Resumo da novela A Dona – 15/07 a 19/07

Confira o resumo dos próximos capítulos da novela A Dona (de 15 de julho a 19 de julho), exibida pelo SBT, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.

Segunda-Feira, 15 de Julho

Capítulo 76: Ivana se surpreende ao ver José Miguel com uma mala. Ele a diz que viajará para resolver alguns assuntos pessoais, inclusive problemas do passado, pois só assim poderá viver inteiramente seu presente e almejar um bom futuro.

Henriqueta se queixa com Leonor que Sandra está muito rebelde desde que o Padre Ventura ameaçou casá-la com Felipe. Leonor sugere a Henriqueta que finja que aceita essa relação, pois os filhos têm a tendência de querer desafiar os pais.

Sandra pede ao Padre Ventura que convença Felipe para que eles se casem o mais rápido possível. Rodrigo insiste para que Valentina o aceite novamente como capataz, argumentando que Filadelfo não tem experiência.

Valentina o responde que ainda que a fazenda se desfaça aos pedaços, ele não volta mais a trabalhar nela. Valentina diz a Sabino que sabe que ele tem a pior opinião dela, e espera sinceramente que algum dia tudo possa se esclarecer.

Depois, lhe dá dinheiro para a reconstrução de sua cabana. Gabriela pede a Horácio uma explicação por tê-la deixado plantada.

Ele responde que não pode ir vê-la, pois estava deprimido pela rejeição de outra mulher. Gabriela diz que talvez esteja condenada a se interessar pelos homens que Ivana despreza.

Ela diz que ainda que não tenha a beleza e a ousadia de Ivana, tem algo que a “rival” jamais terá: dignidade. Alonso confessa a Valentina que Brenda foi sua namorada, Santiaguinho é seu filho e que no dia de seu casamento com Valentina, ela ameaçou ir à igreja com o menino.

Valentina o interrompe e diz que ter um filho não é nenhuma vergonha, e que o erro de Alonso foi, desde o princípio, não tê-la contado toda a verdade. Leonor diz a Ivana que precisam fazer algo urgente para obrigar José Miguel a voltar sem que tenha conversado com Marcélia.

Elas pensam em culpar Valentina por algo grave. Teresa escuta e diz tudo a Sabino.

Este adverte a Leonor que dirá a José Miguel o que ela está pensando fazer para obrigar a volta imediata de José Miguel.

Terça-Feira, 16 de Julho

Capítulo 77: Leonor diz a Ivana que ela precisa ir atrás de José Miguel e assim evitar que ele venda a sua casa na capital, e principalmente, que consiga achar e falar com Marcélia. Sandra diz a Henriqueta que ela já pode se alegrar, pois não tem mais nada com Felipe.

Ivana diz a sua mãe e a Valentina que José Miguel está na capital resolvendo assuntos importantes e a pediu que o seguisse alguns dias depois de ter ido. Ela afirma que eles ainda não marcaram a data do casamento, mas que talvez assim que regressem da capital, o façam.

Ivana diz a Valentina que espera que ela aceite de bom grado o pedido de sua mão, que será feito por José Miguel, pois é melhor que aceite sua derrota. Cristina, furiosa, reclama com Maria da Luz por ter pego a roupa suja de sangue de Rodrigo, e a diz que se a filha ousar estragar sua felicidade, jamais a perdoará, pois ela confia em Rodrigo e precisa dele para ser feliz.

Começam as propagandas da escola de Valentina e no povoado todo espalha se um rumor de que os pais que permitirem que seus filhos frequentem essa escola estarão arriscando as vidas das crianças. Timóteo ouve isso e diz que é pura bobagem.

José Miguel se surpreende ao ver Ivana. Sorrindo, ela diz que quer demonstrar que ele conta com ela para tudo.

José a pergunta aonde ela ficará hospedada. Ivana diz que ficará na casa de Valentina na capital, mas espera que possam se ver e jantar juntos.

José Miguel diz que ligará para ela assim que ele se desocupe, mas que no momento não pode dar atenção. Rodrigo adverte Filadelfo que não quer mais vê-lo em sua casa.

Sabino diz a Leonor que falará com José Miguel sobre tudo o que sabe. Leonor diz que ele pode dizer.

Ele completa que poupará o assunto do romance de Leonor com Rodrigo, mas não por ela, mas por José Miguel.

Quarta-Feira, 17 de Julho

Capítulo 78: Amparo, ao ver Felipe pensativo, diz que isso pode prejudicar seus pacientes. Ela pergunta se essa situação é por Sandra.

Felipe responde que está em um dilema, pois não sabe se aceita se casar com Sandra ou se deixa perde-la para sempre. Ele diz que não quer se casar por não se sentir preparado economicamente, pois Sandra tem tudo com os pais, e junto a ele, poderia passar por certas privações.

Amparo diz que o principal é o amor e, se eles se amam, o econômico se ajeitará por si só. Para conseguir ficar ao lado de José Miguel, Ivana mente que não pode entrar na casa de Valentina porque mudaram a fechadura sem avisá-la.

Chorando, Ivana pede que ele a permita ficar a seu lado. José Miguel aceita, mas deixa claro que eles dormirão separados.

Ainda assim, Ivana tenta seduzi-lo. José a rejeita.

José Miguel pede ajuda ao padre para encontrar Marcélia. Justino aproveita a oportunidade para pedir perdão a José Miguel por ter duvidado de sua palavra.

Horácio sofre ao se dar conta que Gabriela não lhe é indiferente como acreditava, pois ele sempre pensa nela. Ivana, andando e fazendo compras, se encontra com Estevão.

José Miguel, por fim, descobre o paradeiro de Marcélia.

Quinta-Feira, 18 de Julho

Capítulo 79: Benita diz a Valentina que surpreendeu Alonso se exercitando normalmente, o que indica que ele já pode ir embora de uma vez da fazenda e que suas dores são pretextos que ele usa para criar vínculos com Valentina e evitar que ela o mande definitivamente pra longe. Valentina procura Alonso e o diz que ele mentiu o tempo todo.

Ele confirma e diz tê-lo feito apenas para ter mais tempo para reconquistar Valentina e provar que mudou. Valentina diz que o que ele queria era seguir roubando.

Ele responde que ela deve ter cuidado com Ivana, pois ela é sua pior inimiga. Rodrigo pede a Leonor um posto em sua fazenda, argumentando que se ela o ajudar, terá nele seu maior aliado contra Valentina.

Ele garante que fará da fazenda “Montesinos” a mais próspera de toda região, enquanto a “Os Caracóis” vai definhar por ter um capataz sem nenhuma experiência. Leonor fica de pensar na proposta de Rodrigo.

Valentina enfrenta os habitantes de São Pedro e os diz que são uns ignorantes por não aproveitarem a oportunidade de dar estudo a seus filhos, pois assim eles poderiam ter um futuro melhor. Valentina diz a Benita que Alonso a jurou que não roubou nada e que tem certeza que, dessa forma, quem roubou foi Ivana.

Benita responde que talvez Alonso não esteja mentindo e realmente Ivana seja a ladra. Ivana diz a José Miguel que tudo que o disseram sobre seu passado é mentira e que sabe de onde esses rumores saíram.

José Miguel, furioso, responde que Ivana não precisa subestima-lo, que ele por si só sabe o que é verdade e o que não é. Felipe diz a Maria da Luz que, segundo análises feita com a roupa de Rodrigo, existem amostras de sangue humano no tecido.

Marcélia conta a José Miguel que Leonor a pagou para que ela destruísse sua carreira no seminário mentisse ter um filho dele perante Valentina. Ela afirma que Ivana a deu um relógio como pagamento por outro favor prestado.

Sexta-Feira, 19 de Julho

Capítulo 80: Marcélia diz a José Miguel que não tem nada contra ele, que tudo o que fez foi em troca de dinheiro, e que só deseja ir pra longe, onde ninguém conheça o seu passado. Para isso ela precisa de mais dinheiro, pois ela não conseguiu vender o relógio que lhe foi dado por Ivana.

Maria da Luz devolve a roupa de Rodrigo a Cristina e diz que está comprovado que o sangue presente na roupa é humano, e não de um cavalo como a fazia acreditar Rodrigo. Maria diz a Cristina que irá ela mesma denunciar Rodrigo para o delegado.

Rodrigo continua a fazer Cristina acreditar que se casará com ela porque a ama e que gosta de Maria da Luz como se fosse sua própria filha. Felipe diz a Sandra que quer se casar com ela porque gosta de sua companhia e a quer junto dele para o resto da vida, que juntos passarão privações, mas que ele a compensará com amor.

Sandra diz que o amor de Felipe a fez mudar e que sabe que um casamento é feito e mantido a dois, por isso se empenhará muito para que dê tudo certo. Jesus sobe no telhado da cabana, acaba caindo e fica inconsciente.

Teresinha o vê e corre contar para sua mãe, dizendo que Jesus caiu e está morto. Sandra diz a Moisés sobre sua decisão de se casar com Felipe e pede ao pai que não conte nada a Henriqueta antes do casamento.

Valentina descobre o acidente de Jesus e corre com ele ao centro de saúde. Teresa a abraça chorando e Valentina a consola, assegurando que fará tudo o que seja possível para que Jesus fique bom.

José Miguel pensa em tudo que disse a Ivana e que ela sempre fez tudo para culpar Valentina de suas desventuras. Ele se dá conta que ela sempre esteve mentindo e ele caiu como um patinho nessa rede de mentiras feita para separá-lo de Valentina.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo