Resumo Velho Chico – Capítulo de hoje, 31/03

Guia Muriaé no WhatsApp

Vai ao ar hoje (31/03), na Globo, o capítulo 16 da novela Velho Chico. No capítulo desta quinta-feira, Padre Romão tenta acalmar Afrânio. Piedade implora que Belmiro impeça Santo de sair de casa. Eulália tenta consolar Luzia. Belmiro acompanha Santo até a fazenda de Afrânio.

Padre Romão conta para Eulália e Piedade que o coronel deixou Tereza de castigo. Belmiro fala com Afrânio sobre Santo e Tereza. Santo enfrenta Afrânio. Doninha tenta ajudar Tereza. Santo lamenta não ter conseguido falar com Tereza. Piedade se preocupa com o marido e os filhos. Cícero prepara uma emboscada para Santo. Belmiro tem um mau pressentimento.

Tereza se nega a cumprir ordem de Afrânio para deixar Santo: ‘Nem que ele me mate’

Desde que Tereza (Julia Dalavia) revelou a Afrânio (Rodrigo Santoro) seu amor por Santo (Renato Góes), manter a filha em Grotas do São Francisco saiu dos planos do coronel.

Sob as ordens do Saruê, Doninha (Barbara Reis) vai ao quarto de Tereza prepará-la para a viagem, mas a jovem surta com a notícia. “Eu não vou arredar pé daqui. Eu não vou… Nem que ele [Afrânio] me mate, daqui eu não saio! […] Não posso ficar longe de Santo, Doninha… Será que você não entende?!”. Sempre sábia, a empregada aconselha a neta de Encarnação (Selma Egrei) a não desobedecer as ordens do pai e a consola: “Se seu destino fô do lado dele, num vai tê nada nem ninguém nesse mundo que separe ocêis dois!”.

Belmiro leva tiro e evita a morte de Santo

Depois de enfrentar Afrânio (Rodrigo Santoro) e batalhar pelo seu amor por Tereza (Julia Dalavia), Santo (Renato Góes) volta para casa desolado ao lado de Belmiro (Chico Diaz) e Bento (Diyo Côelho), já que de nada adiantou tentar uma trégua com os de Sá Ribeiro.

O que os três não esperavam é que Cícero (Pablo Morais) fosse segui-los com sede de vingança. Isso porque o jagunço é apaixonado pela jovem, e não admite que a amada nutra tamanho sentimento por Santo. Belmiro, o pai dos meninos, nota que há algo de estranho durante o caminho e alerta o filho mais velho. “Abâxa… Santo!”, grita ele, antes de levar um tiro certeiro no lugar do rapaz.

Ao ver o pai no chão, o filho de Piedade (Cyria Coentro) entra em desespero e surta contra o assassino: “Covardeeeee! Filho d’um cão! Cadê ocê… Aparece! Eu tô aqui… Aparece se ocê fô macho! Covarde… Covaardeeee aparece!”, sem nem saber quem atirou em Belmiro.

Belmiro morre assassinado

Novamente, a fazenda Piatã é palco do sofrimento de seus moradores após mais uma tragédia fatal. Desta vez, o porta-voz da notícia é Bento (Diyo Coêlho), afirmando à mãe que o pai foi baleado. Piedade (Cyria Coentro) logo se desespera e corre ao encontro do marido, que jaz no colo de Santo (Renato Góes). Ela pergunta ao filho mais velho o que houve, mas o rapaz não consegue dizer uma só palavra. Quando toma coragem, revela: “Ele se jogô na frente… O tiro era pra mim, mainha… Era pra mim… Era pra mim!”. Tudo aconteceu quando os três voltavam da fazenda do Saruê (Rodrigo Santoro), depois da tentativa de Santo pedir a mão de Tereza (Julia Dalavia) em casamento.

Em seguida, todos se dirigem ao casarão Rosa, onde o fazendeiro é examinado por Dr. Emílio (Leopoldo Pacheco). As novidades, porém, não são boas. “Belmiro (Chico Diaz)… Ele… Perdeu muito sangue… Infelizmente já era tarde quando ele chegou…”, lamenta o médico. Piedade cai em prantos e derruba a cabeça no ombro do caçula, que acalenta sua dor. Santo leva as mãos à cabeça, inconsolável, enquanto Luzia (Larissa Góes), Eulália (Fabiula Nascimento) e o padre Romão (Umberto Magnani) observam, com os olhos cheios d’água.

Afrânio é acusado pela morte de Belmiro e fica revoltado

A morte de Belmiro (Chico Diaz) agita Grotas do São Francisco. Depois que o retirante foi até a propriedade dos de Sá Ribeiro junto com Santo (Renato Góes) para pedir a mão de Tereza (Julia Dalavia) em casamento, foi assassinado. Justamente por tê-los destratado, Afrânio (Rodrigo Santoro) torna-se o grande suspeito pela morte do rival.

O delegado (Batoré) da cidade cria coragem e vai até a fazenda para conversar com o coronel, que se assusta ao saber da tragédia. Ele, porém, logo entende o que está acontecendo ali e dá um fora. “Delegado não tá se atrevendo a dizer que tem dedo meu nessa história?! Está?”. A autoridade diz que não, mas revela que a família e os amigos de Belmiro têm certeza do envolvimento de Afrânio. Tanto é que Santo e Piedade (Cyria Coentro) foram na delegacia para dar queixa contra o Saruê.

Afrânio fica revoltado com tudo que ouve e garante que Belmiro saiu vivo de suas terras, mas o delegado rebate: “Saiu vivo, mas foi pego de tocaia minutos depois… Ainda dentro das suas terras, pelo que consta”.

Veja também os resumos semanais:

* Resumo da novela Velho Chico – 28/03 a 02/04
* Resumo da novela Velho Chico – 04/04 a 09/04

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo