Ampliação de leitos clínicos covid-19 em Ubá atende cenário de maior demanda

Com a união de esforços entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems), por iniciativa da Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá e Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, junto ao Hospital Santa Isabel (HSI- Ubá), foi firmada revisão da grade hospitalar que possibilitou a inserção de 13 novos leitos clínicos no HSI, neste momento em que a pandemia de covid-19 se agravou.

A realidade atual exige dos hospitais maior capacidade de atendimento para suportar a sobrecarga de pacientes à procura de socorro médico, atuando neste sentido com o respaldo da Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.371, publicada em 9 de abril.

O cenário assistencial da região se agravou em março, motivando a ampliação pleiteada pelas instituições hospitalares. “O número de leitos disponíveis já foi revisto durante a pandemia algumas vezes, conforme o cenário epidemiológico e assistencial. Esse benefício representa a ampliação de 12 para 25 leitos clínicos adultos covid- 19 no HSI, já disponíveis para regulação de pacientes pela Central de Regulação da macrorregião Sudeste”, informou Ana Cristina Custódio, especialista em Políticas e Gestão da Saúde da Coordenação de Atenção à Saúde e responsável pelo envio dos ajustes do plano semanalmente.

O desafio de gerir os recursos do SUS, em meio à demanda crescente, tem mobilizado todo o trabalho da URS Ubá, visando garantir o acesso e o apoio aos profissionais que estão na ponta do atendimento. “Todos os nossos esforços estão canalizados para ajudar as nossas 31 Secretarias Municipais de Saúde e os prestadores de serviços diante de tantos desafios impostos pela pandemia.

A revisão da grade hospitalar contou com a disposição dos servidores das Coordenações de Atenção à Saúde, Regulação, Vigilância Sanitária e de Vigilância em Saúde; juntamente com assessoria da Gestão do município de Ubá e presidente do Cosems e do Hospital Santa Isabel, que é um prestador de serviço proativo, sempre propondo soluções para o cenário assistencial da microrregião de Ubá”, afirmou Aline de Almeida Prado, diretora da URS Ubá.

Fonte: SES-MG


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo