Parque Estadual do Ibitipoca realiza credenciamento de condutores

Os selecionados atuarão na condução de visitantes na unidade de conservação

Guia Muriaé no WhatsApp

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) abriu inscrições para credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação do serviço de condução de visitantes no Parque Estadual do Ibitipoca. Para atendimento ao conteúdo obrigatório, a gerência do Parque realizará o curso presencial “Meio Ambiente e Cultura do Parque Estadual do Ibitipoca”. As inscrições para o curso devem ser feitas até 17/5, clicando aqui

. O curso será realizado em duas turmas, nos dias 20 e 24/5, com 25 vagas cada uma.

Os selecionados atuarão na condução dos visitantes na unidade de conservação, desenvolvendo atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos nas áreas de visitação.

O edital completo, com prazos, exigências e vedações, está disponível para consulta aqui. A habilitação dos condutores de visitação vai até 3/6 e a lista dos habilitados será divulgada em 12/8.

Os interessados devem ter acima de 18 anos de idade, ser alfabetizado, possuir nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiros, ter residência e habilitação para exercício da atividade profissional no país, ter condição de saúde adequada para o exercício da atividade e conhecimento das características da unidade de conservação, bem como dispor de equipamentos necessários para o trabalho.

O parque

O Parque Estadual do Ibitipoca fica na Serra da Mantiqueira, possui relevo caracterizado por escarpas e colinas, em altitudes que variam de 1000m a 1800m que abrigam, entremeadas aos campos, fragmentos de floresta e nanofloresta nebulares. É divisor das águas das bacias dos rios Grande e Paraíba do Sul.

A unidade de conservação possui vários córregos e riachos que formam atrativos como piscinas naturais e cachoeiras. A correnteza forte chega a fazer escavações que formam passagens subterrâneas, como por exemplo, a Ponte de Pedra. As grutas formadas em rochas quarzíticas integram a paisagem do Parque.

A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata sauá. Dentre os anfíbios, encontra-se uma espécie de perereca que foi identificada pela primeira vez na região, a Hyla ibitipoca. Mais de 200 espécies de aves já foram registradas.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo