Eleições 2012 – Totalização em Minas Gerais é encerrada

Guia Muriaé no WhatsApp

Eleições 2012

A totalização dos votos em Minas Gerais foi encerrada às 19h36 horas. Nos quatro municípios com segundo turno foram eleitos:

  • Contagem (encerrada às 19h14) – Carlin Moura (PC do B) – 65,9%
  • Juiz de Fora (encerrada às 19h36) – Bruno Siqueira (PMDB) – 57,16%
  • Montes Claros (encerrada às 19h24) – Ruy Muniz (PRB) – 56,15%
  • Uberaba (encerrada às 18h45) – Paulo Piau (PMDB) – 51,36%

Segundo o presidente do TRE, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, as eleições ocorreram de forma tranquila em todo o Estado. “A avaliação é positiva, pois tivemos poucos problemas em Minas”.

Chegaram ao conhecimento do TRE-MG 136 ocorrências e os infratores conduzidos às delegacias não chegaram a ficar presos. Dessas ocorrências, 134 se referem a apenas a um caso, que se trata de apreensão de 134 cavaletes em vias públicas de Contagem. As outras duas foram de distribuição irregular de material de campanha, em Juiz de Fora.

Apenas duas eletrônicas foram substituídas por outras urnas – uma em Contagem e outra em Juiz de Fora. Não houve votação manual, com urna de lona, em nenhum município, como no primeiro turno. Foi a primeira eleição em que não houve nenhum caso de utilização de votação em cédulas de papel no Estado.

Votação paralela

Procedimento de verificação da urna eletrônica, a votação paralela ocorreu em Belo Horizonte, com uma urna de cada um dos quatro municípios, também sem problemas. No TRE-MG, os dados de cédulas preenchidas previamente por representantes de partidos políticos, coligações e da OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil) foram digitados em quatro computadores e em cada uma das quatro urnas eletrônicas. No final da votação, às 17h, os dados impressos no boletim da urna eletrônica foram comparados com o relatório impresso pelos computadores. Todo o procedimento da votação paralela foi registrado por quatro câmeras e acompanhado por auditores e por fiscais de partidos ou coligações e de entidades presentes.

Justificativa eleitoral

Todas as seções eleitorais dos 853 municípios do Estado receberam as justificativas eleitorais. No posto de justificativa montado na Rodoviária de Belo Horizonte, cerca de 2.800 justificativas foram processadas. Já no Aeroporto de Confins, 559 justificativas foram recebidas e na Central de Atendimento ao Eleitor, 2.547 justificativas por ausências no segundo turno foram feitas.

O Disque-Eleitor atendeu 780 ligações neste domingo. O serviço continuará após a eleição, para dúvidas dos eleitores, pelo telefone 148.

Fonte: TRE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo