Bons resultados do programa marcam “Dia de Campo” em Paula Cândido

Cerca de 100 produtores participaram do evento

Guia Muriaé no WhatsApp

Os resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial ATeG Balde Cheio, do Sistema Faemg Senar, na propriedade do casal Jaime e Magna Freitas foram apresentados aos participantes do Dia de Campo realizado na Fazenda Quatro Barras, propriedade dos produtores em Paula Cândido.

Já no final do ciclo de dois anos, a produtividade anual por hectare da fazenda aumentou quase 1000 litros, passando de 6570 para 7501,99. Já a produção diária de leite passou de 688 para 711 litros. Os números foram apresentados pelo técnico de campo do ATeG, Leonardo Campos. Ele salientou que a evolução é resultado do comprometimento dos produtores com o programa, seguindo as orientações técnicas e gerenciais.

Jaime afirmou que são muitos desafios e “trabalhar com leite é para quem gosta e tem que ter muita dedicação”. Magna contou que o marido cuida da produção, e ela da gestão e o ATeG ajudou a família a se organizar ainda melhor.

“No começo a gente não se interessou pelo programa, mas fizeram um trabalho muito bom para nós. Hoje compramos adubo em conjunto, pesquiso preços e anoto tudo. Seguimos as orientações do técnico e ele tira todas as nossas dúvidas”, explicou.

Cerca de 100 pessoas participaram do Dia de Campo Sindicato do Produtores Rurais de Paula Cândido e Sistema Faemg Senar, e além dos resultados da fazenda, assistiram a palestras sobre Qualidade do leite, ministrada pelo supervisor do ATeG Balde Cheio, Leonardo Cotta Quintão; Fertilização in Vitro (FIV), com Patrícia Souza, do Sebrae; e Resultados através do Comprometimento e Dedicação conduzida pelo gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis.

Dairo Cabral, que pretende fazer parte do próximo grupo do ATeG Balde Cheio na cidade disse que o dia foi proveitoso e importante para a comunidade. “Conhecimento técnico e questões motivacionais que é o que mais precisamos para entender como a atividade funciona na sua totalidade, e como fazer o melhor com nossos recursos”, comentou.

Aproximação para o desenvolvimento

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido, Antenor Ferreira destacou que a entidade está focada em buscar soluções para os produtores. “Eles estão vendo que precisam produzir mais e com mais qualidade, ter controle da gestão para ter mais lucro, e nós queremos oferecer o apoio que o produtor precisa”.

Antenor salientou ainda que as ações como o ATeG, cursos, programas especiais e dias de campo contribuem para o desenvolvimento do agro no município. “O produtor precisa de capacitação para avançar no trabalho do dia a dia. Ele não pode continuar fazendo como os nossos pais faziam. Hoje é diferente, temos mais tecnologia e devemos aproveitar”.

A agente de desenvolvimento rural da entidade, Vivian Silva contou que o Sindicato está fortalecendo o contato com os produtores da região e a presença expressiva deles no evento demonstra que o processo está sendo bem-sucedido.

“Para nós é muito prazeroso realizar um evento como esse. Essa mobilização representa a confiança que o produtor está depositando no nosso Sindicato e no Sistema Faemg Senar. Divulgar e trazer informação é a moeda mais valiosa que podemos oferecer a eles”, concluiu.

Fonte: FAEMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo