Operação de combate à violência contra mulheres prende 4 suspeitos na região

Guia Muriaé no WhatsApp

Considerada a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher no Brasil, a operação Resguardo, desencadeada esta manhã (8/3), contou com a participação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) no cumprimento de mandados.

A ação, iniciada em 1º de janeiro deste ano, foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP). Todos os departamentos da PCMG no interior do estado participaram da operação.

Conforme informações do chefe do 4º Departamento em Juiz de Fora, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, no âmbito da unidade policial, que abrange as Delegacias Regionais em Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa, até o momento, quatro pessoas foram presas, durante o período que compreende a ação. Na área, a PCMG também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão.

Além disso, foram apuradas dez denúncias, com atendimento a 38 vítimas. Também foram solicitadas e expedidas 37 medidas protetivas e realizadas 20 visitas, entre elas, aquelas consideradas tranquilizadoras, de acompanhamento preventivo, garantindo apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Trinta e seis inquéritos policiais foram instaurados para apurar os crimes.

Ações no dia 8 de março

Nesta segunda-feira (8/3), no município de Juiz de Fora, uma ação foi deflagrada nas regiões Nordeste e Central, visando o cumprimento de dois mandados de prisão referentes ao descumprimento de medida protetiva e à condenação por estupro de vulnerável. Na ocasião, os suspeitos não foram localizados nas residências deles, no entanto, o trabalho investigativo segue em andamento.

Além disso, na região Sudeste, também foi cumprido mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem suspeito de agredir e de ameaçar a esposa com arma de fogo. No local, policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher apreenderam um simulacro de revólver calibre 38.

Na região da 2ª Delegacia Regional em Ubá, durante a operação Resguardo, desencadeada hoje, não houve apreensões ou prisões, no entanto, foram realizadas visitas tranquilizadoras. Já no âmbito da 4º Delegacia Regional em Muriaé, três prisões foram realizadas, entre elas, duas foram efetuadas durante cumprimento de mandados de prisão preventiva em desfavor de suspeitos envolvidos em crimes relacionados à Lei Maria da Penha.

Também foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de outro investigado, na cidade de Teresópolis. O homem teria sido preso em flagrante pela prática de crime contra a mulher e liberado mediante fiança, contudo, teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça. Além disso, foram também feitas visitas a vítimas de violência a fim de fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas solicitas junto à Justiça. Por fim, na área que compreende a 5ª Delegacia Regional em Viçosa, diligências estão em andamento com a finalidade de cumprir dois mandados de prisão.

Fonte: PCMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo