Assembleia de Minas leva a Juiz de Fora terceiro encontro de seminário sobre crise climática

Já estão abertas as inscrições para participar de evento da Assembleia Legislativa que vai discutir os desafios na convivência com fenômenos climáticos extremos na Zona da Mata.

Guia Muriaé no WhatsApp

O Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema terá o seu terceiro encontro regional em Juiz de Fora (Zona da Mata). O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será realizado na sexta-feira, dia 7/6/24, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal (Rua Halfeld, 955 – Centro de Juiz de Fora).

Ao longo de todo o dia, serão apresentados a situação da região perante a crise climática e exemplos de boas práticas para a convivência com as mudanças no meio ambiente. O evento é aberto à participação do público. As inscrições já podem ser feitas on-line ou presencialmente, no dia do encontro.

Pela manhã, logo após a mesa de abertura, a professora Cássia de Castro Martins Ferreira, coordenadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vai apresentar um panorama climatológico de Juiz de Fora e região. Em seguida, serão destacados os exemplos de boas práticas nessa área: pesquisas científicas sobre a pecuária leiteira, projeto de conservação de solo e água e gestão de riscos em caso de desastres naturais.

À tarde, os impactos da crise climática serão discutidos pela professora Flávia Lúcia Chein Feres, do Departamento de Economia da UFJF, e pelo professor Nathan Oliveira Barros, do Departamento de Biologia da UFJF.

Conheça boas práticas na convivência com os desafios ambientais

Embrapa Gado de Leite: A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Juiz de Fora se consolidou como referência em pesquisas científicas voltadas para a pecuária leiteira de clima tropical. Os conhecimentos e tecnologias inovadoras desenvolvidos pela empresa se refletem em ganhos para toda a sociedade.

Infiltrando água no solo: Desenvolvido pela Prefeitura de Cajuri em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o projeto tem como objetivo fazer com que a água da chuva se infiltre no solo. Para isso, são desenvolvidas ações de recuperação de pastagens, de fomento ao plantio direto e de manejo conservacionista na agricultura.

Gestão de riscos em desastres naturais: A Defesa Civil de Juiz de Fora realiza mapeamentos de áreas de risco de forma independente. Para os mapeamentos hidrológicos, é utilizada a tecnologia Florima, desenvolvida pela própria Defesa Civil de Juiz de Fora. Com as informações levantadas, é elaborado um plano de contingência, que integra todas as secretarias municipais e tem o objetivo de oferecer uma resposta rápida às situações de emergência em casos de chuvas torrenciais.

Seminário busca soluções de longo prazo para lidar com clima extremo

O Seminário Técnico Crise Climática tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Paralelamente aos encontros promovidos em diversas regiões do Estado, grupos de trabalho discutem planos e políticas públicas já existentes e apresentam sugestões para aprimorá-los.

A etapa final do seminário será realizada na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. As propostas apresentadas pelos participantes do evento poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar políticas públicas e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental.

Além disso, por meio de parceria da ALMG com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.

“Vamos fazer um trabalho longo, perene, para que, ao final do ano, já tenhamos resultados positivos para amenizar tanto a seca severa que assola parte do Estado, mas também para os problemas acarretados pelas fortes chuvas em outras áreas”, explica o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).

Fonte: ALMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo