Polícia Civil dá dicas para evitar golpes na internet

Guia Muriaé no WhatsApp

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o estelionato é o segundo crime mais comum na internet, perdendo apenas para a ameaça, que é a campeã de registros. Por isso, a PCMG dá dicas para o cidadão não ser vítima destes golpes.


O relações públicas Felipe Figueiredo, de 27 anos, foi uma das vítimas do crime. Ele conta que depositou o valor de R$ 2 mil para a compra de um aparelho celular em uma loja que tinha um perfil em uma rede social, mas nunca recebeu o produto. “Vários artistas faziam posts sobre os produtos, o valor era muito abaixo do mercado. Ai eu comprei. Passaram-se 30 dias e vi várias reclamações de outras pessoas, que também não tinham recebido o produto, até que o caso foi parar na TV. A loja já tinha dado prejuízo a muitas pessoas e a proprietária tinha fugido para Miami. Aprendi que não posso confiar em qualquer canal de compra e hoje só compro em lojas que conheço”, disse.

De acordo com a delegada Renata Ribeiro, a facilidade de acesso a rede e a desinformação das pessoas favorecer a criminalidade virtual. “Hoje em dia o acesso a internet é muito mais fácil do que antigamente. Isso facilita a ocorrência de crimes e a falsa sensação de anonimato que a rede dá. A gente tem que ter na internet os mesmos cuidados que temos na nossa vida cotidiana. Não conversarmos com um estranho na rua, mas fazemos isso na internet. É necessário ter cuidado”, explica.

Confira as dicas da delegada:

1. Verificar sempre se está usando uma conexão segura (prestar atenção no símbolo de cadeado na página);

2. Evitar de abrir e-mails de remetentes desconhecidos;

3. Manter sempre o antivírus atualizado;

4. Ao utilizar páginas de bancos, digitar o endereço diretamente no navegador e evitar de buscá-lo em mecanismos de busca (como o Google).

A Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos está em Belo Horizonte, na Avenida Francisco Sales, 780, no bairro Floresta. Telefone: (31) 3217-9714.

Quem morar no interior pode registrar ocorrências nas delegacias de suas cidades.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo