Alerta: criminosos se passam por funcionários da Justiça Eleitoral



Neste período pré-eleitoral, com final de prazo para alistamento e regularização, chegou ao conhecimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que pessoas estão visitando eleitores (principalmente idosos), dizendo-se representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais.

Alegam, para esse fim, assuntos diversos, como o recadastramento biométrico, coleta de dados para “censo”, atualização de cadastro e risco de cancelamento de título de eleitor. Pelo menos dois casos já foram confirmados no Estado: um Belo Horizonte e outro em Uberaba.

O TRE-MG informa que é o próprio eleitor quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral dirigindo-se a um cartório eleitoral. No caso de dúvida, o eleitor deve ligar para o seu cartório eleitoral e verificar se está sendo feita alguma diligência ou não por parte da Justiça Eleitoral.




Para saber o telefone dos cartórios, o eleitor pode consultar o Disque-eleitor, telefone 148 ou o site do TRE.

E-mails falsos

Importante alertar também que, nesse período, costumam aparecer e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. Com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros, as mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.

A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores. Portanto, mensagens dessa natureza, geralmente em nome do TSE, devem ser apagadas.

Fonte: TRE-MG

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.