Central de videomonitoramento auxilia na prevenção e resolução de crimes em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Central de Videomonitoramento, projeto coordenado pela Polícia Civil e realizado em Muriaé com o apoio da Prefeitura, tem auxiliado na prevenção e repressão da violência, além de ajudar no esclarecimento de crimes na cidade, proporcionando mais segurança à população.

Com câmeras que captam imagens em alta definição, o sistema conta com monitores tr einados e capacitados para identificar pessoas e veículos em atitudes suspeitas, os quais acionam imediatamente as polícias Civil e Militar, repassando detalhes da localização do suspeito para que possa acontecer a abordagem.

Na BR, os monitores acionam a Polícia Rodoviária Federal sempre que verificam algum acidente ou, ainda, algum veículo em atitude suspeita ou que esteja aparentemente infringindo as normas de segurança do trânsito, como motoristas embriagados andando em “zigue-zague”, por exemplo. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também são acionados imediatamente quando se verifica, a partir das câmeras, algum evento que ponha em risco a segurança pública, como o deslizamento de encostas, queda de arvores, dentre outros. Os próprios serviços da Prefeitura, como a poda de arvores, iluminação pública e os sinais luminosos de trânsito também são auxiliados pelos “olhos” do monitoramento, que conseguem identificar com mais facilidade onde está o foco do problema.

Central auxilia polícia na investigação de crimes, proporcionando mais segurança para muriaeenses

Em 2017, a Central está recebendo uma média diária de seis acionamentos diários. Em fevereiro deste ano, por exemplo, em ação deflagrada pela Polícia Civil, uma família que utilizava a própria residência como ponto de venda de drogas foi identificada e presa. Segundo o delegado coordenador da Agência de Inteligência Policial da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, situada em Muriaé, Tayrony Espíndola, o auxílio das imagens das câmeras foi essencial para o sucesso da ação. “Se tratando de ocorrências e acionamentos das forças policiais em casos de suspeita de crimes, a Central auxilia na identificação de pessoas em comportamentos suspeitos e dos respectivos veículos utilizados o que, muitas vezes, serve como ponto de partida para o esclarecimento do caso”, salienta.

O delegado adianta que está em análise, e já em fase de conclusão, a possibilidade de os monitores disporem de um canal de radiocomunicação, com a frequência de todas as instituições de segurança (PRF, PC e PM). Dessa forma, o acionamento e troca de informações, que atualmente ocorre via telefone, acontecerá de maneira mais rápida e direta, o que, segundo Tayrony, repercute diretamente na qualidade da resposta e atendimento da ocorrência.

O prefeito Grego afirma que o projeto é importante para proporcionar mais segurança para os muriaeenses. “A segurança pública é uma das prioridades da nossa gestão. O sistema é uma ferramenta moderna com imagens em alta definição que a Administração disponibiliza para as polícias Militar e Civil para contribuir com a eficácia na prevenção e repressão da violência, proporcionando uma cidade mais segura e melhor de se viver”, afirma.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo