Cataguases e Astolfo Dutra recebem equipamentos e artefatos culturais

Guia Muriaé no WhatsApp

O poder de mobilização dos Fóruns Técnicos do Plano Estadual de Cultura, que percorrem todo o estado de Minas Gerais desde fevereiro, chega a Zona da Mata na primeira semana de maio. Neste fim de semana que antecede o encontro, no entanto, a região começa a ser agraciada com boas novidades no ramo da cultura: as inaugurações de dois cineclubes e também a instalação de um cruzeiro de martírio – artefato cultural que tradicionalmente marca os cumes das montanhas mineiras. As atividades contam com a presença do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

No sábado, dia 30 de abril, dia em que é celebrado o aniversário do cineasta Humberto Mauro, acontece a inauguração dos cineclubes Cinemação e Stella Perez Botelho, ambos na cidade de Cataguases. Um dos principais nomes da história do cinema nacional, Humberto Mauro morou na cidade mineira quando criança. No domingo, dia 1º de maio, as atenções se voltam para Sobral Pinto, distrito de Astolfo Dutra, município vizinho a Cataguases. No local, que abriga a antiga colônia italiana de Santa Maria, será instalado o cruzeiro de martírio, erguido pelo artista e artesão Virgínio Rios, sob coordenação do produtor cultural Pedro Marcos.

A Rede de Cineclubes

Os dois cineclubes a serem inaugurados fazem parte de uma rede de 12 espaços de exibição, que integram o Projeto Escola Animada – Edição Ver e Fazer Filmes. Os primeiros a serem entregues ao público são o Cineclube Cinemação, na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, e o Cineclube Stella Perez Botelho, no Museu Energisa. As atividades voltadas para aplicação do audiovisual e das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem se prolongam durante todo o fim de semana.

A articulação da nova rede de cineclubes surge da participação de coletivos de professores, estudantes e agentes culturais locais em oficinas de capacitação para a gestão de cineclubes e curadorias de filmes.

O projeto é coordenado pelo Instituto Fábrica do Futuro, em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Polo Audiovisual da Zona da Mata. “A rede de cineclubes em escolas e centros culturais é a nossa principal ação na busca de relacionar em várias dimensões a cultura e a educação”, conta Cesar Piva, diretor executivo da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata e Presidente do Instituto Fábrica do Futuro.

A inauguração do “Cinemação” conta com a exibição de “A Velha a Fiar”, um dos clássicos do cineasta homenageado, Humberto Mauro. A programação segue com exibição de “O Plano de Peçanha”, uma produção do coletivo Fábrica Animada.

Já no Cineclube Stella Perez Botelho dois documentários do premiado diretor Marcos Pimentel estreiam o espaço: “A Arquitetura do Corpo” e “Sanã”. No dia seguinte acontece a exibição de “A Noiva da Cidade”, último roteiro de Humberto Mauro, cuja restauração da película, feita por André Borges, foi possível graças ao incentivo do programa Filme em Minas, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A homenageada que nomeia o Cineclube Stella Perez Botelho estará presente ao lado de sua filha Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, grande apoiadora do desenvolvimento do audiovisual em Cataguases.

O cruzeiro

Um novo cruzeiro de martírio irá compor a paisagem montanhosa da Zona da Mata. Um cortejo conduzido pela Charola marca sua instalação, cuja festa continua noite adentro com a apresentação de Oswaldinho do Acordeon, entre outros músicos.

A festa é repleta de simbologia e funciona como uma espécie de narrativa visual do suplício na cruz, como explica o secretário Angelo Oswaldo. “Os instrumentos são habilmente confeccionados em madeira, representando, entre outros, a tabuleta com a inscrição INRI (Jesus Nazareno Rei dos Judeus), a coroa de espinhos, o galo que marcou a traição de Pedro, os cravos, o chicote, o martelo, a torquês, as lanças, a escada, o sudário, os dados do sorteio do manto, o cálice, a esponja de fel, o saco de moedas dado a Judas e uma caveira, a vanitas, que simboliza a vanidade da vida”, afirma.

Serviço

30/05/2016 – Inauguração dos cineclubes

Cineclube Cinemação
Local: Escola Estadual Marieta Soares Teixeira- Rua Romualdo Menezes, 544, Cataguases
Horário: 18h

Cineclube Stella Perez Botelho
Local: Museu Energisa – Avenida Astolfo Dutra 41. Cataguases
Horário: 20h

01/05/2016

Instalação do Cruzeiro de Martírio Sobral Pinto
Local: Distrito Sobral Pinto – Astolfo Dutra
Horário: 17h

Exibição do filme “A Noiva da Cidade” no Cineclube Stella Perez Botelho
Local: Museu Energisa – Avenida Astolfo Dutra 41. Cataguases
Horário: 19h

02/05/2016

Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura em Cataguases
Local: Centro Cultural Humberto Mauro – Rua Coronel Vieira, 518, Centro, Cataguases
Horário: 8h às 18h

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo