essa medida visa proteger os destinatários de conteúdos íntimos indesejados, oferecendo a opção de visualizar ou não a imagem desfocada. Além disso, mensagens de conscientização sobre os riscos da chantagem sexual serão enviadas tanto para o remetente quanto para o destinatário das imagens, alertando sobre os perigos desse tipo de conteúdo sensível.

A Meta também implementará restrições mais severas para contas identificadas como potenciais fontes de chantagem sexual. Essas contas terão suas interações com menores limitadas, não podendo enviar mensagens privadas para eles, acessar suas listas completas de seguidores ou visualizar contas de menores em pesquisas.

Além disso, a Meta notificará os jovens caso identifiquem um potencial chantagista, direcionando-os para um site dedicado ao assunto e disponibilizando uma linha telefônica de apoio em parceria com associações.

Essas novas medidas serão testadas a partir de maio em diversos países da América Central e Latina antes de serem implementadas globalmente.

A Meta, que enfrenta críticas nos Estados Unidos e na França relacionadas à saúde mental dos adolescentes, já havia anunciado em janeiro um conjunto inicial de medidas para melhorar a proteção dos usuários mais jovens. Isso inclui a exigência de permissão explícita dos pais para alterar a privacidade da conta, acessar conteúdos sensíveis e receber mensagens de pessoas desconhecidas na plataforma.

A Comissão Europeia também está investigando as políticas de proteção à saúde física e mental dos menores adotadas por empresas como Meta, Snap (Snapchat), TikTok e YouTube.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo