Cataguases sediou encontro regional sobre Economia Solidária

Guia Muriaé no WhatsApp

Cataguases

No último dia 25, Cataguases recebeu o Fórum Regional de Economia Solidária que contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, dentre os quais estiveram presentes o secretário da Pasta, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, e o coordenador da Proteção Social Básica, Murilo Matias. Também participaram autoridades e vários grupos de Economia Solidária dos demais municípios que fazem parte do Fórum, como Ubá, Juiz de Fora, Além Paraíba, Muriaé, Matias Barbosa e Leopoldina, entre outros que totalizaram 136 pessoas presentes no evento.

Na ocasião, os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um foi formado por todos aqueles que já exercitavam a filosofia de Economia Solidária e o outro pelas pessoas que na ocasião teriam o primeiro contato com a proposta. Nesse sentido, o primeiro grupo tratou de diversos assuntos relacionados ao regimento interno do Fórum, definição de futuros encontros e estabelecimento de diretrizes para a realização dos trabalhos, enquanto o segundo tomou conhecimento da proposta de Economia Solidária os procedimentos necessários para a formação de grupos de trabalho dentro dessa perspectiva. Esse último grupo, também pôde ouvir depoimentos das experiências adquiridas pelas pessoas que já integram grupos de economia solidária na cidade, conforme explicou Murilo Matias.

imageDe acordo com o coordenador da Proteção Social Básica, “o Fórum foi de grande importância para o público presente e através dele conseguimos perceber que as pessoas já falam de Economia Solidária com vontade de participar. Há um entendimento socializante nessa gestão e isso é muito relevante para o município”, disse Murilo, revelando que “toda a alimentação oferecida no evento foi adquirida dos grupos de Economia Solidária da cidade que já estão em atividade e possuem registro junto aos órgãos competentes. Com isso, a Prefeitura de Cataguases contribuiu também para movimentar o comércio dos produtos desses grupos já em funcionamento”, concluiu.

Ainda no mesmo dia, a SMAS promoveu um encontro dos Jovens participantes do programa Adolescente Cidadão com o vice-prefeito Sérgio Gouvêa. Nessa conversa, o Filó, como é conhecido o vice-prefeito, discorreu sobre o tema “Valorização da Vida”, desdobrando-o em auto-estima, conhecimento, bem como realização pessoal, escolar e social. Também foram abordados assuntos relacionados à ética, valores morais e responsabilidade.

Conforme revelou Carmem Lúcia Pinto, coordenadora do programa Adolescente Cidadão, “estiveram presentes 52 jovens que ao final do encontro elogiaram a iniciativa e a forma como Sérgio Gouvêa abordou o conteúdo, trazendo-o para bem próximo da realidade e do entendimento dos presentes”. (Fotos: Ary Bilig/ Assistência Social)

Fonte: Paulo Victor Rocha

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo